A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MOTIVAÇÃO. MOTIVAÇÃO - não é algo que possa ser diretamente observado. Detectamos a existência da motivação observando o comportamento dos indivíduos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MOTIVAÇÃO. MOTIVAÇÃO - não é algo que possa ser diretamente observado. Detectamos a existência da motivação observando o comportamento dos indivíduos."— Transcrição da apresentação:

1 MOTIVAÇÃO

2 MOTIVAÇÃO - não é algo que possa ser diretamente observado. Detectamos a existência da motivação observando o comportamento dos indivíduos.

3 MOTIVAÇÃO MOTIVO pode ser definido como "algo interno que leva o indivíduo a manter um comportamento orientado para um objetivo".

4 MOTIVAÇÃO “Motivos”, “necessidades”, “impulsos” e “instintos” são todos constructos, idéias concebidas para explicar comportamentos que de outra forma seriam enigmáticos. Eles existem, mas não podemos medi-lo diretamente.

5 MOTIVAÇÃO Definindo Termos Motivacionais Motivo, ou Motivação, refere-se a um estado interno que pode resultar de uma necessidade.

6 MOTIVAÇÃO Aqueles que surgem para satisfazer necessidades básicas relacionadas com a sobrevivência e derivadas da fisiologia são geralmente chamadas de impulsos.

7 MOTIVAÇÃO O termo “instinto” refere-se a padrões complexos de comportamento que se pensa serem derivados da hereditariedade. Um outro termo predisposição genética, ganha também a preferência sobre o termo “instinto” em função de sua clareza.

8 MOTIVAÇÃO Apesar de serem independentes da aprendizagem para seu aparecimento, sabe-se que os motivos naturais podem ser influenciados por incentivos externos. INCENTIVO é um objeto ou condição externa que estimula o aparecimento do comportamento motivado.

9 MOTIVAÇÃO MODELOS DE MOTIVAÇÃO O modelo de incentivo – diz que experiências e incentivos frequentemente alteram cognições e emoções, levando a motivação. A motivação aciona o comportamento, o qual pode novamente alterar cognições e emoções, aumentando ou diminuindo o nível de motivação.

10 MOTIVAÇÃO MODELOS DE MOTIVAÇÃO Modelo Homeostático (Este modelo pressupõe que o corpo tem padrões de referência, ou pontos estabelecidos para cada uma de suas necessidades) A motivação, segundo este modelo, serve de esquema maior do corpo, voltado a auto- regulação, ou homeóstase.

11 Modelo homeostático de motivação O corpo compara o padrão de referência com o estado atual para determinar se existe uma necessidade. Comportamento Estado atual do organismo Nenhuma mudança necessária Padrão de referência Motivo

12 Modelo de incentivo da motivação Incentivo Experiências passadas e presentes Cognições e emoções MotivaçãoComportamento

13 MOTIVAÇÃO Motivação Inconsciente As pessoas têm consciência de suas motivações?

14 MOTIVAÇÃO Sigmund Freud acreditava que os seres humanos raramente têm consciência das forças que os motivam. E você acredita em que?

15 MOTIVAÇÃO Motivação Social Toda motivação humana pode ser considerada social (Brody, 1980; Reykowski; 1982a); até mesmo os impulsos humanos mais básicos são influenciados pela cultura.

16 MOTIVAÇÃO Motivação de Realização Acredita-se que a motivação de realização provenha das necessidades de buscar a excelência, atingir objetivos grandiosos ou ser bem-sucedido em tarefas difíceis. Ela envolve competir com os outros ou contra algum padrão interno ou externo (Spence & Helmreich, 1983).

17 MOTIVAÇÃO Motivação de Realização e Realização Nosso modelo de motivação diz que os incentivos despertam cognições e emoções. Em situações de emprego, provavelmente as pessoas analisam o valor de atingir um objetivo sugerido pelo incentivo (Sorrentino et al., 1984)

18 MOTIVAÇÃO Ex.: Imagine que você seja um executivo ambicioso e que lhe seja dito que as vendas estão caindo e que o presidente investirá na carreira de qualquer um que reverta essa tendência. Uma cota, a promessa de um bônus ou outro tipo de desafio também funcionaria como incentivo.

19 MOTIVAÇÃO E como pode surgir a motivação e modificar comportamentos? Pode surgir de forma INTRÍNSECA ou EXTRÍNSECA.

20 MOTIVAÇÃO A motivação intrínseca é motivado por fatores internos E a motivação extrínseca se dá quando ela vem de fora

21 REFLEXÃO A prática leva a perfeição. (Fabricante Fit) Quem conduz e arrasta o mundo não são as máquinas, mas as idéias. (Victor Hugo)


Carregar ppt "MOTIVAÇÃO. MOTIVAÇÃO - não é algo que possa ser diretamente observado. Detectamos a existência da motivação observando o comportamento dos indivíduos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google