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V SiGI – 31 de Agosto a 2 de Setembro.

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1 V SiGI – 31 de Agosto a 2 de Setembro.
Guia de Regras V SiGI – 31 de Agosto a 2 de Setembro.

2 Sumário Chamada Agenda Tipos de Debates Questões Moções
Proposta de Resolução

3 Chamada Iniciada a seção, será feita uma chamada, a qual a delegação pode responder de duas formas: Presente – Pode se abster de votações. Presente Votante – É obrigado a votar.

4 Agenda A Agenda do Comitê é um documento de programação estabelecido para orientar as discussões da sessão. Nela estão divididos os tópicos que devem ser resolvidos durante as discussões.

5 São três os tipos de debates:
Lista de Oradores Debate Moderado Debate não-moderado

6 Tipos de Debates Lista de Oradores: Modelo de debate onde a mesa apenas media o debate, sendo a ordem de oradores estabelecida através de uma lista organizada pelos voluntários do comitê. Nesse tipo de debate, para que o delegado se pronuncie, basta que solicite o voluntário a introduzir o nome da sua representação nessa lista. Esse é o debate base de um comitê.

7 Tipos de Debates Debate Moderado: Modelo de debate onde a moderação da Mesa Diretora é integral. O Debate Moderado acontece com um número pré-estabelecido de discursos, e é introduzido por uma moção. A Mesa Diretora escolhe as delegações que desejam se pronunciar, quando aquelas que desejarem erguerem suas placas.

8 Tipos de Debates Debate Não-Moderado: Modelo de debate onde a mesa não exerce moderação, controlando apenas o tempo de debate, a menos que seja necessária a imposição da ordem. Nesse tipo de debate os delegados tem a liberdade de sair de seus lugares e até mesmo do comitê. O Debate Não-Moderado é introduzido por uma moção, que geralmente é solicitada para confecção e/ou discussão de documentos resolutivos.

9 As questões são divididas em três tipos:
Questões de Dúvida: referente às regras do comitê; Ex.: Quantos debates ainda serão reconhecidos para finalizar o debate moderado; quanto tempo falta para o encerramento da seção; OBS.: Questões relativas ao tema e discussão do comitê não se enquadram nesse tipo de questão. Tais questões (se houverem) podem e devem ser feitas diretamente a mesa diretora, preferivelmente antes do inicio das discussões.

10 Questões Questão de Ordem: quando há erros na organização do comitê, por parte da mesa diretora; Ex.: Delegações repetidas na lista de oradores, delegação que não foi reconhecida na lista de chamada; OBS.: Tais questões não podem atrapalhar o discurso de nenhum delegado. Dessa forma, se houverem questões de ordem pendentes, deve-se esperar que sejam solicitadas.

11 Questões Questão de Privilégio Pessoal: quando algum delegado sentir-se desconfortável ou constrangido por outro delegado; Ex.: Casos em que não há compreensão da fala de um discurso realizado, por barulhos ou pelo delegado estar se pronunciando em volume baixo, casos de ofensa em discursos; OBS.: Em caso de desconforto com o ambiente – como no caso da temperatura da sala estar muito baixa – deve ser enviado a mesa um bilhete informando a situação. A mesa então tomará as providências necessárias em momento oportuno.

12 Moções As moções são reivindicadas apenas em regime de debate de lista de oradores. Para realizar um pedido de moção três passos fazem-se obrigatórios: dizer qual o tipo da moção, suas especificidades e apresentar um motivo plausível para mesa, que pode acatá-la ou não, de acordo com o andamento do comitê.

13 Moções Moção para reconhecimento: as delegações que chegarem após realizada a chamada e os debates terem iniciado, deverão pedir moção para reconhecimento, para formalmente participarem das discussões. Ex: DIRETOR: “Há alguma questão ou moção?” DELEGADO X:“Moção de reconhecimento.” DIRETOR: “O senhor se declara presente ou presente votante?” DELEGADO X: “Presente votante” DIRETOR: “A delegação X agora é reconhecida pela mesa diretora”

14 Moções Moção para debate moderado: reivindicada a alteração do regime de debate, o delegado que pediu-a deve expor o tempo de duração do debate, o tempo de cada discurso e uma justificativa. Ex.: DIRETOR: “Alguma questão ou moção?” DELEGADO X: “Moção para debate moderado com tempo de 10 minutos e discursos de 50 segundos, a fim de dinamizar as discussões, visto que a lista de oradores está muito extensa.”

15 Moções Moção para debate não-moderado: o delegado que a reivindica deve determinar a duração do debate e uma justificativa, para assim a mesa diretora acatá-la ou não. Ex.: DIRETOR: “Alguma questão ou moção” DELEGADO X: “Moção para debate não-moderado com tempo de 5 minutos para a conclusão de documento de resolução.”

16 Moções Moção para adiamento de seção: as seções tem horários de início e término pré-estabelecidos pelo secretariado, podendo ser alterados de acordo com o andamento do comitê. Chegando próximo ao fim da seção a mesa encoraja as delegações a pedirem adiamento de seção, uma vez que a mesa não pode dar a seção por encerrada sem o consentimento dos delegados. Ex: DELEGADO X: “Moção para adiamento de seção, visto que está na hora do almoço.”

17 Moções Moção para fechamento ou encerramento de lista de oradores: Durante o curso da lista de oradores específica para discussão de resolução ou emenda, ou para a lista de oradores de um tópico após esse ser resolvido, pode-se apresentar uma moção para o fechamento da lista de oradores. Se aprovada, a lista será fechada e nenhuma representação poderá ser adicionada a ela, podendo as delegações já inscritas discursarem. A moção para encerramento, finalizará a lista de oradores não sendo mais reconhecidos discursos.

18 Moções Moção para Introdução de documento: Após a apreciação de um Documento de Trabalho, Proposta de Resolução ou de Emenda pela Mesa, será necessário a introdução desse documento, proposta, emenda para que tal tenha validade na Conferência. As moções para introdução de documentos são automaticamente acatadas pela Mesa, justificada pela política de signatários. Essas moções também podem ser propostas por qualquer delegado.

19 Proposta de Resolução A Proposta de Resolução, como o nome diz, tem como objetivo resolver as questões abordadas na agenda. A cada tópico, os delegados devem, em conjunto, apresentar um documento onde contenham as propostas para deliberar sobre o assunto discutido. Após a elaboração da Proposta de Resolução, esta é introduzida junto á Mesa Diretora, através da Moção para Introdução de Documentos, e a Mesa acatará a moção, caso haja o número de signatários previstos. Em seguida, algum dos signatários irá ler a proposta, e discutir junto aos outros delegados, e posteriormente, o comitê irá para o processo de votação dessa proposta.


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