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Prof. Wellington Franco

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Apresentação em tema: "Prof. Wellington Franco"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Wellington Franco
Estrutura Sequencial

2 Conceito de Memória A memória é a capacidade de adquirir (aquisição), armazenar (consolidação) e recuperar (evocar)informações disponíveis, seja internamente, no cérebro (memória biológica), seja externamente, em dispositivos artificiais (memória artificial). Fonte: Wikipédia

3 O que é uma memória em um computador?
Dispositivo capaz de armazenar dados. Cada memória possui uma grande quantidade de posições livres para armazenar os dados.

4 O que é uma memória em um computador?
Dispositivo capaz de armazenar dados. Cada memória possui uma grande quantidade de posições livres para armazenar os dados.

5 O que será armazenado na memória?
Tipos de Informações: Podemos classificar os tipos de informações a serem processadas, a grosso modo, em dados e instruções. Dados: São as informações a serem processadas por um computador. Consideremos 3 tipos de dados primitivos: numéricos (inteiros e reais), caracteres e lógicos.

6 Tipos primitivos de dados
Inteiro: toda e qualquer informação numérica que pertença ao conjunto dos números inteiros (negativa, nula ou positiva). Exemplos: 10, 5, -5, -10

7 Tipos primitivos de dados
Real: toda e qualquer informação numérica que pertença ao conjunto dos números reais (negativa, nula ou positiva, inteiro ou fracionário). Exemplos:10.555, 15.5, ,

8 Tipos primitivos de dados
Caractere: São caracterizadas como tipos caracteres, as seqüências contendo letras, números e símbolos especiais. Uma seqüência de caracteres deve ser indicada entre aspas (“”). Este tipo de dado é também conhecido como alfanumérico, string, literal ou texto. Exemplos: "Esta é uma cadeia de caracteres", "B", " ", "Vozão"

9 Tipos primitivos de dados
Lógico: São caracterizados como tipos lógicos, os dados com valores verdadeiro e falso, sendo que este tipo de dado poderá representar apenas um dos dois valores.

10 Tipos primitivos de dados

11 Constantes Definição: é um valor fixo que pode ou não ser especificado. Exemplo: velocidade da luz, pi São valores que não sofrem alterações ao longo da execução do algoritmo; Exemplo: constante pi =

12 Variáveis O que é uma variável?
Variável é uma estrutura que adiciona apelidos às posições de memória. Para que uma linguagem de programação saiba o que será guardado em cada posição da memória, é necessário definir um tipo para esse dado. Basicamente existem 4 tipos básicos de variáveis: Valores inteiros (1, -2, 4, 120, 1024, ...) Valores reais (1.1, 0.5, , , ...) Valores lógicos (verdadeiro, falso) Valores caracteres (“arroz”, “0.5”, “verdadeiro”, “5”)

13 Variáveis A todo momento durante a execução de qualquer tipo de programa os computadores estão manipulando informações representadas pelos diferentes tipos de dados descritos anteriormente. Para que não se “esqueça” das informações, o computador precisa guardá-las em sua memória. E para que essa informação possa ser usada depois, ela precisa de uma identificação (“etiqueta”).

14 Variáveis O nome de uma variável faz referência ao endereço de memória onde o valor dessa variável se encontra. O nome de uma variável é utilizado para sua identificação e posterior uso dentro de um programa.

15 Variáveis O nome da variável tem que ser único
Não se deve utilizar espaços entre as letras Não utilizar símbolo especial exceto sublinha (underline ou underscore) (_) O primeiro caractere de uma variável sempre deve ser uma letra Nenhum nome de variável pode ser uma palavra reservada a uma instrução da linguagem usada

16 Variáveis Exemplos: Salário inválido 1ano inválido ano1 válido
t3t0 válido

17 EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
Expressões formadas por operadores aritméticos cujo os operandos são constantes ou variáveis do tipo numérico (real ou inteiro) Ex: 3*3, 5+2, a*b Em um algoritmo, toda expressão aritmética deve ter seu resultado armazenado em uma variável. Os operadores aritméticos básicos são +, -, *e /.

18 Entrada e Saída de Dados
Comandos para receber os dados a serem processados pelos algoritmos e para exibir o resultado processado. Comando de entrada (leia) permite atribuir o dado para uma variável; Comando de saída (escreva) permite exibir o conteúdo de variável;

19 EXPRESSÕES LÓGICAS Expressões formadas por operadores lógicos, cujo os operandos são relações ou variáveis ou constantes do tipo lógico.

20 Fluxogramas

21 Fluxogramas Comando que permite fornecer um valor a uma variável
O tipo do dado deve ser compatível com o tipo da variável Ex: a := 5 ou a ← 5

22 Fluxogramas Atribuição de resultados de operações aritméticas em variáveis

23 Fluxogramas/Entrada e Saída

24 Fluxograma/Resumo

25 Exercícios Faça um algoritmo para somar dois números e multiplicar o resultado pelo primeiro número Faça um algoritmo que calcule e mostre a área de um círculo, sabendo-se que: Área = pi x raio² Faça um algoritmo para “Calcular o estoque médio de uma peça”, sendo que ESTOQUEMÉDIO = (QUANTIDADE MÍNIMA + QUANTIDADE MÁXIMA) /2

26 Duvidas?

27 REFERÊNCIAS podocente:papaiz:04-tipos_de_dados_basicos.pdf ode12.html


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