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Professora: Ms. Izamara Casadia

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Apresentação em tema: "Professora: Ms. Izamara Casadia"— Transcrição da apresentação:

1 Professora: Ms. Izamara Casadia
Iniciação científica Professora: Ms. Izamara Casadia

2 1. Introdução Pesquisas apontam que muitos dos estudantes ao chegarem na universidade, apresentam grandes dificuldades relacionadas a realização da pesquisa, em detrimento a falta de uma base teórica, a qual pode ser trabalhada inicialmente, quando estes estudantes ainda encontram-se na educação básica.

3 2. O que é pesquisa? Pesquisa é um conjunto de ações que visam a descoberta de novos conhecimentos em uma determinada área.

4 2. O que é pesquisa? Ou seja, pesquisa é a construção de um conhecimento novo, a construção de novas técnicas, a criação ou exploração de novas realidades.

5 2. O que é pesquisa? Etapas de uma pesquisa científica:
elaboração do projeto de pesquisa escolha do tema; revisão da literatura; justificativa; formulação do problema;

6 2. O que é pesquisa? Etapas de uma pesquisa científica:
elaboração do projeto de pesquisa determinação dos objetivos; metodologia; organização de um cronograma; definição dos recursos;

7 2. O que é pesquisa?’q Etapas de uma pesquisa científica: b) execução:
coleta de dados, organização dos dados; análise e discussão dos resultados; conclusão;

8 2. O que é pesquisa? Etapas de uma pesquisa científica:
c) apresentação dos resultados Artigo; Monografia; Tese; Trabalho escolar.

9 2. O que é pesquisa? Para Demo (2000, p. 33), "Na condição de princípio científico, pesquisa apresenta-se como a instrumentação teórico metodológica para construir conhecimento". Para Luna (2000, p. 15), "Essencialmente, pesquisa visa à produção de conhecimento novo, relevante teórica e socialmente fidedigno..." o conceito novo para o autor, significa neste contexto:

10 2. O que é pesquisa? Luna (2000, p. 15),“... um conhecimento que preenche uma lacuna importante no conhecimento disponível em uma determinada área do conhecimento.”

11 2. O que é pesquisa? A pesquisa pode ser utilizada para:
Gerar e adquirir novos conhecimentos sobre si mesmo ou sobre o mundo em que vive. Obter e/ou sistematizar a realidade empírica (conhecimento empírico). Conhecimento empírico  significado reporta ao conhecimento adquirido através da observação. 

12 2. O que é pesquisa? Responder a questionamentos (explicar e/ou descrever). Resolver problemas. Atender às necessidades de mercado. Quanto a sua natureza pode ser quantitativa ou qualitativa.

13 2. O que é pesquisa? Quantitativa - Traduz em números os dados, requer técnicas de estatística para a tradução destes. Qualitativa - É descritiva. Os dados são analisado indutivamente através da interpretação dos fenômenos.

14 2. O que é pesquisa? “Pesquisas que estão sendo desenvolvida atualmente”
Fim da linha para o câncer  Teste para diagnóstico imediato da dengue e vacina contra a doença são desenvolvidos na UFV Pesquisa desenvolvida na UFV revela a possibilidade de cultivar plantas resistentes à seca Pesquisas contra o zika vírus. Pesquisas estão sendo desenvolvidas para criação de um robô humano Pesquisas com Células-tronco no Tratamento do Diabetes Pesquisa de vacina contra aids desenvolvida na França Projeto de Desenvolvimento de Ações de Preservação

15 3. Classificando as pesquisas com base em seus objetivos
É possível classificar as pesquisas em 3 grandes grupos: l 1. Exploratórias l 2. Descritivas l 3. Explicativas

16 3.1 Pesquisas Exploratórias
Têm como objetivo: Proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito primoramento de ideias Na maioria das vezes a pesquisa exploratória envolve: pesquisa bibliográfica estudo de caso

17 3.1 Pesquisas Descritivas
Têm como objetivo a descrição das características: De uma determinada população De um fenômeno ou Estabelecer relações entre variáveis

18 3.1 Pesquisas Descritivas
Dentre as pesquisas descritivas estão as com objetivo Estudar as características de um grupo: distribuição por idade, sexo, escolaridade, estado de saúde, etc Estudar o nível de atendimento dos órgãos públicos de uma comunidade, suas condições de habitação, nível de criminalidade, etc. Levantar as opiniões, atitudes e crenças de uma população Descobrir a associação entre variáveis, exemplo: Pesquisas eleitorais que indicam a relação entre preferência partidária e escolaridade As pesquisas descritivas normalmente assumem a forma de levantamento.

19 3.1 Pesquisas Explicativas
Têm como objetivo: Identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos Uma pesquisa explicativa pode ser a continuação de outra descritiva, pois explicar um fenômeno exige sua detalhada descrição. A pesquisas explicativas normalmente são classificadas como experimentais ou ex-postfacto.

20 4. Técnicas utilizadas para realizar uma pesquisa
Quando aos procedimentos técnicos para a coleta de dados, uma pesquisa pode ser: Pesquisa Bibliográfica Pesquisa Documental Pesquisa Experimental Levantamento Estudo de caso Outras.

21 4. Técnicas utilizadas para realizar uma pesquisa
Pesquisa Bibliográfica: quando elaborada com base em material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e atualmente com material publicado na Internet.

22 4. Técnicas utilizadas para realizar uma pesquisa
Pesquisa Documental: utiliza fontes de informações ainda não publicadas, que não receberam tratamento analítico ou não foram organizadas, como por exemplo: relatórios de empresas, registro de igrejas, etc.

23 4. Técnicas utilizadas para realizar uma pesquisa
Pesquisa Experimental: consiste em experimentar, fazer experiência. O objeto da pesquisa é reproduzido de forma controlada, com objetivo de descobrir os fatores que o produzem ou que por ele sejam produzidos.

24 4. Técnicas utilizadas para realizar uma pesquisa
Levantamento: caracteriza-se pela interrogação direta das pessoas, cuja opinião se quer conhecer através da interrogação direta. Exemplo: O Censo é um exemplo de levantamento. Na maioria dos levantamentos não são estudados todos os integrantes da população estudada... Antes seleciona-se uma amostra significativa de todo o universo As conclusões obtidas a partir desta amostra são projetadas para a totalidade do universo

25 4. Técnicas utilizadas para realizar uma pesquisa
Estudo de caso: estudo aprofundado de um ou de poucos objetos, de maneira a permitir o seu conhecimento amplo e detalhado. O Estudo de caso é recomendável nas fases iniciais de uma investigação, para a construção de hipóteses ou reformulação do problema. Exemplo: Se as informações disponíveis fossem suficientes para afirmar que existem três tipos diferentes de comunidade de base e...houvesse interesse em classificar uma comunidade específica em algum desses três tipos, o estudo de caso seria adequado.

26 4. Técnicas utilizadas para realizar uma pesquisa
Pesquisa Expost-Facto: é a investigação sistemática e empírica, o "experimento“ se realiza depois dos fatos. Exemplo: Se em determinada região existem duas cidades com características semelhantes e numa delas se instala uma indústria... As modificações produzidas serão atribuídas a esse fato, já que a presença da indústria constitui o único fator relevante numa cidade e não na outra. Na pesquisa ex-post-facto os fatos são espontâneos e não provocados pelo pesquisador. As ciências sociais usam muito essa pesquisa. A tradução literal da expressão ex-postfacto é "a partir do fato passado".

27 4. Técnicas utilizadas para realizar uma pesquisa
Pesquisa Ação: É uma pesquisa concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivotem o envolvimento participativo ou cooperativo dos pesquisadores e demais participantes no trabalho de pesquisa

28 Fim!!!

29 Atividades em grupo Divisão dos grupos (7 grupos por sala-mínimo 4 e máximo 7) Escolha da Pesquisa: (sorteio) Pesquisa Bibliográfica Pesquisa Documental Pesquisa Experimental Levantamento Estudo de caso Pesquisa Expost-Facto Pesquisa ação

30 Atividades em grupo 3. Escolha dos Temas que serão desenvolvidos em sala de aula pelos grupos. Exemplo: Meio Ambiente; Sustentabilidade; Reciclagem Mortalidade no Brasil 4. Cada grupo, irá inventar algo relacionado ao “tema” direcionando ao tipo de pesquisa escolhido (Ou seja, você irá inventar uma situação com o tema escolhido e concretizar a pesquisa). Depois, será discutido em sala de aula pelos outros grupos e o professor.

31 Atividades em grupo

32 Atividades em grupo 5. Procure exemplos de pesquisas que possam ser classificadas de acordo com seu grupo.


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