A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO: DIREITO SÉRIE: 1 e 2º

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO: DIREITO SÉRIE: 1 e 2º"— Transcrição da apresentação:

1 CURSO: DIREITO SÉRIE: 1 e 2º
CURSO: DIREITO SÉRIE: 1 e 2º. Semestres DISCIPLINA: Economia

2 Plano de Ensino OBJETIVOS GERAIS
Proporcionar, ao aluno do Curso de Direito, noções básicas de economia procurando usar os conceitos transmitidos para a interpretação de questões atuais e destacar as interfaces desta ciência com o Direito.

3 Plano de Ensino OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Proporcionar aos alunos o domínio do conteúdo de conceitos básicos da economia que permitam a compreensão do funcionamento cotidiano do mercado bem como a importância da relação economia x direito estimulando, ao mesmo tempo, uma reflexão crítica sobre a estrutura social do País.

4 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1 - Origem, conceitos fundamentais, problemas e temas relevantes da economia. 2 - A evolução do pensamento econômico. 3 - O conceito de economia e o funcionamento do mercado. A lei da escassez e as necessidades humanas. Oferta x procura, preços e equilíbrio de mercado. Fatores de produção, produção e custos de produção.

5 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 4 - Economia e direito.
– Fundamentos jurídicos do mercado. – Estruturas de mercado (concorrência perfeita, oligopólio, monopólio, cartel) e o sistema brasileiro de defesa da concorrência. - A relação entre fornecedores e consumidores e o Código de Defesa do Consumidor.

6 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 5 - A atividade econômica nacional.
Conceitos básicos: PIB, renda, investimento. A distribuição da renda nacional. Objetivos e instrumentos de política econômica: política fiscal, política monetária, política cambial. O setor público na economia.

7 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 6 - O desenvolvimento e o crescimento econômico.
7 - Economia Internacional. Comércio internacional. O balanço de pagamentos. O papel das instituições multilaterais: FMI, Banco Mundial, OMC. A globalização como fenômeno multidimensional.

8 ESTRATÉGIA DE TRABALHO
A disciplina será desenvolvida com aulas expositivas e seminários com incentivo à participação dos alunos no questionamento e discussões. Apresentação, análise e discussão de artigos e material divulgado pela imprensa, conceitos teóricos com referência aos problemas econômicos atuais. Assuntos econômicos da atualidade.

9 Conteúdo Programático
Bibliografia Básica: CASTRO, Antonio Barros de; LESSA, Carlos. Introdução à economia. 37ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005. ROSSETTI, José Paschoal. Introdução à economia. 20ª ed. São Paulo: Atlas, 2005. VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval; GARCIA, Manuel E. Fundamentos de economia. São Paulo: Saraiva, 2005.

10 CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO:
A avaliação do rendimento escolar dos alunos é feita mediante elementos que comprovem, simultaneamente, assiduidade e aproveitamento de estudos.

11 ASSIDUIDADE Aluno assíduo é aquele que além de ir às aulas tem compromisso com o que faz em aula ou em função da aula .

12 ATENÇÃO FALTAS – 25% - MAXIMO NO SEMESTRE. (15 faltas)
CELULAR/NOTE/TABLETS.

13 As funções básicas do Professor
Facilitar o processo de aprendizado; Conduzir este processo; Estimular os participantes do processo.

14 As funções básicas do Aprendiz/Bacharel
Participar de forma proativa do processo de aprendizado; Definir os seus próprios limites na apreensão deste processo; Estimular os demais participantes do processo.

15 Juramento do Bacharel em Direito
”Prometo acreditar no direito como melhor forma para a convivência humana, fazendo da justiça o meio de combater a violência e de socorrer os que dela precisarem, servindo a todo ser humano, sem distinção de classe social ou poder aquisitivo, buscando a paz como resultado final. E, acima de tudo, juro defender a liberdade, pois, sem ela, não há direito que sobreviva, justiça que se fortaleça e nem paz que se concretize.”

16 Próxima aula após o carnaval A importância da Economia no Direito
Em momentos de crise como o atualmente vivido por nosso país, inclusive com cortes em programas sociais do governo, torna-se mais que necessário que o direito e a economia caminhem juntos.

17 A relação entre o direito e a economia, muitas vezes não é bem compreendida, ou mesmo aceita por alguns.

18 Certamente, contribui para isso o fato do direito ter como objetos de análise institutos como justiça e equidade, enquanto que a economia volta seus olhos para aspectos como o comportamento humano, a eficiência e a alocação de recursos.

19 Outra barreira: impressão de que a economia se liga unicamente a considerações financeiras e riqueza material. reconhecemos que, no fim das contas, os problemas resolvidos pelo direito, na maioria das vezes, acabam numa solução tipicamente financeira (indenização, multa, etc.).

20 Código de defesa do consumidor
Regime de Incentivos (financeiros, tributação, subsídios)

21 Diante deste paradoxo (necessidades infinitas x recursos escassos), os defensores da análise econômica do direito encontram um campo fértil para desenvolver sua teoria, que defende a aplicação do raciocínio econômico no direito, com a finalidade de analisar as leis e outros institutos jurídicos, como a decisão judicial e seus impactos.

22 Introdução O mundo passa por transformações.
A velocidade do fluxo de informações. Eliminou virtualmente as fronteiras geográficas, políticas e comerciais criando um fenômeno comercial irreversível: a globalização. O menor sobressalto em um deles se reflete nos demais em questão de segundos. Conhecer e estar bem adaptado às novas condições, além de ser ágil na tomada de decisões, são fatores que determinam o sucesso frente às oportunidades oferecidas pelos ativos financeiros mundiais.

23 A economia Brasileira Hoje

24 Brasil Embora esteja passando por um momento de crise, provocada principalmente por problemas políticos, o Brasil ainda apresenta uma economia forte e sólida.

25 Brasil O país é um grande produtor e exportador de mercadorias de diversos tipos, principalmente commodities minerais, agrícolas e manufaturados. As áreas de agricultura, indústria e serviços são bem desenvolvidas e encontram-se, atualmente, em bom momento de expansão.

26 Brasil Considerado um país emergente, o Brasil ocupa o 9º lugar no ranking das maiores economias do mundo (em volume de PIB de 2014). O Brasil possui uma economia aberta e inserida no processo de globalização.

27 Introdução à Economia Economia

28 Economia Sua concepção:
A economia repousa sobre os atos humanos e é por excelência uma ciência social. Conceito de Ciências Sociais : é um ramo da ciência, distinto das humanidades, que estuda os aspectos sociais do mundo humano, ou seja, a vida social de indivíduos e grupos humanos.  Fevereiro 2017

29 Apesar da tendência atual ser a de se obter resultados cada vez mais precisos para os fenômenos econômicos é quase que impossível se fazer análises puramente frias e numéricas, isolando as complexas reações do homem no contexto das atividades econômicas.

30 Conhecer alguns conceitos teóricos da Ciência Econômica
Objetivo Conhecer alguns conceitos teóricos da Ciência Econômica

31 Ciência Econômica Ciência que, tendo por base o uso mais eficiente de recursos materiais escassos, estuda a atividade produtiva destinada à produção de bens e serviços, através das variações e combinações dos fatores da produção – recursos naturais, trabalho, capital e iniciativa – balizadas por sua oferta e procura, pelos preços dos bens e serviços, pela distribuição de renda e pelas disponibilidades financeiras para sua execução.

32 Conceitos Básicos Economia Fechada -- Não interage com outras economias do mundo Economia Aberta Interage livremente com outras economias do mundo

33 Conceitos Básicos Economia Aberta
compra e vende produtos e serviços nos mercados mundiais Compra e vende ativos financeiros nos mercados financeiros mundiais

34 Problemas econômicos fundamentais
Necessidades Humanas: Ilimitadas / Infinitas. Versus Recursos Produtivos (Fatores de Produção) (Recursos naturais, Mão de Obra, Capital) Limitados e Finitos Problema Escassez: natureza limitada dos recursos da sociedade. (restrição física dos recursos)

35 Problemas econômicos fundamentais
O QUE e QUANTO produzir ? A sociedade deve produzir mais bens de consumo ou bens de capital, e quanto ? COMO produzir ? Questão de eficiência produtiva. Capital ou mão-de-obra intensiva. PARA QUEM produzir ? Como será a distribuição de renda gerada pela atividade econômica. Quais os setores beneficiados.

36 Sistema Econômico / Organização Econômica
É a forma como a sociedade está organizada para desenvolver as atividades econômicas. Atividades de produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços.

37 INFRA ESTRUTURA SETORES DA ECONOMIA SETOR SETOR PRI MÁ RIO TERCIÁ- RIO
SECUN- DÁRIO

38 Economias de Mercado - Sistema de concorrência pura
(sem interferências do governo) - Sistema de concorrência mista (com interferência governamental)

39 Bibliografia Recomendada
Adam Smith (1776) – Livro: A Riqueza das Nações

40 Para uma boa economia dar certo:
um sistema na qual houvesse necessariamente liberdade e a não intervenção governamental por meio de regulamentações públicas e monopólios privados sancionados e protegidos pelo Estado.

41 Sistema de concorrência pura
Laissez-faire: O mercado resolve os problemas econômicos fundamentais (o que e quanto, como e para quem produzir), como guiados por uma mão invisível, sem a intervenção do governo. Mão invisível: mecanismo de preço que promove o equilíbrio dos mercados.

42 Sistema de concorrência pura
Excesso de oferta (escassez de demanda) Formam-se estoques Redução de preços Até o equilíbrio Existirá concorrência entre empresas para vender os bens aos escassos consumidores.

43 Existirá concorrência entre consumidores para compra.
Sistema de concorrência pura Excesso de demanda (escassez de oferta) Formam-se filas Tendência ao aumento de preços Até o equilíbrio Existirá concorrência entre consumidores para compra.

44 ECONOMIA O foco de análise da Ciência Econômica é a
escassez e suas consequências. Definição: Economia é a ciência da escolha , quando os recursos são escassos, ou seja, insuficientes para satisfazer necessidades e desejos ilimitados dos indivíduos.

45 ECONOMIA Estudar Economia é estudar o processo de
tomada de decisão em um ambiente de escassez. Assim, o economista analisa o comportamento individual ou coletivo, partindo da hipótese de que os indivíduos cotidianamente possuem objetivos atingíveis e tendem a escolher a melhor forma para alcançá-los.

46 ECONOMIA MICRO E MACRO

47 MACROECONOMIA a renda nacional, o consumo, a poupança, o investimento,
Parte da ciência econômica que focaliza o comportamento do sistema econômico como um todo e tem como objeto de estudo as relações entre os grandes agregados estatísticos: a renda nacional, o consumo, a poupança, o investimento, a oferta e a procura de moeda, o nível de preços e o nível de emprego.

48 O objeto de estudo pode ser a unidade de produção (empresa) ou a de consumo (família), que é a microeconomia, assim como toda a sociedade, a macroeconomia. Ex: Objeto de estudo: Floresta Microeconomia: estudaria as espécies vegetais que a compõe. Macroeconomia: partiria da floresta como um todo, não se preocupando em distinguir seus elementos.

49 Medidas Macroeconômicas
Produto da Economia PIB: o valor total da produção de bens finais e serviços gerados dentro dos limites geográficos de uma economia, durante um determinado período de tempo. PNB: valor total de renda recebida pelos residentes domésticos, num determinado período de tempo. PNB = PIB + RLRE Onde: RLRE = Receita Líquida Recebida do Exterior

50 Produto: PIB e PNB PIB BR PNB Ex. Indústrias de Máquinas e Ferramentas Romi, seus proprietários são residentes no Brasil e há Fábricas no Brasil e no Exterior: PIB (do Brasil) = Produção no Brasil PNB (do Brasil)= Produção no Brasil e no Exterior

51 Noções de Macroeconomia
Teoria e Política Macroeconômica Trata da evolução da economia como um todo Analisando: Comportamento Agregados econômicos RENDA EMPREGO PRODUTO NACIONAL DESEMPREGO INVESTIMENTO ESTOQUE DE MOEDA POUPANÇA TAXA DE JUROS CONSUMO BALANÇO DE PAGTOS NÍVEL GERAL DE PREÇOS TAXA DE CAMBIO

52 Divisão do Estudo Econômico
Desenvolvimento Econômico: estuda modelos de Desenvolvimento que levem à elevação do padrão de vida (bem estar) da coletividade. Questões estruturais, de longo prazo (crescimento da renda per capita, distribuição de renda, evolução tecnológica). Economia Internacional: estuda as relações de troca entre países (transações de bens e serviços e transações monetárias). Trata-se da determinação da taxa de câmbio, do comércio exterior e das relações financeiras internacionais.

53 MODELO DE QUESTÕES PARA A PROVAS

54 01 - A expressão francesa laissez-faire, foi o estandarte do período liberal e, nos idos do século XVIII, inspirou os primeiros passos da economia como ciência. A ideologia traduzida pela bandeira dos liberalistas era: O mercado é incapaz de se guiar por si próprio; exige governo autoritário; A vida econômica precisa ser regulada como um todo; exige governo centralizador; A nação precisa de reformas sociais permanentes; exige governo reformista; O mercado é autorregulado por uma força natural; exige governo liberal; O mercado é incapaz de se organizar por si só; exige governo forte e participativo.

55 01 - A expressão francesa laissez-faire, foi o estandarte do período liberal e, nos idos do século XVIII, inspirou os primeiros passos da economia como ciência. A ideologia traduzida pela bandeira dos liberalistas era: O mercado é incapaz de se guiar por si próprio; exige governo autoritário; A vida econômica precisa ser regulada como um todo; exige governo centralizador; A nação precisa de reformas sociais permanentes; exige governo reformista; O mercado é autorregulado por uma força natural; exige governo liberal; O mercado é incapaz de se organizar por si só; exige governo forte e participativo.

56 02 - A questão central do problema econômico “como será produzido”, diz respeito a:
À escolha dos produtos que melhor atendem às necessidades da sociedade; À parcela de recurso que pode, sem prejuízo social, ser desviada para a produção de bens supérfluos; À fixação de uma pauta de produção que atenda ás necessidades básicas da sociedade; À estrutura de repartição da renda que determinará a possibilidade individual de acesso aos bens produzidos; À determinação da tecnologia a ser utilizada na produção.

57 02 - A questão central do problema econômico “como será produzido”, diz respeito a:
À escolha dos produtos que melhor atendem às necessidades da sociedade; À parcela de recurso que pode, sem prejuízo social, ser desviada para a produção de bens supérfluos; À fixação de uma pauta de produção que atenda ás necessidades básicas da sociedade; À estrutura de repartição da renda que determinará a possibilidade individual de acesso aos bens produzidos; À determinação da tecnologia a ser utilizada na produção.

58 03 - A cada momento novos desafios (problemas) para o mundo da economia vêm surgindo. Um deles é satisfazer as necessidades humanas e que determinado bem econômico, seja ele, um bem tangível ou intangível. É através dessas necessidades humanas que a Economia entra em campo para responder as indagações seguintes: “O que, Quanto, Como e Para Quem produzir”. A questão do problema econômico “para quem produzir” corresponde a resposta: ( assinale com V as verdadeiras e com F as falsas). Em seguida, assinale a opção que contem a sequência correta das avaliações. ( ) À escolha dos produtos que melhor atendem às necessidades da sociedade; ( ) À parcela de recurso que pode, sem prejuízo social, ser desviada para a produção de bens supérfluos; ( ) À fixação de uma pauta de produção que atenda ás necessidades básicas da sociedade; ( ) À estrutura de repartição da renda que determinará a possibilidade individual de acesso aos bens produzidos; ( ) À determinação da tecnologia a ser utilizada na produção. A.V, V, V, V, V. B.V, V, V, F, V. C.V, F, V, V, V D.F, F, F, V, F E.F, F, V, V, V

59 03 - A cada momento novos desafios (problemas) para o mundo da economia vêm surgindo. Um deles é satisfazer as necessidades humanas e que determinado bem econômico, seja ele, um bem tangível ou intangível. É através dessas necessidades humanas que a Economia entra em campo para responder as indagações seguintes: “O que, Quanto, Como e Para Quem produzir”. A questão do problema econômico “para quem produzir” corresponde a resposta: ( assinale com V as verdadeiras e com F as falsas). Em seguida, assinale a opção que contem a sequência correta das avaliações. ( F) À escolha dos produtos que melhor atendem às necessidades da sociedade; ( F) À parcela de recurso que pode, sem prejuízo social, ser desviada para a produção de bens supérfluos; ( F) À fixação de uma pauta de produção que atenda ás necessidades básicas da sociedade; (V) À estrutura de repartição da renda que determinará a possibilidade individual de acesso aos bens produzidos; ( F) À determinação da tecnologia a ser utilizada na produção. A.V, V, V, V, V. B.V, V, V, F, V. C.V, F, V, V, V D.F, F, F, V, F E.F, F, V, V, V

60 Microeconomia

61 Microeconomia É a parte da ciência econômica que focaliza o comportamento das empresas no mercado. Compreendendo: a função de produção a função de custos, a oferta e a procura nos diferentes tipos de mercado a ação dos consumidores individuais no mercado de bens e serviços. ECONOMIA - PM

62 Mais uma definição .... Microeconomia: é o ramo da Teoria Econômica que estuda o funcionamento do mercado de um determinado produto ou grupo de produtos, ou seja, o comportamento dos compradores (consumidores) e vendedores (produtores) de tais bens. Estuda o comportamento de consumidores e produtores e o mercado no qual interagem. Preocupa-se com a determinação dos preços e quantidades em mercados específicos. Ex.: Evolução dos preços internacionais do barril de petróleo. O nível de vendas no varejo, numa capital.

63 Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado.
Fundamentos de Microeconomia Análise da Demanda de Mercado Análise da Oferta de Mercado O Equilíbrio de Mercado

64 Fundamentos de Microeconomia
Microeconomia (Teoria de Preços) – estuda o comportamento das famílias e (Consumidores) das empresas e (Firmas) os mercados (Mercados específicos) nos quais operam.


Carregar ppt "CURSO: DIREITO SÉRIE: 1 e 2º"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google