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Velhos e Novos Perfis de Liderança

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Apresentação em tema: "Velhos e Novos Perfis de Liderança"— Transcrição da apresentação:

1 Velhos e Novos Perfis de Liderança
Prof. João Martins Tude

2 Objetivo: Refletir criticamente sobre os significados de liderança e a sua importância para as organizações contemporâneas, no geral, e para os terreiros, em particular.

3 1. - O que é liderança?

4 Liderar significa possuir a capacidade e o discernimento para comandar pessoas.
Liderança é o processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas. Liderança é a realização de metas por meio da direção de colaboradores. A pessoa que comanda com sucesso seus colaboradores para alcançar finalidades específicas é líder

5 2 - Por que o projeto pedagógico do curso traz essa temática à tona?

6 Segundo Peter Drucker “de cem novas empresas que iniciam a sua actividade, cerca de metade deixa de funcionar dois anos após o seu início, e das restantes, 25% terminam a sua actividade 5 anos depois. A maior parte dos insucessos empresariais são fruto de uma liderança ineficaz.”

7 Reflexões Críticas: O indivíduo é o principal responsável pelo seu sucesso? Qual é o papel do indivíduo na condução de sua própria vida e da história do mundo?

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11 A importância da liderança para Gramsci Filme: A Fuga das Galinhas

12 Contexto da liderança Os quatro componentes do contexto da liderança:
CARACTERÍSTICAS PESSOAIS DOS LIDERADOS CARACTERÍSTICAS PESSOAIS DO LÍDER Motivações, necessidades, competências. Motivações, competências, estilo. LIDERANÇA Conteúdo moral, calculista ou alienatório. Cultura organizacional e social. CARACTERÍSTICAS DA TAREFA OU DA MISSÃO CONTEXTO ORGANIZACIONAL E SOCIAL DA LIDERANÇA

13 Quais são os tipos de liderança?

14 Estilos de liderança O uso da autoridade é um tipo específico de habilidade. Autocracia e Democracia são os dois estilos básicos de definir o uso da autoridade. Tirania e Demagogia são suas disfunções, ou seja, são os extremos dos dois estilos básicos. TIRANIA Abuso de autoridade; excesso de poder. AUTOCRACIA Centralização de poder de decisão no chefe. DEMOCRACIA Divisão dos poderes de decisão entre o chefe e grupo. DEMAGOGIA Busca da popularidade com os liderados.

15 Modelo de liderança de Tannenbaum e Schmidt

16 Estilos de Liderança LIDERANÇA ORIENTADA PARA A TAREFA (ESTILO AUTOCRÁTICO) LIDERANÇA ORIENTADA PARA AS PESSOAS (ESTILO DEMOCRÁTICO) Focaliza o trabalho do subordinado ou grupo, enfatizando o cumprimento de prazos, os padrões de qualidade e a economia de custos. Focaliza o próprio funcionário ou grupo, enfatizando as relações humanas e o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe. Insiste na necessidade de cumprir as metas, e superar a concorrência ou o desempenho passado. Ouve e presta atenção. É amigável. Esclarece as responsabilidades individuais e designa tarefas para pessoas específicas. Apoia os funcionários.

17 Eficácia do Líder ESTILO TAREFA ESTILO PESSOAS
De forma geral, o estilo tarefa tem efeito positivo sobre o desempenho da tarefa. Dirigir a tarefa e manter distanciamento social são comportamentos associados à eficácia do líder. De forma geral, o estilo pessoas tem impacto positivo sobre a satisfação das pessoas. Reforçar o espirito de equipe é um comportamento específico associados à eficácia do líder. COMPORTAMENTOS EFICAZES O comportamento autocrítico, que restringe a autonomia do subordinado, resulta na ineficácia do líder. A permissividade ou demagogia diminui a satisfação e a produtividade. COMPORTAMENTOS INEFICAZES

18 Quanto à Origem da Liderança:
Líder burocrático; Líder Carismático; Líder Tradicional;

19 Reflexão: Chefe x Líder?

20 Liderança vs. Autoridade Formal
Fundamenta-se na crença dos seguidores a respeito das qualidades do líder e de seu interesse em segui-lo. Fundamenta-se em leis aceitas de comum acordo, que cria figuras de autoridade dotadas do poder de comando. O seguidor obedece o líder e à missão que ele representa. O seguidor obedece à lei incorporada na figura de autoridade, não à pessoa que ocupa o cargo. O líder é o instrumento para resolver problemas da comunidade. A lei é o instrumento para possibilitar a convivências social. A liderança é limitada ao grupo que acredita no líder ou precisa dele. Os limites da liderança definem a área de influência do líder. A autoridade forma é limitada no tempo e no espaço geográfico, social ou organizacional. Os limites definem a jurisdição da autoridade. A liderança tem a duração da utilidade do líder para o grupo de seguidores. A autoridade formal é temporária para a pessoa que desempenha o papel de figura de autoridade. Os líderes têm o poder representado pela massa que os segue. A autoridade formal inclui o poder de forçar a obediência das regras aceitas para a convivência. A liderança é produto de inúmeros fatores. Não é pela qualidade pessoal singular. A autoridade formal é atributo singular.

21 Quais características e/ou capacidades das lideranças contemporâneas?

22 Os líderes bem-sucedidos precisam ser capazes de…
Comunicar-se Motivar Organizar equipes Solucionar problemas Resolver conflitos Administrar mudanças Promover criatividade Discutir as habilidades básicas de liderança: Comunicação Motivação Organização de equipes Solução de problemas Resolução de conflitos Gestão de mudanças Criatividade

23 Práticas de líderes bem-sucedidos
Desafiar o processo Inspirar uma visão compartilhada Capacitar os outros à ação Modelar o caminho Encorajar corações Como resultado de um estudo extenso sobre liderança, Jim Kouzes e Barry Posner desenvolveram uma lista de atos praticados por líderes bem-sucedidos e abordados em seu livro, O Desafio à Liderança.

24 Desafiar o processo Encontrar e superar barreiras
Nunca temer o fracasso As pesquisas indicam que os líderes mais eficazes enfrentaram e venceram desafios e mudanças. Estes líderes perceberam a necessidade de desafiar o processo existente para que pudessem realizar importantes tarefas e não deixaram que o risco de fracassar os impedissem de realizar suas metas. Dê exemplo de um líder que desafiou o processo. Exemplo: Nelson Mandela

25 Inspirar uma visão compartilhada
Metas da equipe Entusiasmo Um verdadeiro líder faz com que a sua visão seja consistente com a visão da equipe. O objetivo deve ser um objetivo da equipe e não de uma só pessoa esperando que as outras “concordem cegamente”. Os autores Kouzes e Posner observam que: Líderes desejam fazer com que as coisas aconteçam Sabem que as pessoas não os seguirão, a não ser que adotem a mesma visão Conhecem os membros de suas equipes e sabem como se comunicar com eles Reconhecem as necessidades e os interesses dos membros das equipes Demonstram entusiasmo pela visão e sabem contagiar os demais Dê exemplo de um líder que inspirou uma visão compartilhada. Exemplo: Martin Luther King

26 Capacitar os outros à ação
Decisões compartilhadas Significado Orientação e apoio Credibilidade e confiança Líderes não controlam, eles: Reconhecem o valor de permitir que outros tomem decisões Sabem que os membros da equipe precisam desenvolver um sentido de “posse” para dar mais importância aos seus trabalhos Instruem e apóiam Promovem confiança e credibilidade entre os membros da equipe Dê exemplo de um líder que tenha capacitado a atuação dos outros. Exemplo: Melvin Jones (Você pode escolher um instrutor ou outra pessoa bem-sucedida em sua área)

27 Modelar o caminho Dar o exemplo
As ações são coerentes com suas palavras Pequenas coisas = sucesso Líderes: Dão o exemplo: eles vão primeiro Não pedem que as pessoas façam coisas que eles próprios não fariam Se asseguram que suas ações são coerentes com suas palavras Sabem que o conjunto de pequenas coisas leva ao sucesso geral da equipe Dê exemplo de um líder que tenha mostrado o caminho. Exemplo: Gandhi

28 Encorajar corações Perseverar mesmo em tempos difíceis
Ações simples / gestos dramáticos Reiterar para motivar Líderes encorajam suas equipes a persistirem mesmo face às dificuldades. Eles: Usam ações simples e/ou gestos dramáticos para encorajar Dê exemplo de um líder que tenha encorajado corações. Exemplo: Madre Teresa

29 Como a liderança é importante em terreiros?


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