A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Relatórios Técnicos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Relatórios Técnicos "— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Disciplina: Fontes Gerais de Informação Docente: Dr. Rosilene Agapito Discente: Leticia de Sousa Fidélis Luiz Felipe da Silva Candido

2 RELATÓRIOS TÉCNICOS

3 O Que É? Os relatórios técnicos são documentos que descrevem os resultados ou o andamento de pesquisas para serem submetidos à instituição financiadora ou àquela para a qual o trabalho foi feito. São publicações características de entidades que desenvolvem pesquisa, e seus processos de produção são os mais variados. (CAMPELLO, 2003, P.95)

4 Evolução e Historia Surgiu como forma de comunicação cientifica em 1909, através da evolução da indústria aeronáutica. 1995 a NASA publica seus relatórios. A forma atual é remota de 1941, pelo OSRD órgão criado para defesa nacional durante a segunda guerra mundial. Expansão e adequação como forma de comunicação se da pela apresentação de resultados de pesquisa durante a segunda guerra, atendendo as necessidade e rapidez.

5 Tipos de Organizações que Produzem RT Existem três tipos de Organizações : 1.Empresas Privadas 2.Órgãos Governamentais 1.Instituições Contratadas pelo Governo

6 Características de um Relatório Técnico Relatórios Técnicos tem como função especifica a divulgação de pesquisas e tecnologias nas, mas diversas áreas, sendo constituído por um exemplo típico de publicação convencional ou literatura cinzenta. Autoria: É feito de forma coletiva por uma equipe de trabalho. Solicitação: É feito mais pelas instituições onde foram produzidas do que pelos seus autores. Produção: Produzidos em Series, através de Códigos Alfanuméricos, criados pela própria instituição criadora.

7 Formação dos Códigos: São formados pela Indicação, Sigla da Instituição, Categoria do Relatório, Grau de Sigilo, Data, Titulo do Projeto, Assunto e Número sequencial do relatório na Série ou Coleção que pertence. Número reduzido de Copias. Feito para uma Clientela Restrita. As Fontes de Indicação sempre mostram a quem os relatórios podem ser solicitados. Fornecido geralmente em Microforma

8 Apresentam alto Grau de Obsolescência. Fica Desatualizado Rapidamente. A forma física geralmente é feita de uma forma não convencional. Reprodução xerográfica e capa mole. A linguagem não tem restrição de estilo, constituindo um fator na agilização da publicação. Não passa por um processo formal de avaliação e publicação.

9 Principal Critica ao Relatório Técnico. Não é uma Literatura Convencional. Não Passa por uma bancada examinadora.

10 Fontes para Identificação. Atualmente as Organizações vem identificando Nos EUA a NTIS produz milhões de relatórios desde 1945, das mas de duzentas agencias americanas, e de países como Japão, Canada, etc. Nos EUA a NASA publica seus relatórios não oficiais. Na Grã-Bretanha a BLDSC reuni literatura cinzenta como forma de relatório, e publica pela The Focus on British Research Series. No Brasil não a uma fonte especifica de divulgação.

11 NASA

12

13

14

15

16

17

18

19 Modelo de Relatório UFPB

20

21 OBRIGADO !


Carregar ppt "Relatórios Técnicos "

Apresentações semelhantes


Anúncios Google