A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GRUPO SANGUÍNEO ABO Desde muito tempo, havia preocupações a respeito do sucesso da transfusão de sangue em certas pessoas. Em.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GRUPO SANGUÍNEO ABO Desde muito tempo, havia preocupações a respeito do sucesso da transfusão de sangue em certas pessoas. Em."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13 GRUPO SANGUÍNEO ABO Desde muito tempo, havia preocupações a respeito do sucesso da transfusão de sangue em certas pessoas. Em , K. Landesteiner observou que, quando o sangue de certas pessoas era misturado, ocorria, no sangue do doador, a reação de aglutinação.

14 Foi formulada a hipótese de que deveria haver vários tipos de antígenos, sendo uns compatíveis e outros não. Posteriormente, foi comprovada a hipótese de Landesteiner, ou seja, foram descobertos dois tipos de antígenos e dois tipos de anticorpos. Testes, na população humana, permitiram classificá-la nos diferentes grupos sanguíneos:

15 Imagem: SEE-PE

16 As aglutinações que caracterizam as incompatibilidades sanguíneas do sistema acontecem quando uma pessoa, possuidora de determinada aglutinina, recebe sangue com o aglutinogênio correspondente.

17 Formas de transfusão sanguínea:
Imagem: SEE-PE

18 Pesquisa entre os alunos para saber o tipo de sangue de cada um (ou de quem souber), depois fazer dinâmica para ver quem poderia doar o sangue ao outro, como mostra o quadro ao lado. DOADOR RECEPTOR O A B AB X Imagem: SEE-PE

19 Trata-se de uma série de alelos múltiplos, pois estão envolvidos três alelos. Entre esses alelos há relação de dominância completa (entre IA e i e entre IB e i) e de codominância (entre IA e IB).

20 A Herança do Sistema Rh Três pares de genes estão envolvidos na herança do fator Rh, tratando-se portanto, de casos de alelos múltiplos.

21 Para simplificar, no entanto, considera-se o envolvimento de apenas um desses pares na produção do fator Rh, motivo pelo qual passa a ser considerado um caso de herança mendeliana simples. O gene R, dominante, determina a presença do fator Rh, enquanto o gene r, recessivo, condiciona a ausência do referido fator.

22 Genótipos Fenótipos Rh + RR ou Rr Rh - rr Imagem: SEE-PE Uma doença provocada pelo fator Rh é a eritroblastose fetal ou doença hemolítica do recém-nascido, caracterizada pela destruição das hemácias do feto ou do recém-nascido. As consequências dessa doença são graves, podendo levar a criança à morte.

23 O sistema MN de grupos sanguíneos
Dois outros antígenos foram encontrados na superfície das hemácias humanas, sendo denominados M e N. Analisando o sangue de diversas pessoas, verificou-se que, em algumas, existia apenas o antígeno M, em outras, somente o N e várias pessoas possuíam os dois antígenos.

24 . Foi possível concluir, então, que existiam três grupos nesse sistema: M, N e MN.
Os genes que condicionam a produção desses antígenos são apenas dois: L M e L N (a letra L é a inicial do descobridor, Landsteiner). Trata-se de uma caso de herança mendeliana simples. O genótipo L ML M condiciona a produção do antígeno M, e L NL N, a do antígeno N.

25 Entre L M e L N há co-dominância, de modo que pessoas com genótipo L ML N produzem os dois tipos de antígenos. Genótipos Fenótipos M L ML M N L NL N MN L ML N Imagem: SEE-PE

26 Dúvidas!!!!!! Atividades....


Carregar ppt "GRUPO SANGUÍNEO ABO Desde muito tempo, havia preocupações a respeito do sucesso da transfusão de sangue em certas pessoas. Em."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google