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Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP)

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Apresentação em tema: "Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP)"— Transcrição da apresentação:

1 Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP)
Entre questões émicas e metodologias culturalmente sensíveis: Investigar educação com os contextos em desenvolvimento Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP) Carolina Mendes 05 julho 2017

2 Roteiro Geral da apresentação
(1) O Estudo: Problema/Objetivos Hipótese (2) Moldura metodológica: - Da pesquisa - Do investigador - Do método científico (3) Desenho Metodológico (4) Estudo Exploratório e Narrativas Episódicas: (5) Estudo Múltiplo de Caso e Teoria Enraizada: Momentos de apresentação Estudo: “Ensaio de uma Epistemologia Situada de Cooperação para o Desenvolvimento” Área: Ciências de Educação Especialidade: Gestão e Administração Educacional Instituição: Católica do Porto

3 (1) O Estudo: Problema/Objetivos Hipótese
A existência de fluxos privados para o desenvolvimento não contabilizados internacionalmente (Fernandes, 2014), nomeadamente, os fluxos de práticas de Cooperação para o Desenvolvimento que acontecem no e pelo Sul. Problema: Objetivo Geral: Analisar as parcerias estabelecidas entre diversas instituições e o Governo angolano no âmbito do PAAE (Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar). Quando existem, os dados estatísticos que são fornecidos pelos países em desenvolvimento às entidades internacionais são determinados por um percurso peculiar que, por vezes, não lhes confere a legitimidade suposta. Hipótese: É objetivo desta comunicação refletir e problematizar convosco: sobre como investigar educação de forma émica, com os contextos em desenvolvimento e através de metodologias culturalmente sensíveis : As posturas do investigador (b) Método (c) Metodologia

4 (2) Moldura metodológica
(A) Sobre a pesquisa: Pensamento Indutivo e Investigação Qualitativa. (B) Sobre a disposição do investigador: - Clarificar as espectativas e convicções do investigador /posicionamento no terreno; - Perspetiva Émica - 5 características - enraizamento da investigação - fiabilidade sincrónica/ validação - descrição ao pormenor de todos os passos investigativos (C) Sobre o método científico: “Interpretação como método culturalmente sensível ao contexto” DESTA FORMA SE ADQUIRE CONHECIMENTO ÚTIL PARA GEOGRAFIAS TENDENCIALMENTE SEMELHANTES Metodologias Culturalmente Sensíveis (Berryman, SooHoo & Nevin, 2013)

5 (3) desenho metodológico

6 4º estudo de caso exploratório
Responder a uma 1ª questão de investigação; Descobrir as primeiras categorias a serem usadas no estudo extensivo; Estratégia Técnicas de recolha e participantes Estudo Exploratório (2013) 6 entrevistas semiestruturadas (1) Governo nacional; (2) Governo local; (1) Coordenadora (Empresa); (2) Alfabetizadores do PAAE E Narrativas episódicas Estabelecer um percurso padrão da vida dos alfabetizandos; Identificar os obstáculos no acesso à escola na voz dos adultos; Estudo das Narrativas (2015) 15 Entrevistas Narrativas de Episódio (Flick, 2005) (Adultos interessados na alfabetização)

7 Estudo das Narrativas Os contratempos do acesso à educação refletem-se nos episódios de: 1 – guerra; 2 – doença; 3 – questões de género; 4 – horário do emprego; 5 – nascimento dos filhos; 6 – situações de pobreza; Trajeto de Vida Tipo (TVT) dos adultos interessados na alfabetização

8 5º estudo múltiplo de caso
Estudo Extensivo (2015) 9 entrevistas semiestruturadas Governo nacional; Consultora do MED (1) Sociedade Civil (EPT) (3) Governo local; (3) Coordenadores (Igreja, ONG e Empresa); 2 entrevistas coletivas (2 grupos) – Alfabetizandos (F/M) Análise documental: -Documentos sobre as instituições e organizações estudadas; - Documentos Oficiais Públicos. Com base em asserções adquiridas aquando o estudo exploratório realiza-se agora nova problematização; Emerge nova questão de investigação; Construção da teoria enraizada nos dados; Processo de construção da Teoria

9 A TEORIA Numa era Pós-2015 o trabalho dos agentes terceirizados de cooperação deverá ser compreendido no âmbito de um Diálogo Situacional de CD e das respetivas modalidades de cooperação caso-a-caso (ex: as parcerias estratégico-sociais) enraizadas culturalmente. Sendo necessária uma maior atenção e escrutínio ao trajeto peculiar percorrido pelos resultados que vão sendo alcançados e divulgados. Assim de uma forma émica e através de metodologias culturalmente sensíveis , conclui-se que: Numa era Pós-2015 é necessário um efetivo diálogo entre pares e um conhecimento situado para (co) operar para o desenvolvimento e maximizar os resultados estatísticos. Legenda: A – Apropriação Situacional B – Cooperação Dialógica C – Trajeto peculiar dos resultados


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