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PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

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Apresentação em tema: "PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL"— Transcrição da apresentação:

2 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
Objetivo: Pesquisar o comportamento humano dentro da empresa ou organização.

3 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
Campo de Estudo Interessa-se pela conduta no trabalho, nas relações entre os indivíduos e grupos e nas relações de todos estes com a estrutura e a missão da empresa.

4 Nem sempre as pessoas tem consciência dos seus objetivos.
PREMISSAS Nosso comportamento geralmente é motivado pelo desejo de alcançar algum objetivo. Nem sempre as pessoas tem consciência dos seus objetivos.

5 PREMISSAS Os impulsos que determinam nossos padrões comportamentais (“personalidade”) são em grande parte subconscientes, o que dificulta sua análise e avaliação.

6 Necessidades Subconscientes
Freud foi um dos primeiros a reconhecer a importância da motivação subconsciente. Acreditando que as pessoas nem sempre estão conscientes do que querem, concluiu que boa parte do seu comportamento é ditada por motivos ou necessidades subconscientes.

7 Comportamento Organizacional
MODELOS Autocrático Poder Autoridade Obediência Dependência do Chefe Subsistência Mínimo De Proteção De Apoio Colegiado Baseado no Modelo Orientação Gerencial Orientação do Empregado Resultado Psico- lóg. para o empreg. Necessidades do Empregado aten- didas Resultado do Desempenho Recursos Econômicos Dinheiro Segurança e Benefício Dependência da Organização Segurança Passivo cooperador Liderança Apoio Desempenho no Cargo Participação Status e reco- nhecimento Impulsos Despertados Participação Grupos de Trabalho Comportam. respondente Auto-disci- plina Auto-reali- zação Entusiasmo moderado

8 Comportamento organizacional
MODELO HIBRIDO - TEORIA Z - William Ouchi Noção Central = criação de um grupo industrial, dentro de ambiente estável, onde as necessidades de afiliação do empregado, de independência e de controle, são atendidas, ao mesmo tempo que as expectativas da alta qualidade da empresa são atingidas ou seja: - Adapta elementos do sistema da administração japonesa eficaz à força de trabalho americana: Emprego a longo prazo Carreiras não especializadas Responsabilidade individual Preocupação com a pessoa integral Controle de sistemas menos formais Consenso na tomada de decisões Níveis mais lentos de promoção

9 O que fazer se quando quero dois braços, infelizmente sua cabeça vem junto...
Henry Ford


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