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Aulas 2 - Objetivo desta Aula: Gestão de Pessoas

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Apresentação em tema: "Aulas 2 - Objetivo desta Aula: Gestão de Pessoas"— Transcrição da apresentação:

1 Aulas 2 - Objetivo desta Aula: Gestão de Pessoas
Tópicos abordados: Introdução; Empresa Orgânica; Comunicação eficiente; Feedback Liderança; Flexibilidade; Recursos; Didática de Estudo: Prestar atenção na explicação em sala de aula; Para cada tópico ler atentamente e tirar as dúvidas; Fazer uma avaliação do tema.

2 Todos os Problemas são uma Dádiva de Deus
“Não Há Vento Bom Para Quem Não Sabe Para Onde Ir” Sêneca MACRO Todos os Problemas são uma Dádiva de Deus

3 DINÂMICA DE APRESENTAÇÃO
Nome Área em que trabalha Um hobby Uma paixão

4 EXPECTATIVAS DO CURSO ???? Montar grupos de trabalho de até 4 pessoas.

5 Liderança Situacional
Objetivo: Preparar os gestores para que compreendam que o papel do líder se baseia em avaliar cada indivíduo separadamente, analisar sua performance e interagir com ele de forma a suprir suas necessidades.

6 Empresa Orgânica

7 Atividade: Comunicação Eficiente
Atividade em dupla. Objetivo: comunicação eficiente e eficaz para o processo gerencial.

8 Feedback Pode ser resumido, no nosso caso, pelo conceito de COMUNICAÇÃO. Comunicar significa: Captar Observar Ouvir Perceber Retransmitir Observado Ouvido Percebido 8

9 1. Estabelecer Objetivos
Feedback 1. Estabelecer Objetivos Como estabelecer objetivos e padrões de desempenho e fornecer o “feedback” necessário de que seus funcionários precisam para melhor realizar suas tarefas.

10 Feedback A maioria dos gestores sabe o que quer do seu pessoal, só não se dá ao trabalho de explicar de um modo que o pessoal entenda.

11 Feedback 2. Elogio Como obter um alto nível de desempenho e aumentar a produtividade através do reforço positivo. O gestor deve “flagrar” alguém fazendo algo certo e elogiar.

12 Feedback (ELOGIO) A maioria dos gerentes procura erros no trabalho de seus funcionários, quando na verdade deveria preocupar-se em surpreendê-los fazendo coisas certas. Os elogios incentivam o desempenho desejado.

13 Feedback 3. Repreensão Como recolocar funcionários no caminho certo para um desempenho superior. O gestor tem que ser franco e sincero, porém atencioso. O gerente deve fazer repreensões, mas nunca focar a pessoa e sim seu desempenho.

14 FILME E ATIVIDADE EM GRUPO
Formar grupos de trabalho Simular situações de: Estabelecimento de objetivos Administração de feedbacks “O Gerente Minuto”

15 FILME: O Gerente Desorganizado.
1ª parte: A Maldição

16 Liderança Situacional
A qualidade é obtida através das pessoas. A concretização desta qualidade só se dá através da qualidade individual que se reflete na relação da PESSOA do superior hierárquico com a PESSOA do colaborador. Metodologia Proposta Ensino e acompanhamento das ações do dia-a-dia, visando o desenvolvimento das pessoas. 16

17 Liderança Situacional
PESSOA DO LÍDER PESSOA DO COLABORADOR 17

18 A Liderança Situacional...
Requer que a percepção do líder esteja voltada para o outro, percebendo que este outro existe e que é diferente dele. O Líder Situacional deve estar atento para as diferenças individuais. Líder Colaboradores 18

19 Liderança Clássica Autocrática ou Democrática Poder de Baixo para Cima
Centrado nos funcionários Democrático (poder pessoal – Conquistado) Poder de Cima para Baixo Centrado na chefia Autocrático (poder de posição – Adquirido) Crença na existência de apenas uma forma ideal e fixa. 19

20 ESTILO DE LIDERANÇA “Não há um estilo de liderança que seja o melhor e nem um estilo fixo dentro de cada pessoa". As pessoas que estão em posições de liderança tornam-se mais eficazes quando utilizam "Tratamentos Diferentes para Pessoas Diferentes“. 20

21 Habilidades de um Líder Situacional
O líder situacional eficaz deve desenvolver três habilidades básicas: Flexibilidade Diagnóstico Acordo de Estilo de Liderança 21

22 1ª Habilidade: Flexibilidade
É a capacidade de usar, com naturalidade, os quatro estilos de liderança, com o objetivo de atender a demanda requerida. Os quatro estilos são resultado da combinação dos dois comportamentos básicos de um líder. Comportamento Diretivo Determinar as tarefas a serem executados especificando o como, quando e onde. Manter supervisão do desempenho Comportamento de Apoio Estimular, apoiar e criar condições para a participação do colaborador no processo de tomada de decisão. 22

23 Flexibilidade Combinações possíveis do Comportamento Diretivo e Comportamento de Apoio: E1 - Direção É uma combinação de comportamentos de alto grau de direção e de baixo grau de apoio. O líder dá instruções específicas sobre as atribuições e as metas a serem cumpridas e, a seguir, supervisiona atentamente o desempenho do(s) colaborador(es). 23

24 Flexibilidade E2 - Treinamento
É uma combinação de comportamentos de alto grau de direção e de alto grau de apoio. O líder explica suas decisões e instruções, pede sugestões, elogia quando o subordinado faz alguma coisa aproximadamente certa e continua a dirigir o cumprimento das tarefas. 24

25 Flexibilidade E3 - Apoio
É uma combinação de comportamentos de alto grau de apoio e de baixo grau de direção. O líder e o colaborador tomam as decisões favoráveis, escutar, encorajar e apoiar. 25

26 Flexibilidade E4 – Delegação
É uma combinação de comportamentos de baixo grau de apoio e de baixo grau de direção. O líder transfere ao funcionário a responsabilidade pelas decisões e pelo cumprimento das tarefa; o colaborador fornece a si próprio a direção e o apoio de que necessita. O líder acompanha os resultados. 26

27 Flexibilidade Quando usar cada um dos estilos. E1 – Direção
É usado quando o colaborador não conhece a tarefa a ser executada. E2 – Treinamento Mais indicado para quando o colaborador já conhece a tarefa, mas não o suficiente para e executá-la sozinho. E3 – Apoio Visa suprir a insegurança de um colaborador que já conhece bem a tarefa, mas, tem receio da independência. E4 – Delegação Suprir a necessidade do colaborador que já conhece integralmente a tarefa, ao deixar que ele mesmo estabeleça seus próprios objetivos 27

28 Flexibilidade O Grau de participação do colaborador no processo decisório varia de acordo com o comportamento aplicado pelo líder. E1 – Só o superior hierárquico decide E2 - O colaborador é ouvido; ele começa a dar suas contribuições, mas a decisão cabe ao seu superior hierárquico. E3 - O colaborador decide sozinho e o chefe participa zelando pela melhor decisão. E4 - O colaborador decide sozinho e sente-se seguro para traçar seus próprios objetivos. O chefe está à disposição das pessoa. 28

29 Flexibilidade

30 FILME: O Gerente Desorganizado.
2ª parte: A Salvação

31 Atividade de aprendizagem: Conduzindo com Confiança

32 AVALIAÇÃO

33 ENCERRAMENTO OBRIGADO!


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