A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS"— Transcrição da apresentação:

1 INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
CONCEITOS Marcos Bruno

2 INOVAÇÃO E ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Marcos Bruno Questão central: Por que uma empresa constrói diferencial competitivo de uma oportunidade em inovação e outra não?

3 PROCESSO DE ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Marcos Bruno Missão, Visão e Objetivos Informação Estratégica Informação Estratégica Análise Externa SWOT Análise Interna Estratégias no Nível Funcional Estratégias no Nível de Negócios Estratégias no Nível Corporativo Implementação/Controle da Estratégia Competitividade (retornos acima da média) (adaptado de Hitt et al., 2002)

4 Por Quê da Cooperação compartilhamento de custos
Marcos Bruno compartilhamento de custos compartilhamento de riscos acesso a conhecimento acesso a recursos melhorar padrão de desempenho dos resultados (eficácia) organizações nações

5 Por que Cooperação cresce?
Marcos Bruno Constatação: Cooperação melhora desempenho Formas de cooperação: Parcerias privadas (empresariais: ex. E-E concorrentes; cadeias produtivas;...) Parcerias públicas (não-empresariais: culturais; esportes; acadêmicas;...) Parcerias público-privadas (empresariais: ex. E/ICTs/Gov (energia); Gov/Clubes/Organizadores (eventos esportivos)...) Aspecto comum: internacionais

6 ALIANÇAS ESTRATÉGICAS Relevância em todos os setores
M. Bruno & E. Vasconcellos

7 MODELO DE NEGÓCIOS alianças tipo rede
PROJETO CENTROS DE EXCELÊNCIA PETROBRAS Petrobras, 1999 Governo Núcleo (Petrobras) Exterior Empresas Nacionais Universidade Âncora Rede de Universidades

8 COOPERAÇÃO X COMPETIÇÃO
Marcos Bruno ANTAGONISMO. Permanente COOPERAÇÃO COMPETIÇÃO . Coletiva . Conjugada . Rivalidade . Conflito EQUILÍBRIO. Instável

9 MERCADO diz: INOVAR É PRECISO
Marcos Bruno . Rivalidade . Conflito Competição Inovação VITAL Inovação Cooperação . Coletiva . Conjugada

10 AMBIENTE SÓCIO-ECONÔMICO Perfil característico
Marcos Bruno necessidade de acesso ágil a novos mercados (dispersos e distantes) formação de blocos econômicos tendência marcante de concentração econômica em alguns setores maior rapidez de obsolescência de produtos mudança critérios de concorrência (maior peso para fatores “extra-preço”: qualidade, prazo de entrega, serviços, etc.) aumento da demanda por: produtos de usos específicos proteção ao meio ambiente forte estreitamento da comunicação (aumento da velocidade e do contingente de acesso à informação)

11 IMPLICAÇÕES PARA INOVAÇÃO Desenvolvimento e Comercialização
Marcos Bruno inovação = atividade econômica de incerteza mais elevada aumento do impacto na competitividade (mudança “enfoque custo” para “enfoque estratégico) fronteiras tecnologia e ciência mais próximas aumento complexidade tecnológica (“barreira natural” ao domínio efetivo) elevação custos de desenvolvimento aumento de especialização técnica das equipes aumento da regulamentação para comercialização (restrição à apropriação) banalização de tecnologias periféricas

12 Inovação organizacional
TIPOS DE INOVAÇÃO Marcos Bruno Inovação tecnológica Inovação organizacional Ambas importantes e não excludentes

13 ALIANÇA ESTRATÉGICA Meio para interação em inovação
Marcos Bruno COMPETITIVIDADE = f (interação meio externo) TRINÔMIO DE INTERAÇÃO COMPETITIVIDADE ALIANÇA ESTRATÉGICA INOVAÇÃO

14 ALIANÇAS ESTRATÉGICAS Definição de Harrigan (ampliada)
Marcos Bruno “Alianças estratégicas são parcerias estabelecidas por empresas para que trabalhem em conjunto, visando objetivos estratégicos comuns.” (Harrigan, 1988)

15 ALIANÇAS ESTRATÉGICAS Definição: abrangência
Marcos Bruno dimensão estratégica ou desempenho futuro dos parceiros escopo amplo, para envolvimento de diferentes objetivos, concomitantes ou não arranjos institucionais variados (empresa comum – com ou sem identidade jurídica – consórcio, acordo informal, etc.)

16 GESTÃO DE ALIANÇAS ESTRATÉGICAS Marcos Bruno
QUADRO DE REFERÊNCIA Motivação: Empresarial; Longo Prazo Objeto: Tecnologia = f (relevante) Enfoque: Gestão  Eficácia e Estabilidade


Carregar ppt "INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google