A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orientação Alopsíquica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orientação Alopsíquica"— Transcrição da apresentação:

1 Orientação Alopsíquica
Elie Cheniaux

2 Introdução Definição de orientação Tipos de orientação
É a capacidade de se situar em relação a si mesmo e ao ambiente. Não é propriamente uma função psíquica, consiste no resultado dos rendimentos e da integração de diversas funções psíquicas. Resulta especialmente da atividade de apercepção (ou apreensão). Tipos de orientação Orientação autopsíquica: componente da consc. eu Orientação alopsíquica: refere-se ao mundo ext.

3 Subdivisões da orientação alopsíquica
Orientação no tempo Aquisição mais tardia que a espacial. Orientação no espaço Orientação quanto às outras pessoas Orientação situacional A razão de estar num determinado lugar e que tipo de relação se tem com as pessoas ali. Relacionada às outras formas de orientação alopsíquica e com a autopsíquica também.

4 Alterações da orientação alopsíquica
Os componentes da orientação não são necessariamente afetados de forma uniforme. Um distúrbio da orientação pode ser parcial ou total. Via de regra, a orientação no tempo se altera mais precocemente que a espacial. Na prática, a orientação alopsíquica não se altera primariamente. As alterações da orientação alopsíquica podem ser divididas em quantitativas (desorientações) e qualitativas (falsas orientações). A desorientação alopsíquica muitas vezes se acompanha de perplexidade, de vivências de estranheza.

5 Alterações quantitativas
Desorientação confusional No “delirium”. Desorientação amnéstica No tr. amnéstico, na demência e tr. dissociativos. Desorientação apática Por desinteresse; na EQZ e na depressão.

6 Alterações quantitativas
Desorientação delirante Na síndrome de Capgras (“jamais vu”) Desorientação por déficit intelectivo Por apreensão deficiente do mundo ext.; na demência e no retardo mental Desorientação por estreitamento da consciência Nos estados crepusculares epiléptico e histérico.

7 Alterações qualitativas
Falsa orientação confuso-onírica No “delirium” com alt. da sensopercepção. Falsa orientação paramnéstica Relacionada a uma fabulação; na demência e no tr. amnéstico

8 Alterações qualitativas
Falsa orientação delirante Pode ocorrer dupla-orientação Na síndrome de Fregoli (“déjà vu”) Falsa orientação por estreitamento da consciência Na ecmnésia; em estados crepusculares epiléptico e histérico.

9 O exame da orientação alopsíquica
Interrogatório Algumas vezes as perguntas podem se tornar desnecessárias. Expressão fisionômica Perplexidade Orientação temporal Ordenação cronológica do relato. Erros quanto à própria idade. Tempo estimado da entrevista.

10 O exame da orientação alopsíquica
Orientação espacial O caminho para voltar para a casa. Estar espacialmente desorientado na própria casa é bem mais grave do que numa enfermaria em que ele está chegando pela primeira vez. Orientação quanto à situação e às outras pessoas É importante observar se o paciente se comporta como se estivesse entendendo o que se passa à sua volta; e observar como ele se relaciona com seus familiares, se parece reconhecê-los como tais.

11 A orientação alopsíquica nos principais transtornos mentais
Demência Tr. Amnéstico Delirium Esquizofrenia Mania Depressão Intoxicação por alucinógenos Retardo mental Tr. Dissociativos Epilepsia


Carregar ppt "Orientação Alopsíquica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google