A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal de Pelotas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal de Pelotas"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal de Pelotas
Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas

2 Trabalho de Conclusão de Curso Especialização em Saúde da Família
Melhoria das ações de prevenção do câncer do colo de útero e controle do câncer de mama, na UBS Centro municipal de saúde, Alto Alegre/RS Aluno: Adriana Garcia Otero Orientador: Gisela Cataldi Flores Pelotas, 2015

3 Introdução Entre as brasileiras os tipos de câncer com comportamento agressivo mais frequentes são o de mama com 49 mil novos casos anuais e o de colo do útero com 19 mil casos. Os elevados índices de incidência e mortalidade por essas doenças justificam o desenvolvimento de estratégias de saúde que permitam melhorar os indicadores de saúde do Programa de prevenção de câncer nas mulheres.

4 Caracterização da UBS Situa-se no município Alto Alegre, estado Rio Grande do Sul. Se atende uma população rural de 1984 habitantes com 636 famílias cadastradas no Sistema de informação de Atenção Básica (SIAB).

5 Objetivo Geral Melhorar as ações referentes à Prevenção do Câncer de Colo de Útero e Controle do Câncer de Mama em mulheres de 25 e 69 anos, na UBS Centro Municipal de Saúde, Alto Alegre, Rio Grande do Sul.

6 Metodologia Participaram da intervenção um total de 496 mulheres na faixa etária de 25 e 64 anos e 205 mulheres na faixa etária de 50 e 69 anos cadastradas na UBS. Fonte de informação utilizada: Fichas individuais, dados do SIAB e levantamento atualizado do número de mulheres pelas ACS. Instrumentos: Filha espelho e Planilha eletrônica.

7 Metodologia Ações realizadas:
Capacitação dos profissionais de saúde sobre o protocolo de Prevenção do câncer. Estabelecimento do papel de cada profissional na ação programática. Contato com lideranças comunitárias e capacitação das ACS na busca ativa das mulheres faltosas.

8

9 Metodologia Ações realizadas:
Cadastramento de todas as mulheres de 25 a 64 anos e de 50 a 69 anos da área adstrita no programa de prevenção. Acolhimento das mulheres que demandaram a realização dos exames. Atendimento clínico das mulheres que assistem a consulta para realizar os exames.

10

11 Metodologia Ações realizadas: Palestras educativas na comunidade.
Distribuição de preservativos. Busca ativa das mulheres faltosas ao exame citopatológico e mamografias. Leitura dos resultados do exames e encaminhamento das mulheres com doenças associadas.

12

13 Metodologia Ações realizadas:
Monitoramento da cobertura de detecção precoce do câncer de colo uterino e de mama. Monitoramento da adequabilidade das amostras dos exames coletados. Monitoramento dos resultados dos exames e cumprimento da periodicidade de sua realização.

14 Metodologia Ações realizadas:
Monitoramento da realização de avaliação de risco das mulheres acompanhadas na UBS e das mulheres que receberam orientações. Compartilhamento dos indicadores de monitoramento da qualidade dos exames. Atualização das informações da ficha específica de acompanhamento das mulheres da área adstrita.

15

16 Metodologia Logística utilizada:
Protocolos: Protocolo de prevenção, diagnóstico e tratamento do Câncer de colo de útero, MS Protocolo de controle do Câncer de mama, MS 2005. Registro das informações: Revisão dos Livros de controle do programa e do SISCAN (transcrição dos dados a ficha espelho). Monitoramento regular: Identificação das mulheres com atraso e busca ativa das faltosas.

17 Objetivos, metas e resultados
Objetivo 1. Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo e do câncer de mama. Meta 1.1. Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo de útero das mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos de idade para 90%. 328 (66,1%) 276 (55,6%) 182 (36,7%) 107 (21,6%)

18 Objetivos, metas e resultados
Objetivo 1. Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo e do câncer de mama. Meta 1.2. Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de mama das mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos de idade para 90%. 175 (85,4%) 154 (75,1%) 114 (55,6%) 59 (28,8%)

19 Objetivos, metas e resultados
Objetivo 2. Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na UBS. Meta 2.1. Obter 100% de coleta de amostras satisfatórias do exame citopatológico de colo de útero.

20 Objetivos, metas e resultados
Objetivo 3. Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo de útero e mamografia. Meta 3.1. Identificar 100% das mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento pela UBS.

21 Objetivos, metas e resultados
Objetivo 3. Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo de útero e mamografia. Meta 3.2. Realizar busca ativa em 100% de mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento pela UBS.

22 Objetivos, metas e resultados
Objetivo 4. Melhorar o registro das informações. Meta 4.1. Manter registro da coleta de exame citopatológico de colo de útero em registro específico em 100% das mulheres cadastradas.

23 Objetivos, metas e resultados
Objetivo 4. Melhorar o registro das informações. Meta 4.2. Manter registro da realização da mamografia em registro específico em 100% das mulheres cadastradas.

24 Objetivos, metas e resultados
Objetivo 5. Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama. Meta 5.1. Pesquisar sinais de alerta para câncer de colo de útero em 100% das mulheres entre 25 e 64 anos.

25 Objetivos, metas e resultados
Objetivo 5. Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama. Meta 5.2. Realizar avaliação de risco para câncer de mama em 100% das mulheres entre 50 e 69 anos.

26 Objetivos, metas e resultados
Objetivo 6. Promover a saúde das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na UBS. Meta 6.1. Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre DST e fatores de risco para câncer de mama.

27 Objetivos, metas e resultados
Objetivo 6. Promover a saúde das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na UBS. Meta 6.2. Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre DST e fatores de risco para câncer de mama.

28 Resultados Ampliação da cobertura para a detecção precoce do Câncer de colo de útero para 66,1%. Ampliação da cobertura para a detecção precoce do Câncer de mama para 85,4%. Melhoria do registro das informações, assem como da avaliação e monitoramento das mulheres de risco para câncer.

29 Discussão Importância da intervenção para a equipe:
Aprofundo os conhecimentos sobre as recomendações do MS relativas ao Programa de prevenção de câncer de colo de útero e de mama. Garantiu novos conhecimentos sobre a prevenção de DST e como combater os fatores de risco para câncer de colo de útero e de mama.

30 Discussão Importância da intervenção para o serviço:
Reviu-se as atribuições da equipe viabilizando a atenção a um maior número de mulheres. Viabilizou-se a otimização da agenda para a atenção à demanda espontânea e induzida das mulheres da área adstrita á UBS.

31 Discussão Importância da intervenção para a comunidade:
Permitiu que as mulheres que realizaram os exames demostraram satisfação com a prioridade no atendimento. Garantiu que a população elevasse seus níveis de conhecimentos sobre a prevenção de DST e sobre aos fatores de risco para câncer.

32 Saúde de qualidade para todos
Atualização de conhecimentos sobre Atenção Primaria Competência clinica e qualificação profissional Melhor atendimento dos usuários e planejamento de ações Consolidação da prática clínica no trabalho cotidiano Saúde de qualidade para todos

33 Referências INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER (Brasil). Estimativa Disponível em:< Acesso em: 10 dez BRASIL. Ministério da Saúde. Cadernos da atenção básica n.14 Controle dos cânceres do colo do útero e da mama. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Brasília, Disponível em: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise da Situação de Saúde. Sistema de informações sobre mortalidade (SIM). Brasília, DF: MS, Disponível em: < Acesso em: 10 dez

34 Com saúde total melhor ainda.
Viver é um privilegio. Com saúde total melhor ainda.


Carregar ppt "Universidade Federal de Pelotas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google