A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP"— Transcrição da apresentação:

1 Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP
DECLARAÇÃO DE FÉ Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

2 CAPÍTULO 1 -SOBRE AS SAGRADAS ESCRITURAS
Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus CREMOS Na inspiração divina verbal e plenária da Bíblia Sagrada, única regra infalível de fé e prática para a vida e o caráter cristão (2 Tm ).

3 CAPÍTULO 1 -SOBRE AS SAGRADAS ESCRITURAS
1.- Estrutura pág 2.- Classificação pág 3.- Propósito pág 4.- O poder da Palavra de Deus pág 5.- Os livros apócrifos e pseudoepígrafos pág 6.- Mensagem pág

4 CAPÍTULO 1 -SOBRE AS SAGRADAS ESCRITURAS
6. Mensagem. A Bíblia é, a mensagem clara, objetiva, entendível, completa e amorosa de Deus, cujo alvo principal é, pela persuasão do Espírito Santo, levar- nos à redenção em Jesus Cristo.

5 CAPÍTULO 1 -SOBRE AS SAGRADAS ESCRITURAS
Portanto a mensagem central da Bíblia é o salvador Senhor Jesus Cristo. A própria Bíblia declara isto em Lucas 24:27: “E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras”.

6 CAPÍTULO 1 -SOBRE AS SAGRADAS ESCRITURAS
No mesmo capítulo, no versículo 44, o próprio Senhor Jesus afirmou: “E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos”.

7 CAPÍTULO 1 -SOBRE AS SAGRADAS ESCRITURAS
E por fim, em João 5:39, ele reafirma: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam”.

8 CAPÍTULO 1 -SOBRE AS SAGRADAS ESCRITURAS
Nós entendemos a Bíblia Sagrada, primeiramente pela atuação do Espírito Santo: “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus” (Rm 8.14).

9 CAPÍTULO 1 -SOBRE AS SAGRADAS ESCRITURAS
Nós a interpretamos observando as regras gramaticais e o contexto histórico e literário O método histórico gramatical tem por objetivo achar o significado de um texto sobre a base do que suas palavras expressam em seu sentido simples, à luz do contexto histórico em que foram escritas.

10 CAPÍTULO 1 -SOBRE AS SAGRADAS ESCRITURAS
A interpretação é executada de acordo com regras gramaticais e semânticas comuns à exegese de qualquer texto literário, baseada na situação do autor e do leitor de seu tempo.

11 CAPÍTULO 1 -SOBRE AS SAGRADAS ESCRITURAS
O Dr. Russel Shedd, citando E. D. Hirsch, afirma que “a interpretação autorizada não pode fugir da intenção do autor”. É claro que isto não significa uma leitura superficial do texto.

12 CAPÍTULO 1 -SOBRE AS SAGRADAS ESCRITURAS
Este tipo de exegese demanda um conhecimento dos antecedentes lingüísticos, históricos, culturais e geográficos da passagem. O Dr. E. Muller, em termos simples e objetivos, propõe três estágios para o método:

13 CAPÍTULO 1 -SOBRE AS SAGRADAS ESCRITURAS
1º) observação (o que diz o texto); 2º) interpretação (o que quer dizer o texto) e 3º) aplicação (o que o texto quer dizer para nós).

14 CAPÍTULO 1 -SOBRE AS SAGRADAS ESCRITURAS
Este método teve seus antecedentes na Escola de Interpretação de Antioquia, no século IV (Teodoro de Mapsuéstia e João Crisóstomo), e foi posteriormente revitalizado durante a Reforma, no século XVI.

15 CAPÍTULO 1 -SOBRE AS SAGRADAS ESCRITURAS
Tanto Lutero insistia em que a função do intérprete é expor o texto em seu sentido literal, a não ser que a natureza do seu conteúdo exija uma interpretação diferente (figurada).

16 CAPÍTULO 1 -SOBRE AS SAGRADAS ESCRITURAS
De acordo com Lutero, uma interpretação adequada da Escritura deve proceder de uma compreensão literal do texto. O intérprete deve considerar em sua exegese as condições históricas, a gramática e o contexto.

17 CAPÍTULO 1 -SOBRE AS SAGRADAS ESCRITURAS
Lutero acreditava também que a Bíblia é um livro claro. Ele declara: “A razão natural produz a heresia e o erro. A fé ensina a verdade pura, e a ela se atém. Aquele que se ativer à Escritura verá que não mente nem engana” (Martinho Lutero, Sammtliche Schriften, herausgegeben von dr. Joh. Georg Walch, 2. Auflage (St. Louis: Concordia, ) – 11. p.162);

18 CAPÍTULO 1 -SOBRE AS SAGRADAS ESCRITURAS
“A Escritura não pode errar” ( W2 – 14, p. 1073); “Quem for ousado o bastante para acusar a Deus de fraude e de logro em uma única palavra e assim o fizer intencionalmente reiteradas vezes depois

19 CAPÍTULO 1 -SOBRE AS SAGRADAS ESCRITURAS
depois de ter sido advertido e instruído uma ou duas vezes, arrisca-se a acusar de fraude e de logro a Deus também em todas as suas palavras. Portanto, é verdade, total e sem exceção, que devemos crer em tudo ou então em nada. O Espírito Santo não se divide, de tal modo que ensine uma doutrina da maneira correta e outra de maneira errada” (D. Martin Luthers Werke, Kritishe Gesamtsausgabe (Weimar: Bohlau, 1883)- WA 54, 158. V. 56, 249; 32, 59: 50, 269).

20 CAPÍTULO 1 -SOBRE AS SAGRADAS ESCRITURAS
Zuck faz a seguinte afirmação: “Quando os reformadores (Martinho Lutero, Philip Melanchton, João Calvino, Ulrich Zuínglio e outros) acentuaram a necessidade de retorno às Escrituras, eles ressaltaram a interpretação histórica, gramatical. Com histórica, estavam-se

21 CAPÍTULO 1 -SOBRE AS SAGRADAS ESCRITURAS
referindo ao contexto em que os livros da Bíblia foram escritos e às circunstâncias em jogo. Com “gramatical”, referiam-se à apuração do sentido dos textos bíblicos mediante estudo das palavras e das frases em seu sentido normal e claro”.

22 CAPÍTULO 1 -SOBRE AS SAGRADAS ESCRITURAS
A Bíblia fornece-nos, ainda, o conhecimento essencial e indispensável à nossa comunhão com o Pai Celeste e com o nosso próximo.

23 CAPÍTULO 1 -SOBRE AS SAGRADAS ESCRITURAS
“Aproximou-se dele um dos escribas que os tinha ouvido disputar, e sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos? E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus, e que não há outro além dele;” Marcos 12:28-32

24 CAPÍTULO 1 -SOBRE AS SAGRADAS ESCRITURAS
Assim sendo, não necessitamos de uma nova revelação extraordinária ou pretensamente canônica para a nossa salvação e o nosso crescimento espiritual.

25 CAPÍTULO 1 -SOBRE AS SAGRADAS ESCRITURAS
O próprio Deus ordena que conservemos íntegra a sua Palavra: “Nada acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, que eu vos mando” (Dt 4.2).

26 CAPÍTULO 1 -SOBRE AS SAGRADAS ESCRITURAS
O livro de Provérbios reafirma a inteireza e a pureza da Bíblia Sagrada: “Toda palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda, e sejas achado mentiroso” (Pv 30.5,6).

27 CAPÍTULO 1 -SOBRE AS SAGRADAS ESCRITURAS
No encerramento do cânone divino, o Senhor Jesus chancela a integridade e a completude da Bíblia Sagrada: “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, e da Cidade Santa, que estão escritas neste livro” (Ap 22.18,19).


Carregar ppt "Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google