A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ENGENHARIA DE COMPONENTES COM JAVA ENTERPRISE DISCIPLINA:METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Profa. Dra. Maria Odaisa Espinheiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ENGENHARIA DE COMPONENTES COM JAVA ENTERPRISE DISCIPLINA:METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Profa. Dra. Maria Odaisa Espinheiro."— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ENGENHARIA DE COMPONENTES COM JAVA ENTERPRISE DISCIPLINA:METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Profa. Dra. Maria Odaisa Espinheiro de Oliveira

2 CIÊNCIA, TIPOS DE CONHECIMENTOS, MÉTODOS, ETAPAS E TIPOS DE PESQUISA AULA DO DIA 04/06/2009

3 UM POUCO DE REFLEXÃO SOBRE: Ciência da Computação Ciências Exatas e Naturais

4 O QUE È CIÊNCIA? Ela pode ser pensada como uma atividade que propõe a aquisição sistemática de conhecimentos com a finalidade de melhoria da qualidade de vida da sociedade?

5 CIÊNCIA FUNÇÃO Novas descobertas OBJETIVO MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DO HOMEM

6 Níveis de conhecimento: conhecimento empírico conhecimento filosófico conhecimento teológico conhecimento científico

7 CORRELAÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO POPULAR E CONHECIMENTO CIENTÍFICO Para Lakatos e Marconi (1983, p.18) “O que os diferencia é a forma, o modo ou o método e os instrumentos do “conhecer”. Dessa maneira, para este autor, p. 18 “A ciência não é o único caminho de acesso ao conhecimento e à verdade”. “Um mesmo objeto ou fenômeno – uma planta, um mineral, uma comunidade ou as relações entre chefes e subordinados – pode ser matéria de observação tanto para o cientista quanto para o homem comum; o que leva um ao conhecimento científico e outro ao popular é a forma de observação”.

8 O que é Conhecimento Científico? Produto resultante da investigação científica. Surgem: 1) da necessidade de encontrar soluções para problemas de ordem prática que surgem na vida diária (senso comum) 2) do desejo de fornecer explicações sistemáticas que possam ser avaliadas(testadas ou criticadas) através de provas empíricas ou da discussões subjetivas.

9 Conhecimento científico produtivo

10 Conhecimento científico X Conhecimento Técnico

11 O que é método científico? Na ciência existe a necessidade de se utilizar de uma ferramenta para aquisição e construção do conhecimento, que se denomina MÉTODO CIENTÍFICO! Maneira de como se fazer algo Forma de pensar para se chegar à natureza de um determinado problema, quer seja para estudá-lo ou explicá-lo Consiste num conjunto de etapas ordenadas a serem executadas visando a investigação de fenômenos para obter conhecimentos.

12 MÉTODO tem várias definições: - pode ser o caminho para chegar a um determinado resultado de uma pesquisa ou modo de agir ou de proceder em um determinado aspecto. Para Hegenberg (1976, p.II-115 apud Lakatos e Marconi, 1983, p.40) É o “caminho pelo qual se chega a determinado resultado, ainda que esse caminho não tenha sido fixado de antemão de modo refletido e deliberado”. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1983.

13 Métodos científicos Método Indutivo (Galileu e Bacon, sec. XVII) Descoberta de princípios gerais a partir de conhecimentos particulares (Micro para o Macro) ou seja (do particular para o geral); Método Dedutivo (descartes, sec. XVII) Aplicação de princípios gerais a casos particulares. (Macro para o Micro) Método Hipotético-Dedutivo (Popper) A partir das hipótese formuladas, deduz-se a solução do problema. Este autor defende o seguinte esquema: o problema, a solução e o teste de falseamento. Para ele se a hipótese não supera os testes, estará falseada, refutada e exige nova reformulação do problema e das hipótese.

14 PARA ENTENDER O TERMO METODOLOGIA Do grego “méthodos”, significa o caminho para chegar a um fim. “Logos” indica estudo sistemático, investigação. METODOLOGIA significa o estudo dos caminhos a serem seguidos, incluindo aí os procedimentos escolhidos.

15 A METODOLOGIA Inclui: concepções teóricas técnicas de pesquisa criatividade do pesquisador

16 CONCEPÇÕES TEÓRICAS A escolha do método remete para uma posição teórica (positivista, estruturalista, dialética, fenomenológica, dentre outras.

17 TÉCNICAS DE PESQUISA São as técnicas utilizadas para a realização da pesquisa quanto a coleta de dados ( entrevista, questionário, formulário, dentre outros).

18 CRIATIVIDADE DO PESQUISADOR O pesquisador de posse de elementos próprios do campo da investigação tem o poder de criar o seu próprio caminho e, ao narrar o seu percurso pode evidenciar o método como aquilo que foi construído ao caminhar.

19 A PESQUISA É o processo através do qual as pessoas adquirem um novo conhecimento sobre si mesmas ou sobre o mundo em que vivem. Processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico.

20 A PESQUISA CIENTÍFICA

21 A PESQUISA SEVER PARA: responder a um questionamento (explicar ou descrever fenômenos) resolver um problema satisfazer uma necessidade de mercado

22 TIPOS DE PESQUISA

23 PESQUISA EXPLORATÓRIA Tem o objetivo de reunir: dados, Informações, padrões, idéias ou hipóteses. É pesquisado sobre um problema ou questão de pesquisa com pouco ou nenhum estudo anterior.

24 O TIPO DE PESQUISA Para Collis e Hussey (2005) apud BRAGA, Kátia Soares, 2007, p.25), apontam alguns tipos de pesquisa que certas metodologias seriam mais adequadas do que outras. Ex: Exploratória Descritiva Explanatória BRAGA, Kátia Soares. Aspectos relevantes para a seleção de metodologia adequada à pesquisa social em Ciência da Informação. In: MUELLER, Suzana P. M. (Org.). Métodos para a pesquisa em Ciência da Informação. Brasília: Thesaurus, 2007.

25 PESQUISA DESCRITIVA Tem o objetivo de: identificar as características de um determinado problema ou questão. descrever o comportamento dos fatos e fenômenos.

26 PESQUISA EXPLICATIVA Pretende identificar os fatores que contribuem para ocorrência e o desenvolvimento de um determinado fenômeno. Exige observação dos resultados para estabelecer correlações entre os efeitos e suas causas.

27 ESTUDO DE CASO É o tipo de pesquisa que privilegia um caso particular, considerado suficiente para análise de um fenômeno.

28 PESQUISA AÇÃO É voltada para diversificadas aplicações em diferentes áreas de atuação. Ex: usada no desenvolvimento rural e difusão de tecnologia.

29 Tipos de pesquisa utilizadas na área tecnológica

30 TIPOS DE PESQUISA SEGUNDO A NATUREZA DOS DADOS PESQUISA QUANTITATIVA Remete para uma explanação das causas, por meio de medidas objetivas, testando hipóteses, utilizando-se da estatística. PESQUISA QUALITATIVA Preocupa-se com a compreensão, com a interpretação do fenômeno.

31 ETAPAS DA PESQUISA Escolha do tema Significa: selecionar um assunto e encontrar um objeto a ser investigado. Levantamento de dados Formulação do problema Definição dos termos Construção de hipóteses Indicação de variáveis Delimitação da pesquisa Amostragem Seleção dos métodos e técnicas Organização do instrumental de pesquisa Teste de instrumentos

32 EXERCÍCIO De acordo com o seu tema, escreva qual o tipo de pesquisa você gostaria de desenvolver no seu trabalho e porque.


Carregar ppt "CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ENGENHARIA DE COMPONENTES COM JAVA ENTERPRISE DISCIPLINA:METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Profa. Dra. Maria Odaisa Espinheiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google