A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A EDUCACÃO COMO TAREFA IMPOSSÍVEL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A EDUCACÃO COMO TAREFA IMPOSSÍVEL"— Transcrição da apresentação:

1 A EDUCACÃO COMO TAREFA IMPOSSÍVEL
onipresente onisciente incomensurável

2 Na escola a Educacão é: objetiva finita mensurável tem seu lugar
tem seu tempo tem sua medida

3 “Educar, portanto, é um ato mágico e sin-
gelo de realizar uma síntese entre o pas - sado e o futuro. Educar é o ato de recons- truir os lacos entre o passado e o futuro , ensinando o que foi para inventar e resig- nificar o que será.” (CODO, W & VASQUES - MENEZES, I., 1999; p. 43)

4 O trabalho do educador é imediatamente
histórico; O produto de seu trabalho é o aluno edu- cado; Para se reconhecer, depende que o outro o reconheca

5 COM O PROCESSO DE TRABALHO
RELACÃO DO PROFESSOR COM O PROCESSO DE TRABALHO o produto é o outro os meios de trabalho são ele mesmo o processo de trabalho se inicia e se completa em uma relacão permeada e carregada de história nessa relacão direta e imediata com o outro deve haver necessariamente AFETO

6 TRABALHO E AFETIVIDADE
Relacão afetiva obrigatória; Mediacão da afetividade: salário, técnica, hierarquia,... Vincular-se X não-vincular-se; O trabalhador em educacão nunca conse- gue se reapropriar do seu trabalho; Vazão desta afetividade para aliviar a tem- são.

7 SUAS FORMAS DE RESOLUCÃO
O CONFLITO AFETIVO E SUAS FORMAS DE RESOLUCÃO Reapropriacão de seu investimento subje- tivo de forma simbólica; Ambiente de trabalho hostil- potencializa- cão da dificuldade afetiva; Distanciamento da realidade e mergulho no seu mundo subjetivo; Reduzir a tensão tentando modificar a si- tuacão.

8 Redirecionamento da tensão para o pró-
prio corpo; Afastamento do objeto; O conflito pode ser positivo e levar ao crescimento pessoal e profissional; Aumento da resistência do trabalhador; Atividades que permitam uma melhor ad- ministracão de sua energia afetiva.

9 BURNOUT “Perder o fogo”, “perder a energia”, “quei- mar para fora” Sentimento crônico de desânimo, de apa - tia e despersonalizacão; Reacão à tensão emocional crônica gerada a partir do contato direto e excessivo com outros seres humanos, particularmente quando estes estão preocupados ou com problemas.

10 COMPONENTES DO BURNOUT
Exaustão emocional: percebem esgotada a energia e os recursos emocionais próprios; Despersonalizacão: desenvolvimento de sentimentos e atitudes negativas aos usuá- rios/clientes; Falta de envolvimento pessoal no trabalho: a habilidade para realizacão do trabalho e o contato com os usuários do trabalho e com a organizacão são afetados.

11 CARACTERÍSTICAS DO AMBIENTE DE TRABALHO
problemas de disciplina; violência, falta de seguranca; administracão insensível aos problemas do professor; pais omissos; transferências involuntárias; críticas da opinião pública;

12 classes superlotadas;
salários inadequados e falta de perspectiva; burocracia; falta de autonomia; falta de uma rede social de apoio.

13 RESULTADOS DA PESQUISA
O burnout está presente em todos os cargos e em todos os lugares e sempre em porcentagens preocupantes; “O burnout é uma desistência de quem ainda es- tá lá. Encalacrado em uma situacão de trabalho que não pode suportar, mas que também não pode desistir. O trabalhador arma, inconscien- temente, uma retirada psicológica, um modo de abandonar o trabalho, apesar de continuar no posto. Está presente na sala de aula, mas passa a considerar cada aluno, cada semestre, como números que vão se somando em uma folha em branco.” (CODO & VASQUES-MENEZES, 1999)


Carregar ppt "A EDUCACÃO COMO TAREFA IMPOSSÍVEL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google