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Liderança Prof.: Raul Graf de Miranda, MS. Esp..

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Apresentação em tema: "Liderança Prof.: Raul Graf de Miranda, MS. Esp.."— Transcrição da apresentação:

1 Liderança Prof.: Raul Graf de Miranda, MS. Esp.

2 O que é liderança? Processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas; Realização de metas por meio da direção de colaboradores; TO-02

3 O que é liderança? Conceitos tratados: influência, adeptos, colaboradores, consentimento. Consentimento é diferente de obediência produzida por autoridade formal. TO-02

4 Liderança A liderança é um dos papéis mais importantes dos administradores. A pessoa que desempenha o papel de líder influencia o comportamento de um ou mais liderados. A capacidade de liderar esta intimamente ligada com o processo de motivação, criando uma situação de mútua dependência entre líder e liderados.

5 Liderança Autoridade Formal
Fundamenta-se na crença dos seguidores a respeito das qualidades do líder e de seu interesse em seguí-lo. Fundamenta-se em leis aceitas de comum acordo, que criam figuras de autoridade dotadas do poder de comando. O seguidor obedece ao líder e à missão que ele representa. O seguidor obedece à lei incorporada na figura de autoridade, não à pessoa que ocupa o cargo. O líder é instrumento para resolver problemas da comunidade. A lei é instrumento para possibilitar a convivência social. MAXIMIANO /TGA – Fig – Diferenças entre autoridade formal e liderança.

6 Liderança Autoridade Formal
A liderança é limitada ao grupo que acredita no líder ou precisa dele. Os limites da liderança definem a área de influência do líder. A autoridade formal é limitada no tempo e no espaço geográfico, social ou organizacional. Os limites definem a jurisdição da autoridade. A liderança tem a duração da utilidade do líder para o grupo de seguidores. A autoridade formal é temporária para a pessoa que desempenha o papel de figura de autoridade. Os líderes têm o poder representado pela massa que o segue. A autoridade formal inclui o poder de forçar a obediência das regras aceitas para a convivência. A liderança é produto de inúmeros fatores. Não é qualidade pessoal singular. A autoridade formal é atributo singular. MAXIMIANO /TGA – Fig – Diferenças entre autoridade formal e liderança.

7 Características Pessoais dos Liderados
Características Pessoais dos Líderes Motivações, necessidades competências Motivações, competências estilo Conteúdo moral, calculista ou alienatório Cultura organizacional e social Características da Tarefa ou Missão Contexto Organizacional e Social da Liderança MAXIMIANO /TGA – Fig – Quatro componentes do contexto da liderança.

8 MOTIVAÇÕES E INTERESSES TRAÇOS DE PERSONALIDADE HABILIDADES

9 TIRANIA AUTOCRACIA DEMOCRACIA DEMAGOGIA
Abuso de autoridade; Excesso de poder. AUTOCRACIA Centralização de poder de decisão no chefe. DEMOCRACIA Divisão dos poderes de decisão entre chefe e grupo. DEMAGOGIA Busca da popularidade com os liderados. MAXIMIANO /TGA –Quatro estilos de liderança estudados desde a antigüidade.

10 Uso da autoridade pelo gerente
Liderança orientada para o chefe Liderança orientada para os subordinados Uso da autoridade pelo gerente Área de liberdade dos subordinados O gerente decide e comunica a decisão. O gerente “vende” a decisão. O gerente apresenta idéias e promove debates. O gerente apresenta uma decisão possível, sujeita a mudança. O gerente apresenta o problema, pede sugestões e toma a decisão. O gerente define limites, dentro dos quais o grupo decide. O gerente permite que a equipe trabalhe sozinha dentro dos limites. Amplitude do comportamento MAXIMIANO /TGA –Modelo de liderança de Tannenbaum e Schmidt – régua estilos de liderança

11 Estilo orientado para a tarefa (autocrítico)
Estilo orientado para as pessoas (democrático) Estilo tarefa. Estilo pessoas. Liderança orientada para a tarefa. Liderança orientada para as pessoas. Liderança orientada para a produção, para a produtividade ou eficiência. Liderança orientada para as relações humanas. Liderança orientada para o planejamento e a organização. Liderança orientada para a consideração ou para o grupo. MAXIMIANO /TGA – Dois estilos básicos de liderança.

12 Orientação para pessoas
Democracia Orientação para pessoas Democracia Autocracia Orientação para a tarefa Autocracia MAXIMIANO /TGA –Democracia e autocracia não são dois estilos mutuamente exclusivos, mas comportamentos que se combinam.

13 Comportamentos Ineficazes Comportamentos Eficazes
Estilo Tarefa Estilo Pessoas Comportamentos Ineficazes Comportamentos Eficazes De forma geral, o estilo tarefa tem efeito positivo sobre o desempenho da tarefa. Dirigir a tarefa e manter distanciamento social são comportamentos associados à eficácia do líder. De forma geral, o estilo pessoas tem impacto positivo sobre a satisfação das pessoas. Reforçar o espírito de equipe é um comportamento específico associado à eficácia do líder. O comportamento autocrático, que restringe a autonomia do subordinado, resulta na ineficácia do líder. A permissividade ou demagogia diminui a satisfação e a produtividade. MAXIMIANO /TGA – Eficácia e ineficácia estão associadas aos dois modelos básicos de liderança.

14 A combinação dos dois estilos de liderança gera cinco possibilidades principais:
Líder-tarefa, orientado para a produção (9,1); Líder-pessoas, orientado para as pessoas (1,9); Líder-negligênte, que não com tarefas nem pessoas (1,1); Líder-equipe, orientado simultaneamente para pessoas e tarefas; Líder “meio-termo”, mediamente preocupado com resultados e pessoas (5,5). TO-02

15 9 8 7 6 5 4 3 2 1 1,9 Administração do tipo “clube de campo”: uma cuidadosa atenção às necessidades de relacionamento das pessoas produz uma atmosfera amigável e um ritmo de trabalho confortável. 9,9 Administração do tipo “gerência de equipes”: o trabalho é realizado por pessoas comprometidas; a interdependência que resulta do sentido de “mesmo barco” produz um ambiente de relacionamento de confiança e respeito. 5,5 Administração do tipo “funcionário”: o desempenho adequado da organização é alcançado por meio do equilíbrio entre a necessidade de trabalho e a manutenção do moral das pessoas em nível satisfatório. 1,1 Administração precária: a permanência como membro da organização requer um mínimo de esforço para fazer o serviço. 9,1 Administração e obediência: a eficiência das operações é produto de um sistema de trabalho no qual a interferência do elemento humano é mínima. Ênfase na produção Alta Baixa Ênfase na pessoas MAXIMIANO /TGA – Fig – Grade gerencial de Blake e Mouton: combinação de dois estilos de liderança.

16 Liderança Situacional
O estilo de liderança tem que se adequar a situação; Tannenbaum e Schimidt propõem três critérios: O próprio gerente: O comportamento do líder é influenciado: Formação Conhecimento; Valores; Experiência.

17 Liderança Situacional
Os funcionários: As características dos funcionários influenciam a escolha e a eficácia do estilo de liderança; A situação: clima da organização; grupo de traballho; natureza da tarefa.

18 Modelo de Fiedler Três características podem permitem avaliar o “grau de favorabilidade” da situação para o líder: Relações entre o líder e os seguidores; O grau de estruturação da tarefa; O poder da posição. Liderança orientada para a tarefa é eficaz nas situações que são muito favoráveis ou desfavoráveis para o líder. Liderança orientada para pessoas é eficaz nas situações de dificuldade intermediária.

19 Modelo de Hersey-Blanchard
Surge a preocupação com a maturidade do subordinado; Grau de capacidade; Interesse em fazer um bom trabalho; Maturidade deve ser analisada em relação a uma tarefa específica. Quando + maduro - intenso deve ser o uso de autoridade e + intensa a orientação para o relacionamento. Inversamente a imaturidade deve ser gerenciada por meio do uso “forte” de autoridade com pouca ênfase no relacionamento.

20 Modelo de Hersey-Blanchard
Os autores dividem em quatro estilos ou formas de liderança: E1: Comando. Baixo nível de maturidade, alto nível de comportamento orientado a tarefa, pouca ênfase no relacionamento. E2: Venda. Alto nível de comportamento orientado para a tarefa e relacionamento. E3: Participação: Fortemente orientado para o relacionamento, pouca ênfase na tarefa. E4: Delegação. Pouca atenção a tarefa e ao relacionamento.

21 Liderança carismática e liderança transacional
Além dos modelos que se baseiam no comportamento do líder em relação aos liderados, existem modelos que levam em consideração o estilo motivacional do líder: Liderança carismática; Liderança transacional.

22 Comportamento orientado Comportamento orientado
Pouco relacionamento, pouca tarefa Muita tarefa, pouco relacionamento Muito relacionamento, muito relacionamento Pouco Comportamento orientado para a tarefa Muito Estilo do líder Delegação Participação Venda Comando E4 E3 E1 E2 Muito para o relacionamento Comportamento orientado Pouco MAXIMIANO /TGA – Modelo de liderança situacional de Hersey e Blanchard. Moderado Baixo Alto M4 M3 M2 M1 Maduro Imaturo Maturidade dos Subordinados

23 Liderança Transacional Liderança Carismática ou Transformadora
Liderança carismática e liderança transacional Liderança Transacional Liderança Carismática ou Transformadora Líder Negociador Líder Inspirador Liderança baseada na Promessa de Recompensas Líder Transformador Liderança Manipulativa Líder Revolucionário Agente de Mudanças Líder Renovador MAXIMIANO /TGA – Uma síntese das características da liderança carismática e da liderança transacional.


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