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AREA 1 CHEFIA E LIDERANÇA.

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Apresentação em tema: "AREA 1 CHEFIA E LIDERANÇA."— Transcrição da apresentação:

1 AREA 1 CHEFIA E LIDERANÇA

2 PAPEL DOS GERENTES Segundo Fayol (Planejar; Organizar: Dirigir; Controlar) Tomar decisões Estabelecer metas Definir diretrizes Atribuir responsabilidade Segundo Barnard Incutir senso de propósito moral Trabalhar com a organização informal Facilitar a comunicação Tomar decisões Entender a aceitação da autoridade Ordens para saber o que fazer Ações precisão ser coordenadas As tarefas precisão de controle gerencial

3 CONCLUSÕES DE Mintsberg
O trabalho de qualquer gerente envolve: decisões; relações humanas e processamento de informações. O trabalho dos gerentes varia de acordo com nível hierárquico, especialidade, tamanho da empresa, conjuntura econômica, a sua personalidade e os seus valores. O trabalho do gerente além das funções administrativas envolve a administração de recursos e a tomada de decisões.

4 PAPEL DO GERENTE Segundo Mintzberg
PAPEIS INTERPESSOAIS PAPEIS DE INFOMAÇÃO PAPEIS DE DECISÃO Figura de proa Lider Ligação Monitor Disseminador Porta-voz Empreendedor Controlador de Distúrbios Administrador de recursos Negociador

5 ESTILOS BÁSICOS DE LIDERANÇA
AUTOCRÁTICO – Liderança orientada para a TAREFA Toma decisões sem consultar sua equipe Mais preocupado com a tarefa do que com o grupo que a executa Enfatiza o cumprimento de prazos, os padrões de qualidade e a economia de custos Insiste na necessidade de cumprir as metas Define com precisão as responsabilidades individuais. Insiste em superar a concorrência ou rival dentro da mesma organização. Mantém distância de sues funcionários

6 ESTILOS BÁSICOS DE LIDERANÇA
DEMOCRÁTICO - Liderança orientada para as pessoas Acredita que deve criar um clima em que as pessoas se sintam confortáveis Focaliza a sua atenção no funcionário ou no grupo enfatizando o trabalho em equipe. Pede opiniões e sugestões de decisões. Parte do seu tempo é destinado a orientar os integrantes da sua equipe. É amigável Apóia e defende os funcionários Insiste com os integrantes da sua equipe para aceitarem responsabilidades e tomarem iniciativa.

7 “Fazer com que pessoas comuns façam coisas incomuns”
LIDERANÇA “Fazer com que pessoas comuns façam coisas incomuns” PETER F. DRUCKER “É a capacidade de criar uma visão apaixonante, transformá-la em realidade e mantê-la por um longo período de tempo” WARREM G BENNIS “É a arte de fazer com que os outros queiram fazer alguma coisa que você está convencido que deveria ser feito” VANCE PACKARD “Todo líder é projetista, professor e regente” PETER SENGE

8 LIDERANÇA SEGUNDO JAMES HUNTER
É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum. Liderar è conseguir que as coisas sejam feitas através das pessoas. É executar as tarefas enquanto se constroem os relacionamentos.

9 PODER e AUTORIDADE PODER – é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer. AUTORIDADE – é a habilidade de levar as pessoas a fazerem DE BOA VONTADE o que você quer por causa de sua influência pessoal

10 PODER e AUTORIDADE A autoridade diz respeito a quem você é como pessoa, a seu caráter e à influência que estabelece sobre as pessoas. Pessoas que se apóiam no poder em geral se sentem ameaçadas pelas pessoas que se apóiam na autoridade.

11 AUTORIDADE CONFIANÇA Como estabelecer Autoridade?
Tudo gira entorno dos relacionamentos Qual é o ingrediente mais importante num relacionamento bem-sucedido? CONFIANÇA Sem confiança é difícil conservar um bom relacionamento. Ela é a cola que gruda os relacionamentos.

12 LIDER segundo Peter Senge
PROJETISTA “Para construir o alicerce da empresa, referido aos seus propósitos e valores essenciais, para definir políticas e estratégias que o realizem, bem como para criar processos de aprendizagem efetivos” PROFESSOR “Para fazer aflorar os modelos mentais das pessoas e ajudá-las a reestruturar suas visões da realidade e, assim, serem capazes de enxergar as causas subjacentes dos problemas, aquilo que não está explícito, que não está escancarado” REGENTE “Para catalisar os esforços das pessoas na realização da missão da empresa”

13 LIDER QUALQUER PESSOA PODE SER UM LIDER? É FÁCIL IDENTIFICAR LÍDERES?
VOCÊ JÁ TRABALHOU COM LIDERES ? QUAIS AS CARACTERISTICAS QUE MAIS CHAMARAM SUA ATENÇÃO?

14 LIDER É AQUELE QUE...... Apóia a sua equipe Mantém a equipe coesa
Possui seguidores Consegue extrair o melhor das pessoas Reconhece e valoriza os membros da sua equipe Antevê os problemas e diligencia soluções Cria um clima amigável para que a criatividade possa aflorar

15 LIDER É AQUELE QUE...... Identifica e satisfaz as necessidade legítimas de seus liderados e remove todas as barreiras para que possam servir ao cliente. Para liderar você deve servir. Como lideres podemos fornecer todas as condições, mas são as pessoas que devem fazer as próprias escolhas para mudar.

16 EXERCÍCIO INSTRUÇÕES: Escolha dois parceiros.
Gostaria que cada um pensasse sobre uma pessoa, viva ou morta, que exerceu autoridade sobre vocês de acordo com o conceito colocado por James Hunter. Pesem em alguém por quem vocês atravessariam paredes. Listem as qualidades de caráter que essa pessoa possuía ou possui. Juntamente com seu parceiro junte as duas listas e reduzam a lista para 03 a 05 qualidades que vocês consideram essenciais para o desenvolvimento da autoridade com pessoas , baseada em sua experiência de vida.

17 EXERCÍCIO Destas qualidades de caráter que vocês consideram essências para liderar com autoridade, quais são aquelas com que nos nascemos? Quantas dessas qualidades, desse comportamentos vocês exibem em suas vidas, no momento?

18 Assim, nem todos os chefes são líderes!!!
CHEFIA x LIDERANÇA Cargo de chefia não pressupõe a existência de liderança. Está ligado ao poder formal, ao contrário da liderança que não é impositiva. Liderança está relacionada à influência construtiva; o poder, com outros fins, está relacionado à influência cooperativa. Chefe é apenas um cargo. Assim, nem todos os chefes são líderes!!! Dificilmente missão, visão e objetivos seriam alcançados sem que houvesse liderança, uma vez que as organizações são movidas por movimentos contrários: Cooperação e Conflitos

19 COMPETÊNCIAS PARA LIDERAR
“Uma capacidade específica de executar a ação em um nível de habilidade que seja suficiente para alcançar o efeito desejado” São elas: Gestão da competitividade Gestão da complexidade Gestão da adaptabilidade Gestão de equipes Gestão da incerteza; Gestão do aprendizado

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21 REFLEXÃO QUANDO TIVERMOS QUE TRABALHAR COLETIVAMENTE, É SEMPRE MELHOR INSISTIR,EM NOSSOS PENSAMENTOS, SENTIMENTOS E AÇÕES, NOS PONTOS DE CONCORDÂNCIA, EM LUGAR DOS PONTOS DE DIVERGÊNCIA. Mira Alfassa – A MÃE


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