A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

É a contínua alteração no comportamento ao longo do ciclo da vida, através da interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do indivíduo e as.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "É a contínua alteração no comportamento ao longo do ciclo da vida, através da interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do indivíduo e as."— Transcrição da apresentação:

1

2 É a contínua alteração no comportamento ao longo do ciclo da vida, através da interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do indivíduo e as condições do ambiente. Gallahue & Ozmun, 2001 Desenvolvimento motor

3 I CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA (Janelas oportunidades) Carl GABBARD Juarez (UFSC) Altair, Rodrigo, Dr. Gabbard,

4

5 Termos utilizados no desenvolvimento motor Crescimento: aumento da estrutura do corpo causado pela multiplicação ou aumento das células. Desenvolvimento: alterações no nível de funcionamento de uma estrutura do corpo ao longo do tempo. Maturação: alterações qualitativas na função. Do ponto de vista biológico, “inata”. Experiência: fatores do ambiente que podem alterar características desenvolvimentistas.

6

7 Termos utilizados no desenvolvimento motor Habilidades motoras: categorias de movimentos (locomotoras, manipulativas e equilibrio) Capacidades físicas: força, agilidade, flexibilidade, coordenação,... Desempenho motor: componentes da aptidão física relacionados à saúde (força m., resistência m., resistência aeróbia, flexibilidade e composição corporal) e ao desempenho ( velocidade, agilidade, coordenação, equilibrio e energia)

8

9

10

11

12 Seqüência de desenvolvimento motor Movimentos determinados culturalmente a partir 12 anos Combinações movimentos fundamentais 7 a 12 anos Movimentos fundamentais 2 a 7 anos movimentos rudimentares 1 a 2 anos Movimentos reflexos Vida intra uterina após o nascimento REFERÊNCIA TANI, GO et al. Educação Física Escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU, 1988.

13 Seqüência do desenvolvimento motor Movimentos Reflexos: respostas automáticas e involuntárias que permitem, em primeiro lugar, a sobrevivência do recém- nascido e, em segundo lugar, a interação do bebê com o ambiente. Habilidades básicas: atividades voluntárias que permitem a locomoção e manipulação em diferentes situações. Habilidades específicas: atividades motoras voluntárias mais complexas e com objetivos específicos.

14 Modelo de Newell Os movimentos surgem das interações do organismo com o ambiente no qual ocorrem e com a tarefa a ser executada. Caso algum deste fatores se altere o movimento resultante muda.

15 Modelo de Newell

16 Fatores que influenciam o desenvolvimento motor

17

18 Desenvolvimento Motor Capitulo I Conceitos Fundamentais

19 Conceitos Fundamentais 1 Desenvolvimento Motor 2 Aprendizagem Motora 3 Controle Motor 4 Crescimento Físico 5 Maturação 6 Envelhecimento

20 1 Desenvolvimento Motor Processo sequencial e contínuo, relacionado à idade, pelo qual o comportamento motor se modifica.

21 2 Aprendizagem Motora Ganhos relativamente permanentes em habilidades motoras associadas à prática ou à experiência.

22 3 Controle Motor Estudo dos aspectos neurais, físicos e comportamentai s do movimento.

23 4 Crescimento Físico Aumento no tamanho ou na massa corporal, resultante de um aumento em partes corporais já formadas e completas.

24 5 Maturação (Física ou Fisiológica) Avanço qualitativo na constituição biológica e pode referir-se a célula, ao órgão ou ao avanço do sistema em composição bioquímica, em vez de somente o tamanho.

25 6 Envelhecimento Processo que ocorre com a passagem de tempo, levando a perda da adaptabilidade ou de função total e eventualmente a morte.


Carregar ppt "É a contínua alteração no comportamento ao longo do ciclo da vida, através da interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do indivíduo e as."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google