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PublicouWagner Carreira Mirandela Alterado mais de 5 anos atrás
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Para abrir o Word Clique no botão iniciar ou
Posicione o cursor do mouse na opção: Ou All Programs Posicione o cursor na opção: Visualize e clique em Microsoft Office Word Ou clique no ícone na área de trabalho:
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Word 2010 Barra de Acesso Rápido Barra de Títulos Abas Barra de Status
Utiliza abas. O símbolo do Windows foi substituído pela aba Arquivo Barra de Acesso Rápido Abas Barra de Títulos Barra de Status Barra de Rolagem Régua
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Salvar significa guardar, armazenar em forma de arquivo
Salvando um documento Aba: Arquivo ou /Salvar (ou File/ Save) Ou Salvar como (ou Save as) Teclas de atalho: Ctrl+B Ou Shift+F12 Ícone: Salvar significa guardar, armazenar em forma de arquivo
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Salvando um documento Sendo a primeira vez que o arquivo será salvo, tanto o Salvar como o Salvar Como abrirá uma janela de diálogo para informarmos: Nome do arquivo Local Tipo (versão)
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Salvar ≠ Salvar como Caso o arquivo já tenha sido salvado ao se selecionar a opção: Salvar: o arquivo já gravado será substituído Salvar como: abrirá novamente uma janela onde será possível renomear o arquivo (substituir o nome), e mudar as opções de local (pasta, diretório) onde o arquivo ficará guardado
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Copiar Texto da Internet para o Word
Selecione o texto : Coloque o ponteiro do mouse no início de texto, clique (botão esquerdo), segure e arraste até o fim do texto e então solte o botão Ou clique no início do texto e use as teclas de atalho SHIFT e Seta Direita
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Copiar Texto da Internet para o Word
Copie o texto selecionado: Clique com o botão direito do mouse, direcione o ponteiro do mouse até a palavra Copiar, e clique (botão esquerdo) Ou use as teclas de atalho CTRL e C (ao mesmo tempo)
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Copiar Texto da Internet para o Word
Minimize o browser, abra o Word e cole o texto: Clique com o botão direito na linha em que deseja copiar o texto e escolha na "Opções de Colagem" a opção com a letra A Ou use as teclas de atalho CTRL e V Ou na aba "Página Inicial" clique no botão Copiar e escolha a opção com a letra A
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Exercício Pesquise na Internet as letras dos hinos:
Hino Nacional Brasileiro Hino do Amazonas Hino da Proclamação da República Copie as letras dos hinos para o Word Salve com o nome: Hinos. Salve no diretório Aluno (D:)/SADM11 Obs: Se não tiver a pasta SADM11 crie
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Limpando Formatação Aba: Página Inicial / Estilo / Limpar Formatação
Teclas de atalho: Ctrl + Shift +U Desfaz toda a formatação aplicada no texto e deixa no formato padrão do Word
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Selecionando texto Pelo mouse:
Clica o ponteiro do mouse no inicio do texto, segura e arrasta até o final Pelo teclado é possível utilizar várias teclas de atalho: Shift + (ou ): Um caractere para a direita (ou a esquerda) Shift + (ou ): Uma linha para baixo (ou para cima)
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Selecionando texto Ctrl + T: Para selecionar o documento inteiro
No notepad é Ctrl + A que seleciona o documento inteiro (All = tudo em inglês) Ctrl + Shift + (ou ): palavra a direita (ou a esquerda) Ctrl + Shift + (ou ): Até o fim (ou início) do parágrafo Ctrl + End (ou Home): Para o fim (ou início) de uma linha
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Selecionando texto Ctrl + Shift + End (ou Home): Para o fim (ou início) de um documento Shift + Page Down (ou Page Up): Uma tela para baixo (ou para cima) Alt + Ctrl + Shift + Page Down: Até o fim de uma janela
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Abrindo um documento Aba: Arquivo ou /Abrir Teclas de atalho: Ctrl + A
Ou Ctrl+ F12
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Exercício Abra um novo documento do Word e digite:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM Campus Presidente Figueiredo Seu(s) nome(s) Título do Trabalho Presidente Figueiredo 2014
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Formatando um texto Formatar um texto significa mudar sua aparência, organizá-lo visualmente, alterar, por exemplo, o tipo de letra, tamanho, cor, etc. Pra ser possível a formatação, é necessário que o texto, a ser alterado, esteja selecionado É necessário sempre selecionar o texto, ou imagem, ou qualquer objeto que se deseja alterar no Word (válido também pro Excel, Power point...), pois essa é única forma de o programa saber o que você deseja alterar, afinal, o Word não é mágico ;)
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Estilo, formato da letra usada no texto
Formatando: Fonte Aba: Página Inicial (ou Inicio) / Teclas de atalho: Ctrl+ D Abre caixa de diálogo de "Formatar Fonte“ Estilo, formato da letra usada no texto
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Formatando: Tamanho da Fonte
Aba: Página Inicial (ou Inicio) / Teclas de atalho: Ctrl + Shift + > (Aumenta) Ou Ctrl + Shift + < (diminui) Ícone:
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Formatando: Fonte em Negrito
Aba: Página Inicial (ou Inicio) / Teclas de atalho: Ctrl + N Negrito: letra(s) com contorno mais grosso, para realçar o texto
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Formatando: Fonte em Itálico
Aba: Página Inicial (ou Inicio) / Teclas de atalho: Ctrl + I Itálico: letra(s) com estilo “caído”, usado para destacar palavras e expressões estrangeira Itálico: letra(s) com estilo “caído”, usado para destacar palavras e expressões estrangeira
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Formatando: Fonte em Sublinhado
Aba: Página Inicial (ou Inicio) / Teclas de atalho: Ctrl + S (sublinha os espaços) Ctrl + Shift + D: Aplica sublinhado duplo ao texto Ctrl + Shift + W: Sublinha apenas as palavras, mas não os espaços Sublinhado: traço abaixo da(s) letra(s) Sublinhado: traço abaixo da(s) letra(s)
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Formatando: Maiúscula e Minúscula
Aba: Página Inicial (ou Inicio) / Teclas de atalho: Shift + F3 (abc > Abc > ABC)
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Formatando: Sub/Sobrescrito
Aba: Página Inicial (ou Inicio) / Teclas de atalho: Ctrl + = (Subscrtito) Ctrl + Shift + + (Sobrescrtito)
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Exercício Selecione todo o texto, digitado anteriormente, e aplique as seguintes formatações: Fonte: Arial (ou Times New Roman), 12, cor preta Alinhamento: Centralizado Espaçamento antes e depois: 0 pts Espaçamento entre linhas: 1,5 linhas
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Formatando Parágrafo: Alinhamento
Aba: Página Inicial (ou Inicio) / Teclas de atalho: Ctrl + E = centralizar Ctrl + J = justificar Ctrl + G = direita (não funciona no 2007) Ctrl + Q = esquerda Alinhamento: posição do texto em relação a página (folha a ser impressa) Alinhamento: posição do texto em relação a página (folha a ser impressa)
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Formatando Parágrafo: Alinhamento
Para formatar tudo sobre parágrafo, clica-se na setinha lateral, o que irá ativar uma janela
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Espaçamento entre Linhas x Espaçamento entre Parágrafos
A formatação de espaçamento entre linhas serve para definir o espaço entre as linhas do mesmo parágrafo. A formatação de espaçamento entre parágrafos serve para definir o espaço entre parágrafos distintos. OBS: Se o espaçamento entre parágrafos for menor que o espaçamento entre linhas entre dois parágrafos, o espaçamento entre linhas vai sobrepor o espaçamento entre parágrafos na última linha do primeiro parágrafo.
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Espaçamento entre Linhas x Espaçamento entre Parágrafos
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Formatando: Espaçamento entre Linhas
Aba: Página Inicial (ou Inicio) / Teclas de atalho: Ctrl+1( espaçamento simples) Ctrl+2 (espaçamento entre linhas duplo) Ctrl+5 (espaçamento de 1,5 linhas)
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Formatando: Espaçamento entre Parágrafos
Aba: Layout da Página
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Formatando: Recuo
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Formatando: Recuo Recuo de primeira linha. Recuo à esquerda.
Margem à esquerda. Deslocamento.
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Formatando: Recuo Aba: Página Inicial (ou Inicio) /
Teclas de atalho: Ctrl+M – Recuo a esquerda Tab – Recuo especial na primeira linha (Shift+Tab desfaz) Ctrl+Shift+M desfaz o recuo
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Formatando: Recuo Primeiro clique.
Recuo de Primeira linha e deslocamento. Recuo a esquerda. Recuo a direita.
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Formatando: Recuo Em um mesmo parágrafo pode ter mais de um recuo.
Recuo à esquerda. Recuo de primeira linha.
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Quebras Aba: Layout de Página / Quebras / Próxima Página
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Quebra de Página Quebra de página
É uma indicação para o editor de texto de que o conteúdo a ser escrito em uma página acabou Tudo o que for escrito a partir daquele ponto deve aparecer numa nova página em branco
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Quebra de Seção Quebra de seção
Divide o documento em seções e cada seção pode ser tratada como uma parte distinta, como se tivéssemos vários documentos em um só Permite orientação de página (vertical, horizontal), número de página, cabeçalhos/rodapé diferenciados de uma seção pra outra
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Quebras Quebra de Seção: Próxima Página Quebra de Página
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Quebras Quebra de Seção: Quebra de Seção: Próxima Página
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Parágrafo: Iniciar em Nova Página
Você pode formatar um parágrafo para sempre iniciar em nova página. Neste caso, tem o mesmo efeito de uma quebra de página.
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Exercício Na 2º página do documento, digite: Seu(s) nome(s)
Título de Trabalho Trabalho apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas -IFAM como requisito parcial para obtenção de nota da disciplina de Informática, ministrada pela professora Sionise Gomes. Presidente Figueiredo 2015
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Exercício Formatação geral aplicada na folha de rosto
Fonte: Arial, 12, preto Espaçamento antes e depois: 0 Espaçamento entre linhas: 1.5 Alinhamento Centralizado Recuo – Esquerda: 8,15 cm Alinhamento: Justificado
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Formatando: Estilo Em um texto, muitas vezes a formatação mantém um padrão, repetindo diversas vezes em diferentes partes do texto. Ex: Os capítulos de um livro sempre terão a mesma formatação (tamanho da letra, cor da letra, fonte, …). Assim como o corpo do texto.
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Formatando: Estilo Ex: Vamos supor que em um livro:
Capítulo: deve sempre iniciar em nova página, com fonte Times New Roman, tamanho 16, na cor preta, em negrito, alinhado à direita, com espaçamento entre linhas 1,5 e espaçamento 72 pt antes e 60pt após; Subcapítulo: deve ser com fonte Times New Roman, tamanho 12, na cor preta, em negrito, alinhado à esquerda, com espaçamento entre linhas 1,5 e espaçamento 24pt antes e 12pt depois. Corpo do texto: deve ser com fonte Times New Roman 12, na cor preta, justificado e com espaçamento entre linhas 1,5 e espaçamento 6 pt antes e 0 pt depois.
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Formatando: Estilo Ex: Vamos supor que em um livro:
Conjunto de formatação. Ex: Vamos supor que em um livro: Capítulo: deve sempre iniciar em nova página, com fonte Times New Roman, tamanho 16, na cor preta, em negrito, alinhado à direita, com espaçamento entre linhas 1,5 e espaçamento 72 pt antes e 60pt após; Subcapítulo: deve ser com fonte Times New Roman, tamanho 12, na cor preta, em negrito, alinhado à esquerda, com espaçamento entre linhas 1,5 e espaçamento 24pt antes e 12pt depois. Corpo do texto: deve ser com fonte Times New Roman 12, na cor preta, justificado e com espaçamento entre linhas 1,5 e espaçamento 6 pt antes e 0 pt depois.
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Formatando: Estilo
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Formatando: Estilo Aba: Página Inicial (ou Inicio) /
Teclas de atalho: Ctrl+Shift+U (ativa a janela de estilo) Alt+Ctrl+1(Título 1) Alt+Ctrl+2 (Título 2) Alt+Ctrl+3 (Título 3) Estilo é uma formatação pré-definida. Útil para agilizar o trabalho, criar índices, etc.
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Formatando: Estilo Estilos devem ser definido antes de qualquer outra formatação Título 1, significa que é o texto é o título de primeira ordem Título 2, significa que o texto é subtítulo do título 1
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Formatando: Estilo
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Formatando: Estilo
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Exercícios Crie outra página sessão e nela digite: Introdução
Revisão Bibliográfica Desenvolvimento Objetivos do trabalho Resultados Esperado Resultados Obtidos Objetivo 1; Objetivo 2. Conclusão Bibliografia
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Exercícios Crie outra página sessão e nela digite: Título 1 Título 2
Introdução Revisão Bibliográfica Desenvolvimento Objetivos do trabalho Resultados Esperado Resultados Obtidos Objetivo 1; Objetivo 2. Conclusão Bibliografia Título 1 Título 2 Título 3
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Marcadores e Numeradores
Aba: Página Inicial/ Usada para lista de itens, pode usar símbolos, números ou letras:
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Numeração das seções Aba: Página Inicial (ou Inicio) /
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Formatando: Número de Páginas
Aba: Inserir / Número de Página É possível definir a posição de onde ficará a numeração de página:
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Formatando: Número de Páginas
Após inserir números de página, uma nova aba surge, denominada Ferramenta de Cabeçalho e Rodapé
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Formatando: Número de Páginas
Para formatar número de páginas
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Sumário Aba: Referência / Sumário Escolha a primeira opção
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Exercício Réplica Transformar o texto o bloco de notas em um texto do word, formatando igual está no pdf.
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Inserindo Figuras Aba: Inserir / Imagem
Teclas de Atalho: Pode-se usar o Ctrl + V, caso a imagem já tenha sido copiada.
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Altere para tabela, caso seja legenda de tabela
Inserindo Legenda Aba: Referências / Inserir Legenda Altere para tabela, caso seja legenda de tabela
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Índice de Ilustrações Aba: Referências /
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Inserindo Tabela Aba: Inserir / Tabela
Quando a tabela está selecionada, duas novas abas surgem: Design Layout
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Inserindo Tabela
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Inserindo Tabela
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Exercício Para unir várias células em uma só: Notas Alunos Nota Word
Selecione as células, Clique com o botão direito do mouse E escolha a opção: mesclar células Notas Alunos Nota Word Nota Excel Nota Power Point Atílio Márcia
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Corrigindo Ortografia e Gramática
Aba: Revisão / Ou clica-se com o botão direito sobre uma palavra em que foi marcada com linhas verdes e vermelha As linhas vermelhas indicam erro ortográfico, as verdes indicam erro gramatical
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Configurando Página Aba: Layout de Página /
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Configurando Página Medianiz tem como função atribuir um espaço extra no trabalho para acomodar a encadernação
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Formatando pela ABNT O papel deve ser A4 As folhas devem apresentar:
Margem esquerda e superior de 3 cm Direita e inferior de 2,0 cm Orientação: retrato
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