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A Clusterização do Mar e as Actividades do Mar

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Apresentação em tema: "A Clusterização do Mar e as Actividades do Mar"— Transcrição da apresentação:

1 A Clusterização do Mar e as Actividades do Mar
José Poças Esteves Universidade do Algarve | 20 Janeiro 2015

2 Agenda A Realidade da Economia Portuguesa
Uma Nova Economia. Um Novo Mar Portugal e o Mar. Uma Mudança de Paradigma O Hypercluster da Economia do Mar em Portugal. A Visão, a Estratégia e os Planos de Acção Um Ponto de Situação. Um Momento de Mudança Reflexões Finais

3 As Questões Estruturais
A Realidade da Economia Portuguesa As Questões Estruturais A anemia da Economia e o elevado Endividamento O privilégio da Distribuição sobre a Produção de riqueza A debilidade das Finanças Públicas e a insuficiência de Política Económica e da Competitividade A fraca Estrutura Empresarial e a falta de inserção em Redes globais Os Recursos Financeiros modestos e o não acesso aos Sistemas Financeiros internacionais O problema fundamental: a falta de Crescimento A Necessidade de Mudança e de Reconfiguração

4 A Realidade da Economia Portuguesa: O problema fundamental
PIB -6 -4 -2 2 4 6 8 10 12 14 1960 1970 1980 1990 2000 2010 TAXA DE CRESCIMENTO ANUAL PORTUGAL UE15 Linear (PORTUGAL) Linear (UE15) A falta de Crescimento Económico Como Crescer?

5 O Momento … A Exigência … Uma Nova Economia, global e em formação
Uma Nova Economia. Um Novo Mar. O Momento … Uma Nova Economia, global e em formação Um Novo Mar, com novo papel no quadro internacional A Exigência … Novas Políticas Económicas Novos Domínios Estratégicos/Novos Sectores de Actividade Novos Recursos e novos Factores de Competitividade Uma oportunidade histórica

6 Uma Nova Economia A globalização competitiva
Uma Nova Economia. Um Novo Mar. Uma Nova Economia A globalização competitiva Economia de Espaços vs. Economia de Fluxos Economia Completas vs. Economia de Sectores Países vs. Cidades Um novo posicionamento competitivo Os Novos Modelos de Desenvolvimento Os Novos Fatores de Competitividade Os Recursos Endógenos e as novas Competências Novos sectores de actividade: atratividade e competitividade globais As novas relações e a inserção em redes globais

7 Um Novo Mar Os Oceanos no séc. XXI As Indústrias do futuro
A superfície O fundo do mar As Indústrias do futuro Os recursos O Mar: um recurso estratégico com importância renovada no século XXI

8 Portugal e o Mar Portugal e o Mar: uma mudança de paradigma
Um País Grande Um País Central Um País com Recursos Visão e Estratégia: O Hypercluster da Economia do Mar Os factores de Inovação e Dimensão: uma visão histórica e não fragmentária Um motor e um configurador Um Objectivo, uma Estratégia e um Instrumento Um novo Conceito Estratégico Nacional

9 Um Ponto de Partida Baixo
O Hypercluster da Economia do Mar em Portugal Um Ponto de Partida Baixo Valor económico actual(nota*): Efeito directo: Efeito total: - 2% do PIB a 6% do PIB - 75 milhares de milhares de pessoas empregadas pessoas empregadas Efeito multiplicador médio: 2,8 Forte potencial de crescimento *Nota: não considerado o ‘turismo costeiro’

10 A Estruturação e a Visão de Conjunto
O Hypercluster da Economia do Mar em Portugal A Estruturação e a Visão de Conjunto

11 A Estratégia e os Planos de Acção
O Hypercluster da Economia do Mar em Portugal A Estratégia e os Planos de Acção Visão: "tornar Portugal, na viragem do 1º para o 2º Quartel do séc. XXI, num actor marítimo relevante, ao nível global". Objectivos Estratégicos: O Hypercluster da Economia do Mar constituir, ao longo do 1º Quartel do séc. XXI um domínio estratégico impulsionador do Desenvolvimento Económico e Social de Portugal; Portugal, no mesmo horizonte temporal, colocar-se como interlocutor credível, porque efectivo e inovador, na economia global do mar.

12 A Estratégia e os Planos de Acção
O Hypercluster da Economia do Mar em Portugal A Estratégia e os Planos de Acção Planos e Acções: Planos Prioritários: Portos, Logística e Transportes Marítimos; Náutica de Recreio e Turismo Náutico; Pesca, Aquicultura e Indústria de Pescado; Visibilidade, Comunicação e Imagem/Culturas Marítimas; Produção de Pensamento Estratégico; Potencial: Energia, Minerais e Biotecnologia. O “todo” é necessário. O “tudo” é impossível Ernâni Rodrigues Lopes

13 A Estratégia e os Planos de Acção
O Hypercluster da Economia do Mar em Portugal A Estratégia e os Planos de Acção Planos de Sustentação Imediata: Serviços Marítimos; Construção e Reparação Navais; Obras Marítimas. Planos de Alimentação: Investigação Científica, Inovação e Desenvolvimento; Ensino e Formação; Defesa e Segurança no Mar; Ambiente e Conservação da Natureza. Plano Horizonte Mais/Meta-Oceano, com carácter prospectivo e de longo prazo.

14 As Acções de Enquadramento
O Hypercluster da Economia do Mar em Portugal As Acções de Enquadramento Fórum Empresarial para a Economia do Mar Conselho de Ministros Exclusivo para os Assuntos do Mar Legislação Especial e Exclusiva

15 Um Ponto de Situação Um desígnio nacional assumido
Uma estratégia nacional não implementada Um momento histórico de mudança Um “mid-term review” do Hypercluster do Mar

16 Um Momento de Mudança As questões-chave
Estratégia Nacional para o Mar e o papel da Europa Um novo Quadro Comunitário de Apoio: o acesso e a alavancagem do financiamento O Mar e o Território: um desenvolvimento simbiótico O Posicionamento Estratégico e a Política Económica Os recursos endógenos e a competitividade Os actores empresariais: especialização, cooperação e alianças estratégicas (nacionais e internacionais) O papel do conhecimento: diferenciação e valor acrescentado; o posicionamento estratégico nas parcerias internacionais

17 Reflexões Finais Um desígnio e uma estratégia assumidos, mas em concretização Um momento histórico a aproveitar As alianças estruturantes a fazer O mar e o território. Os recursos endógenos e o papel das cidades As empresas e as universidades. A importância e o papel das empresas e do Sistema Científico Nacional, da Educação e da Formação/Certificação

18 quem sabe para onde vai.”
Um Objectivo O Mar no futuro de Portugal e Portugal no futuro do Mar Uma Conclusão “Os ventos favoráveis só ajudam quem sabe para onde vai.” (Seneca)


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