A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Piaget e Vygotsky: diferenças e semelhanças

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Piaget e Vygotsky: diferenças e semelhanças"— Transcrição da apresentação:

1 Piaget e Vygotsky: diferenças e semelhanças

2 Piaget e Vygotski: diferenças e semelhanças
1- Quanto ao papel dos fatores internos e externos no desenvolvimento Piaget: privilegia a maturação biológica, por aceitar que fatores internos preponderam sobre os externos. O desenvolvimento segue uma sequência fixa e universal de estágios. Vigotsky: o ambiente social, reconhece que, se variando esse ambiente, o desenvolvimento também variará. O desenvolvimento humano não segue uma visão única e universal.

3 B) QUANTO À CONSTRUÇÃO DO REAL OU CONHECIMENTO
Piaget: os conhecimentos são elaborados espontaneamente pela criança, de acordo com estágio de desenvolvimento. Um visão particular e peculiar (egocêntrica) que as criança mantém sobre o mundo. O conhecimento procede do individual para o social. Vygotsky: a criança já nasce num mundo social e, desde de o nascimento, vai formando uma visão desse mundo através da interação com adultos ou crianças experientes. O conhecimento procede do social para o individual.

4 c) Quanto ao papel da aprendizagem
Piaget: a aprendizagem subordina-se ao desenvolvimento e tem pouco impacto sobre ele. O papel da interação social fica minimizado. Vygotsky: O desenvolvimento e aprendizagem são processos que se influenciam reciprocamente. Quanto mais aprendizagem mais desenvolvimento.

5 D) QUANTO AO PAPEL DA LINGUAGEM NO DESENVOLVIMENTO E À RELAÇÃO ENTRE LINGUAGEM E PENSAMENTO.
Piaget: o pensamento aparece antes da linguagem. A formação do pensamento depende, dos esquemas sensório motor e não da linguagem. Só pode ocorrer depois que a criança já alcançou um determinado nível de habilidades mentais, subordinando pois, aos processos do pensamento. Vygotsky: o pensamento e a linguagem são processos interdependentes desde o início da vida. A aquisição da linguagem modifica sua funções mentais superiores; dá forma definida ao pensamento e o planejamento da ação.

6 PARA REFLEXÃO Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado. Rubem Alves

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Davis, C., e Oliveira, Z., Psicologia na Educação. São Paulo SP. Cortez Editora – 1990. Piletti, N., Psicologia Educacional. São Paulo-SP. Ed. Ática – 17ª. Ed Bock, Ana M. Bahia., e outros, Psicologias – Uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo – SP. Editora Saraiva. 13ª. Ed. – 1999. Cliparts


Carregar ppt "Piaget e Vygotsky: diferenças e semelhanças"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google