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Capacidade de exercer influência sobre pessoas;

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Apresentação em tema: "Capacidade de exercer influência sobre pessoas;"— Transcrição da apresentação:

1 Capacidade de exercer influência sobre pessoas;
LIDERANÇA Habilidade de inspirar confiança e apoio entre pessoas de cuja competência e compromisso depende o desempenho; Capacidade de exercer influência sobre pessoas; Capacidade das pessoas de conseguir que outras, de modo espontâneo, ultrapassem o estabelecido formalmente.

2 Diferença entre o líder e o gerente
Visionário Passional Criativo Flexível Inspirador Inovador Corajoso Imaginário Experimental independente Gerente Racional Consultivo Persistente Solucionador de problemas Firme em seus pensamentos Analítico Estruturado Autoritário Sólido

3 Atributos pessoais X Resultados
Liderança eficaz Atributos pessoais X Resultados

4 Traços e características da liderança
Habilidades cognitivas: mental e do conhecimento. Mental: imaginação, criatividade, iniciativa, etc. Conhecimento: competência técnica e profissional. Traços: entusiasmo, confiabilidade, inteligência emocional, senso de humor.

5 Liderança e Administração
Administração diz respeito ao enfrentamento da complexidade. A boa administração traz ordem e consistência por meio da elaboração de planos formais, do projeto de estruturas organizacionais rígidas e da monitoração dos resultados em comparação com os planos. A liderança, por outro lado, diz respeito ao enfrentamento da mudança. Os líderes estabelecem direções através do desenvolvimento de uma visão de futuro; depois, engajam as pessoas comunicando-lhes essa visão e inspirando-as a superar os obstáculos.

6 Traços da Liderança Ambição e energia Desejo de Liderar
Honestidade e Integridade Autoconfiança Inteligência Elevado automonitoramento Conhecimentos relevantes para o trabalho

7 Comportamento do Líder
4 comportamentos de liderança: O líder diretivo faz com os liderados saibam o que se espera deles, organiza o trabalho a ser feito e fornece instruções precisas sobre como as tarefas devem ser realizadas. O líder apoiador é amigável e demonstra sensibilidade às necessidades de seus subordinados.

8 Comportamento do Líder
O líder participativo consulta os liderados e utiliza suas sugestões antes de tomar uma decisão. O líder orientado para a conquista estabelece as metas e espera que os liderados ofereçam o melhor desempenho possível. Os líderes são flexíveis e podem mostrar qualquer um desses comportamentos, ou todos eles, dependendo da situação.

9 Estilos de liderança Autocrático Democrático Laisse-faire.
Qual o melhor estilo de liderança?

10 Estilo de liderança PATERNALISTA GERÊNCIA DE EQUIPE
alto PATERNALISTA GERÊNCIA DE EQUIPE Preocupação com pessoas GERENCIA EMPOBRECIDA AUTORIDADE OBEDIÊNCIA baixo alto Preocupação com os serviços

11 COMO OS GERENTES PENSAM A LIDERANÇA
PATERNALISTA: A ATENÇÃO CUIDADOSA ÀS NECESSIDADES DAS PESSOAS VISANDO A UM RELACIONAMENTO SATISFATÓRIO CONDUZ A UM AMBIENTE ORGANIZACIONAL E A UM RÍTMO DE TRABALHO CORDIAIS E DESCONTRAÍDOS. GERÊNCIA EMPOBRECIDA: O USO DE MENOR ESFORÇO POSSÍVEL NA REALIZAÇÃO DO TRABALHO É O BASTANTE PARA MANTER A PARTICIPAÇÃO ORGANIZACIONAL

12 AUTORIDADE/OBEDIÊNCIA:
A EFICIÊNCIA DAS ATIVIDADES RESULTA DE MEDIDAS RELACIONADAS COM AS CONSIÇÕES DE TRABALHO NO SENTIDO DE QUE OS ELEMENTOS HUMANOS INTERFIRAM O MENOS POSSÍVEL. GERÊNCIA DO HOMEM ORGANIZACIONAL: O DESEMPENHO ADEQUADO DA ORGANIZAÇÃO SE TORNA POSSÍVEL PELO EQUILÍBRIO ENTRE AS NECESSIDADES DE REALIZAR O TRABALHO E A MANUTENÇÃO EM NÍVEL SATISFATÓRIO DA DISPOSIÇÃO DE ÂNIMO DS PESSOAS.

13 GERÊNCIA DE EQUIPE: A REALIZAÇÃO DO TRABALHO DEPENDE DE PESSOAS NELE EMPENHADAS, A INTERDEPENDÊNCIA POR MEIO DE UM INTERESSE COMUM NA FINALIDADE DA ORGANIZAÇÃO CONDUZ A UM RELACIONAMENTO CONFIANTE E RESPEITOSO.

14 Não confundir liderança com ...
Chefia Poder

15 Atributos do líder - Ele sempre se lembra dos nomes das pessoas.
- Quando alguém faz um serviço bem feito, ele acha tempo para mandar um bilhete de congratulações. - Estava sempre sorrindo e isto animava todos - Ele nos deixa falar. - Tinha muita paciência e tolerância. - Ele respeita as nossas diferenças. - Quando a gente erra, ele sempre dá uma nova oportunidade. - É um sujeito em que se pode confiar. - Demonstra humildade, apesar de ter um cargo maior. - Ele chega cedo e cumprimenta a todos. - É acima de tudo muito humano.

16 Liderança instala-se pela emoção
Existe forte componente emocional no exercício da liderança. Líderes são pessoas significativas para os liderados.

17 Características cognitivo comportamentais
Habilidade Interpessoal Autoconhecimento Convicção Autoconfiança Quebra de paradigmas Visão holística

18 Comportamentos de líder
Expansividade Inteligência Estabilidade Emocional Entusiasmo Ousadia Saber ouvir e falar Assertividade Sensibilidade Confiança Imaginação Espírito Crítico Senso de justiça Disciplina Dar e receber “feed back”

19 Resumindo Não esquecer jamais que você é um ser humano.
E fundamentalmente lembrar que os outros, sejam ele, superiores, pares, conhecidos, amigos, parentes, ou subordinados... também são.

20 Alerta “Se o líder não deseja investir tempo e energia para ajudar o grupo a desenvolver-se, não é o caso, então, de se fazer uso do grupo”. (Schein)

21 PODER, POLÍTICA E INFLUÊNCIA
O SIGNIFICADO DO PODER: O poder em uma organização é a capacidade de afetar e controlar as ações e decisões das outras pessoas, mesmo quando resistem. FONTES DE PODER: cargo, amizade, parentesco, conhecimento, outros... CONSIDERAÇÕES ÉTICAS


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