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Pedro.celestino@clubedeengenharia.org.br APRESENTAÇÃO DO SINICON SOBRE O EMPREGO E OS IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO PESADA NA ECONOMIA (*) dados atualizados.

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1 APRESENTAÇÃO DO SINICON SOBRE O EMPREGO E OS IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO PESADA NA ECONOMIA (*) dados atualizados em 27/07/2016

2 O que houve com o emprego na Construção Pesada?
Fonte: RAIS/CAGED-MTE. Elaboração: LCA Nº de postos de trabalho em dezembro de cada ano (milhares)

3 Postos de trabalho no início do ano
A perda de postos de trabalho na construção pesada não decorre de aumento das demissões, mas da falta de novas obras Ano Postos de trabalho no início do ano Admitidos no ano Desligados no ano Saldo no ano 2012 1.020 977 948 29 2013 1.049 981 971 10 2014 1.059 889 950 -61 2015 998 620 795 -175 2016* 823 262 302 -40 Fonte: RAIS/CAGED-MTE. Elaboração: LCA. ¹ Valores de 31/dez do ano anterior * Dados acumulados até junho/16

4 O que houve com o emprego na Construção Pesada?
O Brasil perdeu, nos últimos 24 meses (entre junho de e junho de 2016), 2,05 milhões de postos de trabalho. Destes, 700,2 mil postos (34,2%) foram perdidos na construção em geral (pesada + edificações e instalações). Somente na construção pesada perderam-se 296,9 mil postos, ou seja, 14,5 % do total das perdas do país.

5 Emprego na Construção: Jun 2014 a Jun 2016
(em mil postos de trabalho) Jun/14 Jun/15 Jun/16 Variação Jun/15 e Jun/16 Jun/14 e Jun/16 PESADA (infraestrutura e montagem) 1.080 928 783 -16% -27% CIVIL (edificações e Instalações) 2.071 1.952 1.667 -15% -19% TOTAL DA CONSTRUÇÃO 3.151 2.880 2.451 -22% Fonte: RAIS/CAGED-MTE.

6 2,2% vs. 14,5% !!! Qual a dimensão disto?
O setor da construção pesada representava 2,2% do total de empregos do país¹ e respondeu por 14,5% da redução de postos de trabalho nos últimos 2 anos. 2,2% vs. 14,5% !!! ¹ Em junho de Participação caiu para 1,7% em junho de 2016.

7 Efeitos Multiplicadores dos investimentos no setor de Construção Pesada
R$ 1,6 milhão de valor adicionado Incremento marginal no PIB gerado por efeitos diretos, indiretos e renda R$ 1 milhão investido na produção do setor de Construção Pesada 56 ocupações Aumento no total de pessoas ocupadas, ao longo de um ano R$ 538 mil em salários Acréscimo de massa salarial Elaboração: LCA com base nos dados das Contas Nacionais e PAIC – IBGE (2009) 7

8 Efeitos Multiplicadores: impactos sobre a cadeia produtiva
O efeito matricial mostra a relevância do setor de Construção Pesada ao longo da cadeia produtiva: (i) Adição de valor nos demais setores (ii) Inter-relações setoriais Ofertantes de Insumos Construção Pesada Demandantes de Produtos Exemplos: Produtos de minerais não-metálicos; Tintas; Cimento; Serviços. Exemplos: Comércio, Transporte Políticas públicas no setor de Construção Pesada impactam outros setores, por conta de seus encadeamentos 8

9 Efeitos Multiplicadores: o setor de Construção Pesada e suas inter-relações setoriais
Produtos de minerais não-metálicos Intermed. financeira e seguros R$ 60 mil R$ 92 mil Investimento de R$ 1 milhão no setor de Construção Pesada gera R$ 1,6 milhões de valor adicionado na economia R$ 173 mil Comércio Alimentos e Bebidas Construção Pesada R$ 1 Milhão R$ 26 mil R$ 1 MM Transporte, armazenagem e correio Refino de petróleo e coque Serviços imobiliários e aluguel R$ 19 mil Serviços prestados às empresas R$ 68 mil Elaboração: LCA com base nos dados das Contas Nacionais - IBGE (2009) R$ 57 mil Demais 49 setores: R$ 1 milhão R$ 105 mil Aumentos na produção do setor de Construção Pesada possuem reflexos praticamente em todos os outros setores econômicos do País 9 9

10 Custo de Logística no Brasil: 15,4% do PIB
O segmento de Construção Pesada gera efeitos de longo prazo na economia Retração de grandes obras interrompe atividade econômica em diversos níveis, com forte impacto na evolução econômica ao longo do tempo Custo de Logística no Brasil: 15,4% do PIB Redução para nível do Canadá (9%) implicaria redução de R$ 279 bi nos custos¹ Elaboração: LCA, com base em Haddad et al., “Impactos Socieconômicos de Grandes Investimentos em Transportes no Estado do Pará”(2011); ¹ Estudos internacionais compilados pela Boston Logistics Group (2012) 10


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