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Aula 4 Unidade pessoal de Jesus Cristo

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Apresentação em tema: "Aula 4 Unidade pessoal de Jesus Cristo"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 4 Unidade pessoal de Jesus Cristo
Cristologia Aula 4 Unidade pessoal de Jesus Cristo

2 Unidade pessoal de Jesus Cristo
Nestório (patriarca de Constantinopla, 428): Maria não seria Mãe de Deus, porque em Jesus haveria duas pessoas: uma divina e outra humana, e Maria seria mãe da pessoa humana de Cristo. A união entre a natureza divina e a humana seria só uma união moral entre dois sujeitos. Identidade de vontade, mas não se poderia dizer que o Filho de Deus nasceu de Maria, morreu, etc.. Refutado por S. Cirilo de Alexandria e condenado por Éfeso (431). União das duas naturezas de Cristo na Pessoa (hipóstase) divina do Verbo, única em Cristo. Por isso Maria é verdadeiramente Mãe de Deus: d’ Ela nasceu o Verbo segundo a carne.

3 Unidade pessoal de Jesus Cristo
Monofisismo: Eutiques, superior de um mosteiro de Constantinopla (s. V), afirma que, depois da Encarnação, há uma só natureza em Cristo, composta da divina e da humana, ainda que a hu- mana teria sido absorvida na infinita pessoa do Filho de Deus. Condenado por São Leão Magno ( ) e Calcedónia (451): “Há que confessar um só e mesmo Filho e Senhor nosso Jesus Cristo: perfeito na divindade, e perfeito na humanidade; verdadeiramente Deus e verdadeira- mente homem (...). É preciso reconhecer um só e mesmo Cristo Senhor, Filho único do Pai, em duas naturezas, sem confusão, sem mudança, sem divisão, sem separação. (...) Ficam a salvo as propriedades de cada uma das naturezas”.

4 Unidade pessoal de Jesus Cristo
Uma hipóstase ou indivíduo é uma substância individual completa, subsistente em si mesma, independente no seu ser de outros indivíduos. => Chamam-se “pessoas” às hipóstases mais dignas, os seres racionais que são donos dos seus actos. Natureza é a essência enquanto princípio de operações (ex.:a natureza de Pedro é a sua condição humana com as suas faculda- des próprias pelas quais actua como homem). A distinção entre uma natureza e a pessoa que a possui é uma distinção entre uma par- te e o todo. Ex.: Pedro é a pessoa, o todo, e a natureza é uma parte dele que o especifica.

5 Unidade pessoal de Jesus Cristo
A união das duas naturezas em Cristo é uma união hipostática (na pessoa). Não tem semelhança com nenhuma outra união. Conhecemo-la pela fé. A natureza humana de Cristo é íntegra e perfeita, mas não é uma pessoa humana, nem um sujeito distinto do Verbo. Constantinopla II (553) “confessou a propósito de Cristo: ‘Não há n’Ele senão uma só hipóstase (ou pessoa), que é Nosso Senhor Jesus Cristo, um da santa Trindade’. Tudo na humanidade de Cristo deve, portanto, ser atribuído à sua pessoa divina como seu sujeito próprio; não só os milagres mas também os sofrimentos e a própria morte” (CCE 468).

6 Unidade pessoal de Jesus Cristo
A Encarnação não supôs mudança alguma no Filho de Deus, que é imutável. Só há mudança na natureza humana, que começa a existir, elevada inefavelmente à união pessoal com o Verbo. A Pessoa de Cristo não é causada pela união das duas naturezas, porque é eterna. Cristo não “é” ou existe pela sua natureza humana, senão que por ela “é homem”. Cristo, enquanto homem, não é filho adoptivo pela graça que tem, pois a sua humanidade não constitui nenhum sujeito pessoal que pudesse ser filho. O Filho de Deus (Pessoa) é Filho de Maria, pois nasceu verdadeiramente d’ Ela segundo a sua natureza humana. Nascem pessoas, não naturezas.

7 Unidade pessoal de Jesus Cristo
Para certos autores recentes, a personalidade consis- tiria na abertura da consciência humana ao ser em geral, ao infinito, ou seja, a Deus. Mas então, como em Cristo há um centro de consciência humano referido a outro centro de consciência divino, haveria duas subjectividades n’ Ele: uma divina (Deus) outra humana (Cristo). Jesus será um homem em que tem lugar a revelação suprema de Deus. Tais teorias reduzem a realidade de um ser a um dos seus actos: a pessoa seria a simples consciência de si mesma. Isto é um erro, pois toda a operação vital - como é a consciência - requer um sujeito operante, que é a pessoa. A pessoa não se identifica com a sua consciência, nem se constitui por ela: a pessoa é que tem essa consciência de si mesma.

8 Unidade pessoal de Jesus Cristo
O Filho de Deus tornou participante a humanidade assumida da dignidade da sua pessoa: ao expressar que, no mistério da Encarnação, se dá uma espécie de comunicação de propriedades entre o humano e o divino, que se chama “communicatio idiomatum”. À única pessoa de Cristo há que atribuir tanto todas as propriedades e acções da sua natureza divina, como as da sua natureza humana (ex.: pode dizer-se que “Deus nasceu de Maria” ou “morreu por nós”). Não se pode atribuir a uma natureza de Cristo as pro- priedades e acções da outra (ex.: não se pode dizer que a divindade nasceu no tempo). Sim, pode dizer-se reduplicar: “Jesus, enquanto Deus...”; “o Filho de Deus, enquanto homem...”.

9 Ficha técnica Bibliografia Slides
Estes Guiões são baseados nos manuais da Biblioteca de Iniciação Teológica da Editorial Rialp (editados em português pela editora Diel) Slides Original em português europeu - disponível em inicteol.googlepages.com


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