Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMaria Fernanda Beltrão Barros Alterado mais de 6 anos atrás
1
Aula 8 – Interesses organizados e política externa
PRI5010 – Análise de Política Externa Instituto de Relações Internacionais USP Prof. Pedro Feliú
2
Plano de aula Definição de Lobby
Tradições e Tipos Ideais de representação de interesses Ação Coletiva O tipo de Política Exemplo: TLC Uruguai x China – desdobramentos para o Mercosul
3
Definição (Lapalombara, 1974)
Definição de Grupo de Interesse: ação conjunta visando influir sobre a política pública e a alocação de recursos estatais Diferença para Partido Político: objetivo primordial é a obtenção de um cargo eletivo Semelhanças: organização e disciplina dos membros Problema fundamental: os recursos são escassos e como distribuí-los gera distintas coalizões societais de interesses
4
Passos fundamentais na Pesquisa sobre Lobby
Quais interesses estão em jogo em determinada política externa. Quais grupos possuem interesses congruentes e divergentes. Qual a intensidade dos interesses em conflito. O impacto social e econômico dos interesses envolvidos. Quais formas de influência são vislumbradas pelos interesses organizados no conflito em questão.
5
Tipologia representação de interesses
Elevada Abertura Corporativismo Societal Pluralismo Elitista Corporativismo Estatal Baixo Associativismo Elevado Associativismo Baixa Abertura
7
EMPRESÁRIOS POLÍTICOS
TIPO DE POLÍTICA CUSTOS BENEFÍCIOS MOBILIZAÇÃO ESPERADA MAJOTITÁRIA Difusos Não há conflito acirrado entre grupos de interesse rivais. Há pouco incentivo para a atuação dos grupos de interesse, uma vez que nenhum segmento social espera de um lado capturar parte desproporcional dos benefícios e de outro arcar com parte desproporcional dos custos. GRUPOS DE INTERESSE Concentrados Nesta situação, uma política beneficia um segmento social pequeno em detrimento de outro igualmente pequeno. Há fortes incentivos para a mobilização de ambos os grupos, gerando um conflito acirrado entre grupos rivais. CLIENTELA Há forte incentivo para que um grupo pequeno mobilize-se no sentido de influenciar a política. Como os custos são distribuídos entre muitas pessoas, as mesmas não possuem incentivos para superar os problemas de ação coletiva, aumentando a expectativa de sucesso do grupo interessado. EMPRESÁRIOS POLÍTICOS Os adversários da política possuem fortes incentivos para mobilizarem-se. Do outro lado, faz-se necessário um talentoso empresário político para mobilizar o público em geral em prol da aprovação da política.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.