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Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2

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Apresentação em tema: "Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2"— Transcrição da apresentação:

1 Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
4.a Aula: Teste com MIT

2 Teste com MIT Com a finalidade de obter os parâmetros do circuito equivalente do motor de indução trifásico, três testes devem ser realizados: Teste com Motor a Vazio Teste com o Rotor Bloqueado Medida da Resistência Elétrica do Estator

3 Teste com Motor a Vazio O MIT deve ser ligado a uma rede elétrica trifásica balanceada e deve girar a vazio, ou seja, sem cargas mecânicas acopladas em seu eixo. Os seguintes dados poderão ser extraídos deste teste: V0 , tensão aplicada ao motor (nominal), característica da rede elétrica local; Io, corrente absorvida da rede, por fase; P0 , potência ativa trifásica; A rede elétrica “enxerga” o motor, por fase, como uma impedância igual:

4 Teste com Motor a Vazio

5 Teste com Motor a Vazio Considerando o circuito equivalente por fase do MIT, apresentado na Fig. 2.17, tem-se que o escorregamento é próximo de zero (rotor a vazio). Sendo assim, a parcela ´Rr/s torna-se muito grande e o circuito do rotor pode ser considerado um circuito aberto (impedância tende a um valor muito alto).

6 Teste com Motor a Vazio Assim, o circuito equivalente para o MIT a vazio torna-se próximo ao da Fig Comparando os circuitos das Fig a 2.18, conclui-se que :

7 Teste com Motor a Vazio Porém, não se pode igualar R0 a RS, pois em R0 ocorrem todas as perdas a vazio (perdas rotacionais e perdas no cobre) e RS representa apenas as perdas no cobre do estator. (1) (2)

8 Teste com Rotor Bloqueado
Para que o ensaio represente bem as condições nominais em motores de potência superior a 25 cv, utiliza-se para o ensaio de rotor bloqueado, freqüência de 15 Hz (recomendação da AIEE, American Institute of Electrical Engineers). No teste, os seguintes valores são medidos: VB , tensão reduzida aplicada ao motor, fase; IB , corrente absorvida da rede (nominal); PB , potência ativa trifásica;

9 Teste com Rotor Bloqueado
A rede elétrica “enxerga” o motor, por fase, como uma impedância igual: (3) A Fig representa o circuito equivalente.

10 Teste com Rotor Bloqueado
(4)

11 Teste com Rotor Bloqueado
Como na condição de rotor bloqueado o escorregamento vale 1 e o circuito equivalente é dado pela Fig

12 Teste com Rotor Bloqueado
Como: Considera-se a seguinte aproximação: Para a maioria dos motores vale também a relação:

13 Medida da Resistência Elétrica do Estator
Consiste em aplicar uma tensão contínua entre dois terminais da máquina e medir a corrente que circula entre estes mesmos terminais. Para este ensaio, é conveniente que o MIT esteja ligado em Y, como mostrado na Fig e que o teste seja repetido para as três ligações possíveis, determinando-se assim o valor médio de RS.

14 Lista de Exercícios Um M.I.T. de 10HP, 6 Pólos, 60Hz, opera a plena carga com escorregamento de 3%. As perdas rotacionais em plena carga somam 4% da potência de saída. Calcule: A rotação do eixo. (1.164 rpm); A potência fornecida ao rotor a plena carga. (7.998W); A perda no cobre do rotor. (240W); O torque eletromagnético (interno) a plena carga. (63,7Nm) Dados:

15 Solução: a) A rotação do eixo. b) A potência fornecida ao rotor a plena carga c) Perda no cobre do rotor:

16 Solução: d) O Torque eletromagnético a plena carga:

17 Lista de Exercícios 2) Um M.I.T. de 10HP, 6 Pólos, 60Hz, 220V (Y), tem as seguintes constantes do circuito equivalente por fase, referidas ao estator: Rs = 0,294Ω Xs = 0,503Ω Xm = 13,250Ω R´r = 0,144 Ω X´rb = 0,209Ω As perdas rotacionais são consideradas constantes e iguais a 403W. Para um escorregamento de 2,2%, calcule: A velocidade e o fator de potência. (1.174 rpm e 0,86i) O torque interno. (50Nm) A potência de saída. (5.715W) O rendimento. (86,4%)

18 A impedancia de entrada Zin é igual:
Solução: Zin A impedancia de entrada Zin é igual: Dados: A impedancia total de entrada do estator será: s = 0,022

19 A tensao de fase de terminal é igual:
Solução: Zin A tensao de fase de terminal é igual: Corrente de Estator será dada por:

20 a) A velocidade síncrona:
Solução: Zin a) A velocidade síncrona: a.1) A velocidade do rotor: b) O Fator de Potencia:

21 A potencia total transferida atraves do entreferro ( ):
Solução: Zin A potencia total transferida atraves do entreferro ( ): A potencia eletromagnética ou mecanica: A Potencia no eixo de saída ou util:

22 Velocidade angular síncrona:
Solução: Zin c) O Torque interno: Velocidade angular síncrona: Velocidade do rotor:

23 Solução: Zin d) O rendimento:


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