A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Abordagem Humanística

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Abordagem Humanística"— Transcrição da apresentação:

1 Abordagem Humanística
?

2 Abordagem Humanística
Teoria das Relações Humanas Ênfase nas Pessoas enquanto parte da organização Elton Mayo Preocupa-se em analisar o trabalho e a adaptação do trabalhador ao trabalho. Psicologia do Trabalho ou Psicologia Industrial – Fase I Análise das características humanas que cada tarefa exige do seu executante e a seleção científica dos empregados baseada nessas características, por meio de testes psicológicos. Adaptação do trabalho ao trabalhador Psicologia do Trabalho ou Psicologia Industrial – Fase II Voltada aos aspectos individuais e sociais do trabalho, que predominam sobre os aspectos produtivos. Estudos da personalidade do trabalhador e do gerente, motivação, liderança e relações interpessoais.

3 Abordagem Humanística Seguidores da Teoria das Relações Humanas
Surge: A partir da experiência de Hawthorne (E. Mayo). Ocorre como um movimento contrário à Teoria Clássica da Administração. Conceito: Visa tratar a organização sob o ponto de vista das pessoas. Métodos: Visam à eficiência organizacional observando o indivíduo e o grupo. Seguidores da Teoria das Relações Humanas Hug Muns-terberg 1911 John Dewey 1930 Elton Mayo 1933 Kurt Lewin 1935 R. Tannen-baum 1961

4 Abordagem Humanística
O trabalho é uma atividade tipicamente grupal: a produção é influenciada pelas normas do grupo e pelos incentivos salariais e materiais; O operário não reage como indivíduo isolado mas como membro de um grupo social; Formar uma elite capaz de compreender e de comunicar ao grupo as necessidades da empresa; Formar uma elite capaz de recobrar a cooperação dos indivíduos; O ser humano é motivado pela necessidade de “estar junto”, de “ser reconhecido”, de receber adequada comunicação; A organização é uma unidade social, porquanto, congrega indivíduos que desejam e influenciam seu meio.

5 Abordagem Humanística
Funções básicas da organização, segundo Roethlisberger e Dickson Equilíbrio externo Função econômica: Produzir bens ou serviços Organização Industrial Equilíbrio interno Função social: Dar satisfações a seus participantes

6 Abordagem Humanística Teoria das Relações Humanas
1- Trata a organização como grupos de pessoas; 2- Enfatiza as pessoas; 3- Inspirada em sistemas de psicologia; 4- Delegação de autoridade; 5- Autonomia do empregado; 6- Confiança e abertura; 7- Ênfase nas relações entre as pessoas; 8- Dinâmica grupal e interpessoal.

7 Abordagem Humanística Decorrências da Teoria das Relações Humanas
O HOMEM SOCIAL 1- Os trabalhadores são criaturas sociais complexas, dotados de sentimentos, desejos e temores; 2- As pessoas são motivadas por necessidades humanas e alcançam suas satisfações, por meio dos grupos sociais com que interagem; 3- O comportamento dos grupos sociais é influenciado pelo estilo de supervisão e liderança; 4- As normas sociais do grupo funcionam como mecanismos reguladores do comportamento dos membros.

8 Abordagem Humanística
Motivação Humana A motivação procura explicar por que as pessoas se comportam; O ser humano é motivado, não por estímulos salariais e econômicos, mas por recompensas sociais e simbólicas; O comportamento humano é derivado da totalidade de fatos coexistentes (Lewin); Esses fatos coexistentes têm o caráter de um campo dinâmico, no qual cada parte do campo depende de uma inter-relação com as demais partes (Lewin); Esse campo dinâmico é o espaço de vida que contém a pessoa e o seu ambiente psicológico. Equação: C = f (P, M) – O comportamento da pessoa é o resultado da interação entre a pessoa e o meio ambiente a qual está inserida. C = Comportamento ; C = Função ; P = Pessoa ; M = Meio Ambiente

9 Abordagem Humanística Níveis/Estágios de Motivação
Necessidades fisiológicas: Relacionadas a sobrevivência do indivíduo. Nível mais baixo. Necessidades psicológicas: Relacionadas aos desejos do indivíduo. Nível médio. - Necessidade de segurança íntima; - Necessidade de participação; - Necessidade de autoconfiança; - Necessidade de afeição. Necessidades de auto-realização: Relacionadas e decorrentes a educação e da cultura da pessoa. Nível mais elevado.

10 Abordagem Humanística Etapas do Ciclo Motivacional
Equilíbrio Estímulo ou incentivo Satisfação Necessidade Comportamento ou ação Tensão

11 Abordagem Humanística Níveis do Moral e as Atitudes Resultantes
Fanatismo Euforia Atitudes positivas Satisfação Otimismo Cooperação Coesão Colaboração Aceitação dos objetivos Boa vontade Identificação Atitudes negativas Insatisfação Pessimismo Oposição Negação Rejeição dos objetivos Má vontade Resistência Dispersão Disforia Agressão Moral Elevado Moral Baixo c2007, Valentim

12 Abordagem Humanística
Liderança A Teoria das Relações Humanas constatou a influência da liderança sobre o comportamento das pessoas; A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, seja nas empresas, seja em cada um de seus departamentos; A liderança pode ser visualizada sob diferente ângulos: Como um fenômeno de influência pessoal; - Decorrente do relacionamento entre as pessoas (poder, autoridade, respeito e admiração) Como um processo de redução da incerteza de um grupo; - Decorrente da segurança do líder, planejador e orientador de situações Como uma relação funcional entre líder e subordinados; - Decorrente da situação e estrutura organizacional Como um processo em função do líder, dos seguidores e de variáveis da situação. - Decorrente de uma situação específica. Abordagem situacional. c2007, Valentim

13 Abordagem Humanística Personalidade dos Líderes
Traços Físicos: energia, aparência pessoal, estatura e peso; Traços intelectuais: adaptabilidade, agressividade, entusiasmo e autoconfiança; Traços sociais: cooperação, habilidades interpessoais e habilidade administrativa; Traços relacionados com a tarefa: impulso de realização, persistência e iniciativa.

14 Abordagem Humanística
Teorias sobre Liderança Características marcantes de personalidade possuídas pelo líder Teorias de Traços de Personalidade Maneiras e estilos de se comportar adotados pelo líder Teorias sobre estilo de Liderança Teorias Situacionais de Liderança Adequação do comportamento do líder às circunstâncias da situação

15 Abordagem Humanística
Estilos de Liderança Autocrática: O líder centraliza as decisões e impõe suas ordens ao grupo Liberal: O líder delega totalmente as decisões ao grupo e deixa-o completamente à vontade e sem controle algum Democrática: O líder conduz e orienta o grupo e incentiva a participação democrática das pessoas Liberal Democrático Autocrático Líder Líder Líder Subordinados Subordinados Subordinados Ênfase no líder Ênfase no líder e subordinados Ênfase nos subordinados

16 Abordagem Humanística Teoria das Relações Humanas
Humanizar a Administração Democratizar a Administração Sistema Social Mayo / Lewin Período: 1930 Princípios: A organização é formada por pessoas Delegação de autoridade Confiança e abertura Dinâmica de grupo Ênfase nas Pessoas Críticas: Visão simplificada do indivíduo Limitação do campo de aplicação Parcialidade nos resultados Enfoque manipulativo das relações humanas Surgem Estudos: Motivação Liderança Redes de Comunicação

17 BIBLIOGRAFIA BÁSICA CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da Administração. 7.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, p. LODI, J. B. História da Administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, p. MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 4.ed. São Paulo: Atlas, p.


Carregar ppt "Abordagem Humanística"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google