A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAPÍTULO 11 Motivação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAPÍTULO 11 Motivação."— Transcrição da apresentação:

1 CAPÍTULO 11 Motivação

2 Teorias sobre a Motivação
Teoria de Processo Procuram explicar como funciona a motivação Modelo do comportamento Teoria da expectativa Behaviorismo Teoria da eqüidade Teorias sobre a Motivação Teorias de Conteúdo Procuram explicar quais fatores motivam as pessoas Teorias clássicas Teorias das necessidades Frustração Teoria dos dois fatores MAXIMIANO /TGA – Fig – Classificação das teorias sobre motivação.

3 Estímulo Pessoa Objetivo
MAXIMIANO /TGA – Fig – Modelo do comportamento que se baseia na idéia de que todo comportamento é acionado por algum tipo de estímulo.

4 Expectativa de receber a recompensa
Estímulo PESSOA Objetivo Expectativa de receber a recompensa ESFORÇO Influenciado pelo valor atribuído à recompensa e pela expectativa de alcançá-la. Desempenho Entrar na Universidade ESFORÇO Programa de estudos. Passar no vestibular MAXIMIANO /TGA – Fig – De acordo com a teoria da expectativa, o esforço depende do valor percebido da recompensa.

5 S1 R1 S2 R2 Todo mundo usa terno azul ou cinza
As pessoas vão trabalhar de terno azul ou cinza As pessoas são vistas como normais Sentimento de aceitação no grupo e satisfação Estímulo Condicionado Resposta operante Condicionada Estímulo de Reforço Resposta não Condicionada MAXIMIANO /TGA – Fig – Exemplo de condicionamento operante.

6 Hipóteses sobre a Motivação Humana
Homem complexo Homem auto-realizador Homem social econômico-racional A motivação encontra-se na perspectiva do ganho. O motivo importante é ter bens materiais. A motivação é o grupo. Os motivos importantes são o reconhecimento e a aceitação pelos colegas. A motivação é a realização interior. O que importa e motiva é a satisfação íntima. A motivação não tem causa única. Diversos motivos ou causas são importantes para mover o comportamento. MAXIMIANO /TGA – Fig – Quatro hipóteses convencionais sobre a motivação humana.

7 Necessidades Secundárias Necessidades Primárias
Necessidades sociais Materiais Psicológicas Interesses profissionais Influenciadas pela sociedade, personalidade e diferenças individuais Necessidades Secundárias Necessidades Primárias Alimentação Reprodução Abrigo Segurança Comuns a todas as pessoas MAXIMIANO /TGA – Fig – Hierarquia de necessidades, com dois grupos.

8 Necessidades de Auto-realização
Necessidades de Estima Necessidades Sociais Necessidades de Segurança Necessidades Básicas MAXIMIANO /TGA – Fig – Hierarquia das necessidades humanas, segundo Maslow.

9 Definição Símbolo Conceito
Necessidade de sucesso, avaliado segundo algum padrão internalizado de excelência. nAch Necessidade de realização (achievement) Necessidade de relacionamento e amizade. nAff Necessidade de filiação (affiliation) Necessidade de controlar ou influenciar direta ou indiretamente outras pessoas. nPow Necessidade de poder (power) MAXIMIANO /TGA – Fig – Três necessidades estudadas por McClelland.

10 Fatores motivacionais:
Ambiente de Trabalho Fatores Higiênicos Fatores motivacionais: Conteúdo do Trabalho MAXIMIANO /TGA – Fig – A teoria de Herzberg divide os fatores que influenciam o desempenho em dois grupos: os que se relacionam ao conteúdo e os que se relacionam ao contexto do trabalho.

11 Presença de fatores motivacionais Ausência de fatores motivacionais
Satisfação Não-Satisfação Insatisfação Não-Insatisfação Ausência de fatores higiênicos Presença de fatores higiênicos MAXIMIANO /TGA – Fig – Satisfação e insatisfação, segundo Herzberg, representam duas dimensões independentes da motivação.

12 FATORES MOTIVACIONAIS Ambiente físico de trabalho
Herzberg FATORES MOTIVACIONAIS Trabalho em si Desafio Responsabilidade Maslow AUTO-REALIZAÇÃO ESTIMA SOCIAIS SEGURANÇA NECESSIDADES BÁSICAS FATORES HIGIÊNICOS Grupo de trabalho Carreira Emprego e salário Ambiente físico de trabalho MAXIMIANO /TGA – Fig – Uma comparação entre a teoria dos dois fatores de Herzberg e a teoria da hierarquia das necessidades de Maslow.

13 Qualidade de Vida no Trabalho (enfoque biopsicossocial)
Fatores de Satisfação (ambiente de trabalho) Fatores de Motivação (conteúdo do cargo) MAXIMIANO /TGA – Fig – O conceito de qualidade de vida no trabalho amplia as teorias tradicionais da motivação.

14 Indicadores Específicos Categorias de Indicadores
Tratamento ético dos funcionários. Planos de carreira igualitários. Clareza das políticas e procedimentos. Organizacional Investimento na educação formal dos funcionários. Benefícios familiares. Atividades culturais e esportivas. Social Valorização do funcionário. Apoio psicológico. Desafio e outros fatores motivacionais. Psicológica Ginástica laboral. Controle dos acidentes de trabalho. Conforto físico e eliminação da insalubridade. Alimentação. Controle de doenças. Biológica MAXIMIANO /TGA – Fig – Indicadores de práticas administrativas orientadas para a qualidade de vida do trabalho.


Carregar ppt "CAPÍTULO 11 Motivação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google