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A pesquisa em ensino de ciências no Brasil.

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Apresentação em tema: "A pesquisa em ensino de ciências no Brasil."— Transcrição da apresentação:

1 A pesquisa em ensino de ciências no Brasil.
Aula 8 IEEC_2017 Joana Andrade

2 História das Pesquisas em ensino de ciências
1972 e 1995: 572 documentos, sendo 498 dissertações, 67 teses de doutorado e 7 teses de livre-docência, com cerca da metade defendida em apenas três instituições acadêmicas: 29,4% na USP 18,0% na UNICAMP 5,4% na UFRJ As demais 28 instituições produtoras de trabalhos no campo de Ensino de Ciências contribuíram com um percentual inferior a 5,0%. (Megid Neto)

3 Temáticas de investigação em E. C. nos últimos 20 anos
Identificação de concepções alternativas de alunos; Proposição de modelos de ensino que as levem em consideração; Resolução de problemas; Ensino experimental; Análise de materiais didáticos; Relações: CTS em processos de ensino-aprendizagem; Linguagem e comunicação em sala de aula; Modelos e analogias; Concepções epistemológicas de professores; Propostas/modelos de formação docente; Questões curriculares e de avaliação; Políticas públicas de educação; Novas tecnologias de comunicação

4 As características inter ou multidisciplinares que esse tipo de pesquisa demanda fizeram entender, logo cedo, que conhecer profundamente apenas os conteúdos das disciplinas de Ciências e Matemática não bastava para se avançar no estudo das particularidades que os processos de ensino e de aprendizagem das Ciências demandam. Essa preocupação foi logo sentida por grupos de pesquisadores, que entenderam a necessidade de se dedicarem integralmente a esses estudos, oportunizando o surgimento, nas décadas de oitenta e noventa, de associações específicas de ensino, como Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia (SBenBio) Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (Abrapec). Nardi, 2015

5 https://sites.google.com/site/btdequi/tabela-geral-1

6 Cursos de Pós-Graduação na Área de Ensino de Ciências e Matemática (Fonte: Capes, 2015)

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9 Início do Programa em Educação
Programas de Pós-Graduação em Educação e Primeira Defesa na Área de Ensino de Ciências (I) Instituição Início do Programa em Educação Primeira Defesa em Ensino de Ciências PUC-RJ 1965 1972 PUC-SP 1969 1976 UFSM 1970 1979 USP 1971 UFF 1977 UFMG UFRGS UFRJ FGV 1980 PUC-RS UFBA UnB 1974 UNICAMP 1975

10 Início do Programa em Educação
Programas de Pós-Graduação em Educação e Primeira Defesa na Área de Ensino de Ciências (II) Instituição Início do Programa em Educação Primeira Defesa em Ensino de Ciências UFSCar 1976 1981 UFPR UFES 1978 1985 UFPE 1987 UERJ 1979 1989 UNESP 1984 1973 UFSC 1988 UFMT 1995

11 Produção 1972-2003 (1071 trabalhos)
Primeiras defesas: 9 trabalhos em 1972 USP (3) UFSM (3) UFRGS (1) PUC- RJ (1) UnB (1) Produção crescente ; final dos anos 90: 60 defesas/ano 51 instituições produtoras (eram 33 até 1995) 90% Sul-Sudeste (Sul 15% e Sudeste 75%)

12 Bretones

13 Bretones

14 Bretones http://www.xveneq2010.unb.br/resumos/R0282-2.pdf

15 Bretones http://www.xveneq2010.unb.br/resumos/R0282-2.pdf

16 USP- São Paulo Campinas Bauru São Paulo São Carlos Universidade Federal de São Paulo


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