A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é Liderança? Liderança

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é Liderança? Liderança"— Transcrição da apresentação:

1 O que é Liderança? Liderança
A habilidade influenciar um grupo em direção à realização de metas. Gerência Uso de autoridade formal inerente a um cargo para obter submissão dos membros organizacionais

2 Teoria dos Traços Atributos ou traços de liderança: Ambição e energia
O desejo para liderar Honestidade e integridade Auto-confiança Inteligência Conhecimento relevante ao cargo Teorias que consideram atributos de personalidade, sociais, físicos e intelectuais para descrever líderes e os diferenciar dos não-líderes.

3 Teoria dos Traços Limitações:
Não há traços universais que possam prever a liderança em todas as situações. Ignora fatores situacionais. Não há evidências claras da causa e do efeito dos traços sobre a liderança. Prediz melhor a aparência da liderança do que distingue a efetiva liderança.

4 Teorias Comportamentais
Propõem que comportamentos específicos diferenciam os líderes dos não líderes. Teoria dos traços: Líderes nascem líderes, não se formam, apenas se seleciona. Teoria Comportamental: Traços de liderança podem ser ensinados: infinitos líderes.

5 Estudos da Ohio State University
Iniciação de estrutura A extensão em que um líder define e estrutura o seu papel e o dos subordinados para a realização de metas. Consideração A extensão em que um líder mantenha relações de trabalho caracterizadas por confiança mútua, respeito pelas idéias do subordinados e consideração pelos seus sentimentos.

6 Estudos da University of Michigan
Orientação para o empregado Ênfase nas relações interpessoais; interesse pessoal pelas necessidades dos subordinados e aceitação das diferenças individuais entre os membros (diversidade). Orientação para a produção Ênfase nas nos aspectos técnicos da tarefa ou do cargo.

7 A Grade Gerencial Clube Gerência em equipe Gerência de organização humana Uma matriz 9x9 gerando 81 posições diferentes de liderança Gerência empobrecida Obediência e autoridade 11-1 E X H I B I T

8 Estudos Escandinavos Orientação para o Desenvolvimento
Ênfase na experimentação, busca de novas idéias, geração e implementação de mudanças

9 Teorias Contingenciais: o modelo de Fiedler
O desempenho eficaz do grupo depende do estilo de interação do líder com os subordinados e o grau em que a situação dá controle e influência ao líder. Questionário do colega de trabalho menos preferido Pretende medir se a pessoa é orientado para a tarefa ou para o relacionamento.

10 Descobertas do Modelo de Fiedler: muda-se o líder ou a tarefa
Orientado para a tarefa Orientado para o relacionamento Relações líder-membro Estrutura da tarefa Poder da posição 11-2 E X H I B I T

11 Teoria do Recurso Cognitivo
Avaliação: conclusão positiva em relação à validade do modelo de Fiedler, porém existem alguns problemas em relação à lógica do modelo e a dificuldade de avaliação das variáveis contingenciais na prática. Teoria do Recurso Cognitivo: reconceitualização da teoria original que propõe que o estresse afeta desfavoravelmente a situação, e que a inteligência e a experiênica do líder podem diminuir essa influência sobre ele.

12 Teoria da Liderança Situacional de Hersey e Blanchard
Tem o foco sobre a prontidão dos seguidores em se submeterem às solicitações do líder. Prontidão dos seguidores: Capacidade e disposição Líder: Menor necessidade de apoio e supervisão

13 Teoria da Liderança Situacional de Hersey e Blanchard
Teoria da Liderança Situacional (SLT) é uma teoria contingencial que enfoca a prontidão dos liderados, isto é, a habilidade e disposição demonstrada pelas pessoas para a realização de determinada tarefa. A liderança mais eficaz depende da capacidade, da motivação e da maturidade dos liderados. A teoria tem forte apelo intuitivo e ampla popularidade, porém sua validade é questionável.

14 Teoria da Troca Líder-Membro
11-3 E X H I B I T

15 Teoria do Caminho-objetivo
Esta teoria afirma que é trabalho do líder ajudar seguidores a atingirem suas metas e a fornecer a direção necessária e apoio para assegurar que suas metas sejam compatíveis com os objetivos do grupo ou da organização.

16 Modelo de Participação do Líder
Esta teoria provê uma série de regras para determinar a forma e quantidade da participação do líder em diferentes situações da tomada de decisões.

17 Teoria da liderança carismática
Ela diz que os seguidores fazem atribuições de capacidades heróicas ou extraordinárias à liderança quando eles observam certos comportamentos Empowerment ou delegação de poder Líderes eficazes partilham poder e responsabilidade com seus subordinados. Mostra confiança, fornece visão, elimina barreiras de bloqueio de desempenho, oferece estímulo, motiva e treina pessoalmente a equipe


Carregar ppt "O que é Liderança? Liderança"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google