A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conteúdos e metodologias para o Ensino de Ciências nos anos iniciais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conteúdos e metodologias para o Ensino de Ciências nos anos iniciais."— Transcrição da apresentação:

1 Conteúdos e metodologias para o Ensino de Ciências nos anos iniciais.
Bem vindos!!!

2 APRESENTAÇÃO INSTRUMENTOS DE ENSINO DIFERENCIADOS
Projeto: Os instrumentos de ensino, as pesquisas e o fazer docente Responsável: Profa. Taitiâny Kárita Bonzanini Atividades durante o ano todo 1° contato 2015 Início: 2013? Três turmas 4° ano A Profa. Lumena 4° ano B Profa. Josélia 5° ano A Profa. Marisete INSTRUMENTOS DE ENSINO DIFERENCIADOS

3 Oficinas de formação continuada
8 encontros presenciais Atividades online: Total: 30 horas

4 Equipe ESALQ Professora responsável: Taitiâny Kárita Bonzanini Aluno disciplina Estágio curricular em Licenciatura: Nuno Bernardes Zin Garcia Pires Bolsistas do PUB: Andressa Luiza Forte Correa Bruna Andrade Ramos Bruna de Oliveira Ferreira Leticia Carvalho de Sousa Janaina Natalia Barretta Thamires Renata de Oliveira Brito Leandro Alves da Silva Fukuwara Bolsistas Iniciação Científica: Maria Samara Lopes de Moura Wilson de Moura Victória Beatriz Marega Festucci

5 RECURSOS AUDIOVISUAIS

6 IMAGENS Escrita LINGUAGEM COMPLEMENTARES Icônica
Recente e em algumas culturas Lógica Linear Norma Culta Escrita LINGUAGEM COMPLEMENTARES A linguagem icônica precede em 40 mil anos. A linguagem icônica não precisa de uma linguagem formal para ser interpretada Não precisa de um código formal Decodificação espontânea Maior subjetividade Icônica

7 Imagens significativas/próximas ao cotidiano

8 Como obter imagens??? Banco de imagens da Internet (indicar a fonte, a autoria) Livros, revistas Utilizar imagens que representem o conteúdo

9 Como obter imagens??? Banco de imagens da Internet (indicar a fonte, a autoria) Livros, revistas Utilizar imagens que representem o conteúdo

10

11 Imagem Demonstrar o antes e o depois: História
A imagem, em seus diversos suportes, assume um lugar central na sociedade atual e tem sido cada vez mais requisitada como um recurso discursivo. No mundo científico, além do papel icônico ou representativo, passa a ser também um meio de divulgação e de sensibilização científica.

12 Desde tempos remotos a imagem é adotada pelo homem como expressão da sua própria cultura (Santaella e Nöth, 2005), permeando, nos dias atuais, praticamente todas as áreas da ação humana

13 Imagens e visualização de fenômenos
Verdadeiras, reais, simulações numéricas Imagem: Satélite da NASA - Amazonas Geografia: IIha de Marajó

14 Interpretação e análise de imagens

15 Uma imagem vale mais que mil palavras….

16 Reflexões sobre as mensagens presentes nas imagens


Carregar ppt "Conteúdos e metodologias para o Ensino de Ciências nos anos iniciais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google