A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1ª Coríntios. 1ª Coríntios Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1ª Coríntios. 1ª Coríntios Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como."— Transcrição da apresentação:

1

2 1ª Coríntios

3 Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2Pe. 3:18

4 1ª CARTA DE PAULO AOS CORÍNTIOS
INTRODUÇÃO O camaleão e o polvo possuem a capacidade de se camuflar. Eles mudam de cor de acordo com superfície em que estão. Isto acontece para se protegerem de eventuais predadores. O crente no Senhor Jesus Cristo é uma pessoa transformada e, apesar de viver num ambiente hostil à sua fé, não podem usar do artifício da camuflagem, ou seja, não podem adquirir as características do ambiente onde se encontram. O Cristão não pode se misturar, e a igreja de Corinto lutava contra o meio em que viviam.

5 O AUTOR A 1ª carta de Paulo aos coríntios, foi escrita pelo apóstolo Paulo provavelmente em Éfeso (16:8), durante a sua terceira viagem missionária.

6

7

8 DATA DA EPÍSTOLA Provavelmente foi escrita em 55 d.C., próximo ao fim do seu ministério de três anos. DESTINATÁRIOS A 1ª Carta de Paulo aos Coríntios foi destinada a igreja em Corinto que era composta na sua maioria por gentios (gregos).

9 PROPÓSITO Paulo escreveu à igreja de Corinto após receber uma carta com perguntas dos coríntios (I Cor. 7.1; ) e a informação de más notícias (1.11; 16.17). Havia problemas na igreja e, em destaque estava a imoralidade.

10 PANORAMA DE CORÍNTIOS A cidade de Corinto era um das mais importantes do império romano (Roma, Corinto, Éfeso e Antioquia da Síria). A idolatria fazia parte da cultura grega com seus inúmeros deuses mitológicos. Ali estava o templo de Afrodite, também chamada Astarte, Vênus ou Vésper, – deusa do amor e da fertilidade. Os cultos a Afrodite incluíam ritos sexuais realizados por 1000 sacerdotisas, ou seja, prostitutas cultuais.  A cultura da cidade estava influenciando a igreja causando desorganização nos cultos. Havia muita idolatria e imoralidade na igreja.

11 Afrodite cópia romana do original grego do século II a. C
Afrodite cópia romana do original grego do século II a.C., no Museu Arqueológico de Nápoles.

12 Templo de Afrodite em Corintio

13 Templo de Afrodite em Corintio

14 Templo de Afrodite em Coríntio

15 Paulo responde às perguntas da igreja
Paulo trata dos problemas da igreja (1:1 – 6:20) 1. Divisão da igreja 2. Desordem na igreja Paulo responde às perguntas da igreja (7:1 – 16:24) 1. Acerca do casamento 2. Acerca da liberdade cristã 3. Acerca da adoração pública 4. Acerca da ressurreição

16 A cultura da cidade era de misturar religião e imoralidade
A cultura da cidade era de misturar religião e imoralidade. Muitos daqueles irmãos se deixaram levar pelos pecados sexuais. Paulo os repreende (6:10-11). A imoralidade de Corinto acabava por desvalorizar o casamento. Por isso, Paulo lhes dá diversas orientações no sentido de que o casamento fosse visto como uma instituição divina. Afrodite era considerada a deusa do amor e isso possuía uma conotação principalmente sexual que acabara por deturpar o conceito de amor no seio da igreja. Procurando formar um conceito correto, Paulo dedica o capítulo 13 ao amor.

17 Após uma breve introdução, Paulo trata a questão da unidade da igreja (1:10 – 4:21), a seguir lidou com a questão da imoralidade de certos membros da igreja e a questão do litígio entre os crentes (5:1 – 6:8). Como a questão do pecado sexual era gritante, Paulo foi extremamente firme sobre esse assunto 6:9-20). Em seguida Paulo responde às perguntas acerca do casamento. Devido ao fato da imoralidade ser comum muitos casamento estavam sendo desfeito, Paulo deu respostas diretas e práticas sobre o assunto (7:1-40). Com relação aos alimentos sacrificados a ídolos (8:1 – 11:1) Paulo sugeriu que tivessem compromisso com Cristo e sensibilidade para com os fracos na fé.

18 Paulo explicou cuidadosamente o papel da mulher na igreja em Corinto, a Ceia do Senhor e os dons espirituais (11:2 – 14:40). Devido aos conceitos errôneos dos coríntios sobre conhecimento, liberdade e amor que eram elementos mal interpretados, mal colocados e mal valorizados em Corinto, Paulo escreveu, no capítulo 13 o que, de fato , era o amor. A partir de (15:1 – 16:24) o apóstolo explica sobre a ressurreição, alguns pensamentos finais, saudação e bênção.

19 CONCLUSÃO Na 1ª carta de Paulo aos Coríntios, fica claro que o apóstolo confrontou aquela igreja com os pecados e as negligências deles. Ele alertou todos os cristãos para serem cuidadosos, não se misturando com o mundo e que aceitassem seus valores e estilo de vida. Que vivessem centrados em Cristo, inculpáveis, vivendo no amor. Ao lermos esta carta devemos examinar nossos valores, levando em conta nosso compromisso com Cristo.

20 FIM Fonte: Bíblia de Estudos e Aplicação Pessoal. Ed. 1995. CPAD


Carregar ppt "1ª Coríntios. 1ª Coríntios Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google