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Educação Financeira e Consumo Consciente do Crédito

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Apresentação em tema: "Educação Financeira e Consumo Consciente do Crédito"— Transcrição da apresentação:

1 Educação Financeira e Consumo Consciente do Crédito
Leonel Andrade, Presidente Credicard Outubro de 2010

2 TIPOS DE FINANCIAMENTO Itália e França: 90% do PIB
Cenário Macro-Econômico % DESEMPREGO RENDA Queda no Desemprego Aumento na Renda % CRÉDITO / PIB TIPOS DE FINANCIAMENTO 46% EUA e Japão: 180 % do PIB Inglaterra: 160% do PIB Itália e França: 90% do PIB Chile: 80% do PIB Melhoria do cenário econômico é acompanhada de crescimento do mercado de crédito em (26%), principalmente em função do financiamento de veículos e do consignado. Source: Bacen

3 Mobilidade Social Positiva: Crescimento classes A, B e C
PEA (MM) ‘10-’15 CRESC Penetração Bancarizados Penetração Cartões classe 2010 2013 2015 A A (>40K) 2.3 2.7 2.9 5% 99% 88% B1 B1 (35-40K) 1.3 1.6 1.8 7% 98% 88% B2 B2 (20-35K) 3.9 5.1 6.2 10% 97% 75% C C (6-20K) 26.9 37.6 46.9 12% 86% 66% D/E (2%) D & E (<6K) 84.2 79.2 76.1 43% 40% Total 119 126 134 2% 55% 47% - Crescimento das classes sociais com maior índice de bancarização Source: IBGE – PNAD 2008 ABECS 3 3

4 Formação de um mercado de massas no Brasil
De 2003 e 2008* 34 milhões de pessoas subiram para as classes A, B e C no Brasil De 2009 a 2014* 30 milhões de pessoas devem subir para as classes A, B e C Em 2020** 5 trilhões de reais deverá ser o consumo dos brasileiros – 130% mais do que atualmente 72% da população – um total de 144 milhões de pessoas – será, no mínimo, da classe média baixa Em maio de 2010***, o volume total de crédito para PF chegou a R$ 502 bilhões. Pela primeira vez esse valor supera o montante concedido a empresas Fonte: * Revista Exame e FGV – 28/7/2010, ** Revista Exame e LCA – 28/7/2010, *** BACEN

5 Cartões de crédito Cresce o número de cartões e transações
Entre maio de 2009/10* o número de cartões de crédito em operação no Brasil superou a marca de 143 milhões, 11% de crescimento, gerando mais de 243 milhões de transações Classes C e D: cartão de crédito pode ser uma porta de entrada para o mercado de consumo, acesso a produtos financeiros e inclusão bancária *Fonte: Febraban

6 Engajamento Participação nas discussões e grupos de trabalho com foco em educação financeira e uso consciente do crédito FEBRABAN Grupo de trabalho de educação financeira Comissão de Ouvidoria Autorregulação Bancária Participação na discussão do projeto de lei de superendividamento ABECS Comissão de Comunicação Lançamento de campanha de educação financeira com foco nos consumidores das classes B e C, órgão de defesa do consumidor e formadores de opinião

7 Desafios do mercado Construir uma a agenda de transparência e uso consciente do crédito Orientar sobre orçamento familiar e riscos do superendividamento Aconselhar o tipo de crédito mais adequado para cada consumidor, considerando situação financeira, capacidade de pagamento e finalidade do crédito Analisar o crédito como um fator de responsabilidade e não de exclusão Aumentar capacidade dos canais para atendimento e solução dos problemas

8 Desafios do mercado Papel das instituições financeiras na inserção de pessoas no mercado de trabalho Contratação de pessoas de comunidades do entorno para trabalhar nas instituições financeiras Capacitação de profissionais – inclusão social Ouvir e trocar mais informações com os consumidores Debate dá lugar ao diálogo Cooperação entre diferentes setores contribuindo com os avanços das discussões sobre o consumo consciente de crédito Ascensão social de consumidores das classes D e E para a classe C Maior vulnerabilidade na concessão do crédito

9 Obrigado! Leonel Andrade


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