A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 7 Direção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 7 Direção."— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 7 Direção

2 Direção X Liderança

3 Conteúdo do capítulo Direção Fundamentos de direção
Bases do comportamento individual nas organizações Bases do comportamento em grupo nas organizações Motivação Liderança

4 Objetivos de aprendizagem
Definir os conceitos de direção e de comportamento organizacional. Identificar as principais dimensões do comportamento individual nas organizações. Explicar como os papéis, as normas, o status e a coesão do grupo influenciam o comportamento dos membros organizacionais. Descrever as principais perspectivas teóricas acerca da motivação. Descrever as principais perspectivas teóricas acerca da liderança.

5 Fundamentos de direção
Direção é a função da administração responsável pela articulação da ação dos indivíduos no contexto organizacional. A direção é um processo interpessoal e está relacionada com a administração das relações entre os membros organizacionais e a organização. A função direção envolve a orientação, a motivação, a comunicação e a liderança dos trabalhadores, buscando compatibilizar os objetivos destes com o desempenho da organização.

6 Entendendo o comportamento

7 Contribuições da abordagem comportamental

8 Comportamento organizacional
O comportamento organizacional é uma área de conhecimentos multidisciplinar cujo principal foco de análise são as ações e os comportamentos das pessoas nas organizações. A compreensão do comportamento organizacional é uma condição necessária para que os administradores possam explicar e prever o comportamento das pessoas nas organizações.

9 Bases do comportamento individual nas organizações

10 Atitudes

11 Personalidade A personalidade de um indivíduo refere-se ao conjunto de características psicológicas relativamente estáveis que o caracteriza e diferencia de outras pessoas, e que se reflete no seu comportamento. Entre os modelos que buscam identificar quais os traços de personalidade que mais influenciam o desempenho organizacional estão: Modelo dos cinco fatores. Inteligência emocional. Lócus de controle. Maquiavelismo. Automonitoramento.

12 Percepção Principais distorções perceptuais: Percepção seletiva.
Projeção. Efeito de halo. Estereótipos.

13 Aprendizagem A aprendizagem se refere à mudança no comportamento como conseqüência da experiência. A importância da aprendizagem no comportamento individual baseia-se no pressuposto de que todos os comportamentos são aprendidos. Existem duas teorias que explicam o processo de aprendizagem individual: Teoria do condicionamento operante. Teoria de aprendizagem social.

14 Condicionamento operante

15 Bases do comportamento em grupo nas organizações

16 Elementos da motivação

17 Teorias de motivação Perspectivas de conteúdo acerca da motivação:
Teoria da hierarquia das necessidades. Teoria ERC. Teoria dos dois fatores. Teoria das três necessidades. Perspectivas de processo acerca da motivação: Teoria da expectativa. Teoria da eqüidade. Teoria do estabelecimento de objetivos. Perspectivas de reforço acerca da motivação.

18 Hierarquia das necessidades de Abraham Maslow

19 Teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg

20 Teoria da expectativa

21 Teoria do reforço Teoria que analisa a relação entre o comportamento e as suas conseqüências, baseada na concepção de uma aprendizagem cíclica. Segundo esta teoria, existem quatro métodos de reforço ou de modificação do comportamento: Reforço positivo. Aprendizado da abstenção (ou reforço negativo). Punição. Extinção.

22 Visão contemporânea da motivação

23 Elementos da liderança

24 Teorias de liderança Perspectiva de liderança baseada nos traços:
Foca na identificação desses traços individuais dos líderes que os diferenciam de outras pessoas. Perspectiva comportamental da liderança: Foca não o que os líderes eram, mas o que eles faziam, tentando isolar as características comportamentais dos líderes eficazes. Perspectiva contingencial da liderança: A essência das teorias da liderança contingencial é a idéia de que, para ser eficaz, o estilo tem de ser apropriado à situação.

25 Continuum de comportamentos de liderança

26 Grade gerencial de Robert Blake e Jane Mouton

27 Estilo de liderança dos executivos brasileiros

28 Teoria de contingência de Fred Fiedler

29 Teoria da liderança situacional de Hersey e Blanchard

30 Teoria caminho-meta de Evans e House

31 Visões contemporâneas da liderança


Carregar ppt "Capítulo 7 Direção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google