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Liderança Processo interpessoal, pelo qual os gerentes tentam influenciar os empregados a realizarem objetivos de trabalho estabelecidos. Realizada em.

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1 Liderança Processo interpessoal, pelo qual os gerentes tentam influenciar os empregados a realizarem objetivos de trabalho estabelecidos. Realizada em interação Inter-relação com planejamento, controle e organização.

2 Teorias de Traços de Personalidade O líder é aquele que possui alguns traços específicos de personalidade que o distinguem. Traço é uma qualidade ou característica distintiva. Alguns traços considerados: Físicos, intelectuais, sociais e relacionados com a tarefa. Gerentes bem sucedidos tendem a apresentar: inteligência, autoconfiança, determinação, capacidade de orientação e direção, forte responsabilidade e conclusão de tarefas, tolerância à frustração, capacidade para estruturar a interação pessoal.

3 Teorias sobre Estilos de Liderança São teorias que estudam a liderança em termos de estilo do comportamento do líder em relação aos seus subordinados, isto é, maneiras pelas quais o líder orienta sua conduta. Estudo de While e Lippit Liderança autocrática Liderança democrática Liderança liberal (laissez-faire)

4 Três estilos de liderança AutocráticaDemocráticaLiberal (laissez-faire) Líder fixa diretrizes, sem participação do grupo. Diretrizes debatidas com o grupo com estímulo e assistência do líder. Liberdade total para as decisões grupais e individuais, e mínima participação do líder. Líder determina as providências para a execução das tarefas. Grupo esboça as providências e pede aconselhamento do líder. Participação do líder é limitada. Ele fornece materiais diversos e põe à disposição informações. Líder determina a tarefa que cada um deve executar. Divisão das tarefas a critério do grupo. Há liberdade p/escolha dos companheiros de trabalho Divisão de tarefas e escolha de colegas totalmente a cargo do grupo. Líder é dominador e pessoal nos elogios e críticas. Líder procura ser membro normal do grupo. Objetivo, limita-se aos fatos nas críticas. Líder não avalia o grupo nem controla os acontecimentos.

5 Ênfases dos Estilos de Liderança Líder Subordi nados Líder Subordi nados Líder Subordi nados Ênfase no líder e nos subordinados Ênfase no líder Ênfase nos subordinados

6 Orientação do líder Orientado para pessoasOrientado para tarefas Democrático Permissivo Participativo Bem-educado Não está relacionada com produtividade. Amplia a satisfação e a coesão do grupo. Autocrático Distante Diretivo Estruturalista Está relacionada com produtividade. Deprime a satisfação e a coesão.

7 Teorias Situacionais de Liderança Explicam a liderança dentro de um contexto mais amplo e não supõem que exista um único estilo válido. Cada situação requer um tipo de liderança para alcançar eficácia dos subordinados.

8 Forças Situacionais da Liderança Forças na Situação Tipo de empresa e seus valores e tradições Eficiência do grupo de subordinados Problema a ser resolvido Tempo disponível para resolvê-lo Estilo de liderança a ser adotado Força no Gerente Valores pessoais do gerente Suas convicções pessoais Confiança nos subordinados Inclinações sobre como liderar Tolerância para a ambigüidade Força nos Subordinados Necessidade de autonomia Desejo de assumir responsabilidade Tolerância para a incerteza Sua compreensão do problema Seus conhecimentos e experiência Desejo de participar nas decisões

9 Grid Gerencial de Blake e Mouton Administração 1.9 Atenção intensa às necessidades das pessoas através de relações satisfatórias conduz a uma atmosfera amigável e a um ritmo de trabalho confortável Administração 9.9 As realizações profissionais partem de pessoas comprometidas; a interdependência que decorre de um espírito comum em relação às finalidades levam a relações de confiança e respeito. Administração 5.5 O desempenho organizacional adequado é possível equilibrando-se a necessidade de produzir trabalhos e a manutenção do moral das pessoas. Administração 1.1 O exercício de um esforço mínimo no sentido de produzir o trabalho necessário é a forma apropriada de manter o envolvimento das pessoas na organização. Administração 9.1 A eficiência das operações resulta de se arranjarem as condições de trabalho de tal forma que os elementos humanos interfiram num nível mínimo. Pessoas Elevada Reduzida TarefaReduzidaElevada


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