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CAPÍTULOS 3 e 4 Teoria X e Y Modelo Tridimensional

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Apresentação em tema: "CAPÍTULOS 3 e 4 Teoria X e Y Modelo Tridimensional"— Transcrição da apresentação:

1 CAPÍTULOS 3 e 4 Teoria X e Y Modelo Tridimensional
evolução Teoria X e Y Modelo Tridimensional da eficácia do líder Descrevem atitudes ou predisposições Mostra como as pessoas se comportam

2 O ambiente como fator de motivação
CAPÍTULO 3 O ambiente como fator de motivação Hersey e Blanchard

3 Estudo de Caso: Hawthorne
IMPOR O MOVIMENTO DAS R.H. - MAYO esperado: iluminação = produção teste: escolha 2 grupos experimental normal resultado: iluminação = produção sentiram membros de 1 grupo de trabalho coeso e afim.

4 Os resultados da pesquisa mostraram:
Necessidades dos adm. estudar e procurar entender as relações entre as pessoas constatou-se que o fator que mais influenciava a produtividade empresarial eram as relações interpessoais desenvolvidas no trabalho quando os grupos informais se identificavam com a adm. a produtividade quando 1 grupo achava que seus próprios obj. eram opostos aos da adm. a prod.

5 Definições de Mayo TRABALHO HUMILHAÇÃO Anomia: sentimento de impotência, determinado por tensão, ansiedade e frustração. As empresas só satisfaziam as nec. fisiológicas e de segurança. hipótese da ralé: adm. pensavam que a sociedade consistia numa horda de indíviduos sem organização, cuja única preocupação era a autopreservação ou o interesse próprio.

6 Teoria X e Teoria Y (Mc Gregor)
O trab. é desagradável O trab. é agradável (jogo) Poucas pessoas são ambiciosas, sem responsabilidade, a maioria prefere ser orientada O autocontrole é freqüentemente indispensável para a realização de obj. da organização Poucas pessoas tem criatividade na solução de problemas A capacidade para criatividade na solução de problemas está distribuída Motivação só nos níveis fisiológicos e de segurança Motivação ocorre em todos os níveis Estritamente controladas, obrigadas Podem orientar-se, ser criativas desde que adequadamente motivadas

7 O GRUPO HUMANO - George Homans
Atividades Interações Sentimentos “...devem ser executados trabalhos (atividades) que exijam que as pessoas trabalhem em conjunto (interações)...dar uma satisfação suficiente (sentimentos) para as pessoas continuarem a realizá-los.”

8 “...os grupos informais de trabalho não são necessariamente prejudiciais à empresa...esses grupos podem constituir poderosas forças propulsoras para a consecução dos objetivos empresárias...” pag. 66

9 Competência Interpessoal - Argyris
Dois sistemas de valores diferentes: 1 - Burocráticos ou piramidais: leva a relações fracas, superficiais e suspeitas; reduzem a competência interpessoal 2 - Humanísticos ou democráticos: desenvolver-se-ão relações de confiança e autenticidade entre as pessoas, aumentando a competência interpessoal, a cooperação intergrupal, a flexibilidade = eficácia empresarial

10 Teoria da imaturidade-maturidade Argyris
Determinou o efeito das práticas adm. sobre o comportamento individual e o crescimento pessoal Para os indivíduos transformarem-se em pessoas maduras 7 mudanças: Imaturidade Maturidade Passivo (criança) Ativo (adulto) Dependência Independência Poucos modos de comport. Muitos modos Interesses superficiais Profundos Posição de subordinado Igual ou superior

11 Sistemas Gerenciais - Likert
Estímulos Administrativos são representados em quatro sistemas: 1 - estilo autoritário, orientado para as tarefas 4 - estilo orientado para relações, trabalho em equipe, confiança 2 e 3 - estágios intermediários pag. 83

12 Análise Transacional

13 CAPÍTULO 4 Comportamento do Líder Hersey e Blanchard

14 Definição de Liderança
A liderança é o processo de influenciar as atividades de um indivíduo ou de um grupo para a consecução de um objetivo numa dada situação

15 Estudo do comportamento do líder e não de traços de liderança.
Os líderes podem sua eficácia através da educação, do treinamento e do desenvolvimento não considera a liderança como inata ou adquirida (qualidades de liderança) Estudo do comportamento do líder e não de traços de liderança.

16 Duas teorias organizacionais:
Escola da administração científica (TAYLOR): preocupação com as tarefas (produção) Escola das relações humanas (MAYO): destacava a preocupação com as relações humanas (as pessoas)

17 O contínuo do comportamento autocrático-democrático
O estilo autocrático ou autoritário: pessoas são preguiçosas e irresponsáveis por natureza - políticas determinadas pelo líder O estilo democrático: o poder lhe é conferido pelo grupo - políticas são abertas para discussão e decisão grupal Pg. 108

18 Estudos da Universidade de Michigan
Definem dois conceitos: Líderes Orientados para o empregado: Y Líderes Orientados para a produção: orientação para a produção e os aspectos técnicos da função

19 Estudos da dinâmica de grupo
Objetivos de grupos divididos em duas categorias: a realização de algum objetivo grupal especifico: X a manutenção ou reforço do próprio grupo: Y

20 Estudos da Ohio State University
Comportamento do líder em duas dimensões: Consideração : Y Estrutura de iniciação: X Primeira vez comportamento do líder é representado em dois eixos separados (dividido em quatro quadrantes) (pg. 111)

21 Grid gerencial - Blake e Mouton
5 tipos de liderança diferentes em quatro quadrantes E Consideração Elevada e Estrutura Baixa Consideração Elevada e Estrut. Elevada Interesse por pessoas (consideração) MT Consideração Baixa e Estrutura Baixa Consideração Baixa e Estrutura Baixa B Interesse por produção (Estrutura) E

22 Existe o estilo IDEAL? Realizados 2 estudos: Michigan(Likert): líder ideal e mais produtivo é o concentrado no empregado ou democrático /Y Nigéria: líder mais produtivo é o concentrado na tarefa, com supervisão estrita /X Um estilo único de liderança não leva em consideração as diferentes culturas, particularmente os costumes e tradições, o nível de instrução, o padrão de vida e a experiência industrial.

23 O comportamento adaptativo do Líder
Os líderes eficazes são capazes de adaptar seu estilo de comportamento as necessidades dos liderados e à situação. Ao não ser constantes usar o estilo apropriado é um desafio para o líder eficaz. (ver bibliografia)

24 Modelo contingencial de liderança
“ Não se trata de descobrir o melhor estilo, mas o estilo mais eficaz para uma determinada situação.”

25 O estilo tridimensional da eficácia do líder - H & B
Qualquer um dos estilos básicos pode ser eficaz ou ineficaz, dependendo da situação. Acréscimo da terceira dimensão = ambiente pag. 122

26 E a coerência? Coerência não é usar sempre o mesmo estilo; é usar o mesmo estilo em todas as situações semelhantes e variar o estilo quando as situações mudam.


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