A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pesquisa em Psicologia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pesquisa em Psicologia"— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa em Psicologia
6/5/2018 8:40 PM Pesquisa em Psicologia Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá © 2007 Microsoft Corporation. All rights reserved. Microsoft, Windows, Windows Vista and other product names are or may be registered trademarks and/or trademarks in the U.S. and/or other countries. The information herein is for informational purposes only and represents the current view of Microsoft Corporation as of the date of this presentation. Because Microsoft must respond to changing market conditions, it should not be interpreted to be a commitment on the part of Microsoft, and Microsoft cannot guarantee the accuracy of any information provided after the date of this presentation. MICROSOFT MAKES NO WARRANTIES, EXPRESS, IMPLIED OR STATUTORY, AS TO THE INFORMATION IN THIS PRESENTATION.

2 Pesquisas qualitativas
Métodos quantitativos são orientados à busca da magnitude e das causas dos fenômenos sociais, sem interesse pela dimensão subjetiva. Utilizam procedimentos controlados; objetivos e distantes dos dados (perspectiva externa, outsider), orientados à verificação e são hipotético-dedutivos; realidade estática; são orientados aos resultados, replicáveis e generalizáveis. Métodos qualitativos analisam o comportamento humano, do ponto de vista do ator. Utilizam observação naturalista e não controlada; são subjetivos e estão perto dos dados (perspectiva de dentro, insider); são exploratórios, descritivos e indutivos; são orientados ao processo e assumem uma realidade dinâmica; são holísticos e não generalizáveis.

3 Pesquisas qualitativas
Características da pesquisa qualitativa: (godoy apud Neves, 1996) Estudo de caso Pesquisa-ação Pesquisa participante História de vida

4 Estudo de Caso Estudo minucioso e detalhado de um ou poucos casos, buscando a compreensão do funcionamento ou evolução desse caso específico. O caso pode ser um indivíduo isolado, ou um pequeno conjunto de indivíduos (uma única creche, por exemplo). O estudo visa a compreensão global do caso, não visa generalizações para outros casos, populações, nem pretende estabelecer relações causais entre variáveis.

5 Estudo de Caso Trata-se de um tipo de pesquisa muito utilizado em um contexto clínico, quando se quer descrever a evolução natural de uma doença ou a evolução de um paciente em terapia. Quando se está iniciando uma área de investigação e não se sabe quase nada sobre o fenômeno, o estudo de caso pode ser muito útil para uma descrição completa do fenômeno, podendo a partir destes dados levantar hipóteses a serem testadas posteriormente.

6 Estudo de Caso Características do estudo de caso:
Não manipula a variável independente. Não procura controlar variáveis interferentes. Apenas registra a evolução do caso, ou registra todos os aspectos da Estrutura e do funcionamento de um sistema. Fornece dados para descrição e compreensão global da estrutura e funcionamento de um sistema. Não busca generalizações. Alta validade interna, não busca validade externa.

7 Historia de vida Ênfase na memória do sujeito da pesquisa.
Produção de um sentido comum, na relação entre pesquisador e pesquisado. A História de Vida tem como principal característica, justamente, a preocupação com o vínculo entre pesquisador e sujeito. Faz parte de uma série de métodos ou abordagens chamadas “biográficas”.

8 Historia de vida

9 Historia de vida Estudo inaugural do método: W.I. Thomas e F. Znaniecki, “The Polish Peasant in Europe and América” (1918). cujo tema central era o processo de integração dos poloneses à cultura americana. Ligados à “escola de Chicago”, importante corrente sociológica norte-americana importante para a constituição da psicologia social.

10 Historia de vida Esforço de reconhecer o lugar de saber do agente social, postulando que o conhecimento deve ser construído a partir das interpretações, significações, daquele que está inserido no fenômeno social a ser estudado. O conhecimento de determinada ação só faz sentido se entendido dentro de seu contexto, na realidade em que é experimentada.

11 Historia de vida Gaulejac (apud Silva et al, 2007) afirma que o objetivo da história de vida é ter acesso a uma realidade que ultrapassa o narrador. Isto é, por meio da história de vida contada da maneira que é própria do sujeito, tentamos compreender o universo do qual ele faz parte.

12 Historia de vida Método: Parte-se do desejo do entrevistado de contar sua vida. Pede-se ao sujeito que conte sua história, como achar melhor – nos moldes de entrevista não-estruturada. o relato não corresponde necessariamente ao real. O que importa é o sentido que o sujeito dá a esse real.

13 Historia de vida Ao contar sua vida, o sujeito fala de seu contexto – fala do processo por ele experimentado, intimamente ligado à conjuntura social onde ele se encontra inserido. É preciso considerar implicação do pesquisador. Um relato é sempre dirigido a alguém e, assim, provoca também um efeito em quem o ouviu.


Carregar ppt "Pesquisa em Psicologia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google