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Principais características da Escola de Relações Humanas

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Apresentação em tema: "Principais características da Escola de Relações Humanas"— Transcrição da apresentação:

1 Principais características da Escola de Relações Humanas
ORIGEM: EUA, década de 20; OBJETIVO: Contrapor-se aos princípios rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica da Administração; MARCO: Experiência de Elton Mayo em Hawthorne. Principais conclusões: O NÍVEL DE PRODUÇÃO sofre influência maior do conjunto de normas sociais e expectativas dos grupos do que da capacidade física individual do trabalhador; COMPORTAMENTO SOCIAL DOS EMPREGADOS – o indivíduo age com o intuito de se ajustar aos padrões do grupo; GRUPOS INFORMAIS – definem as regras de comportamentos,as formas de recompensa e sanções sociais “informalmente”; REDE DE RELAÇÕES HUMANAS – os indivíduos buscam sempre a aprovação do grupo, mais que reconhecimento econômico;

2 Principais características da Escola de Relações Humanas
MARCO: Experiência de Elton Mayo em Hawthorne. Principais conclusões: COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES HUMANAS é essencial para que gestão possa intervir nos grupos e obter melhores resultados de cada equipe; IMPORTÂNCIA DO CONTEÚDO DO CARGO – A especialização não é a forma mais eficiente de divisão do trabalho, mas o conteúdo e a natureza desse trabalho, que influenciam muito mais a motivação do trabalhador; ENFASE NOS ASPECTOS EMOCIONAIS – A ênfase na tarefa é substituída pela ênfase nas pessoas e nas suas relações, nos aspectos psicológicos e sociológicos;

3 Principais características da Escola de Relações Humanas
Passam a ser considerados nos estudos da organização: Os grupos informais; A motivação do empregado; Os estilos de liderança; Princípios norteadores: Foco maior nos grupos do que nos indivíduos; Sentimentos, atitudes e as relações pessoais possuem relação direta com a eficácia organizacional; Homem como ser social, orientado pelas regras e valores estabelecidos informalmente pelos grupos; Os grupos sociais se mantém em constante interação social dentro da empresa;

4 Principais características da Escola de Relações Humanas
NOVA CONCEPÇÃO DE AUTORIDADE: SAI DO FOCO DOS CARGOS PARA O MODO COMO ELA É EXERCIDA – ELA CONSTITUI A POSSE DO CONTROLE. É O EXERCÍCIO DO PODER TENDO EM VISTA OBJETIVO ESPECÍFICO, ENTENDENDO-SE COMO PODER A CAPACIDADE DE FAZER COM QUE ACONTEÇAM COISAS, DE SER UM AGENTE CAUSAL, DE PROVOCAR MUDANÇAS, ÀS VEZES ATÉ NO COMPORTAMENTO HUMANO. Para essa teoria, a compreensão destas relações humanas e da forma como elas se estabelecem em cada organização é o que possibilita que o gestor obtenha melhores resultados dos seus subordinados.

5 Principais características da Escola de Relações Humanas
NOVA CONCEPÇÃO DE AUTORIDADE: SAI DO FOCO DOS CARGOS PARA O MODO COMO É EXERCIDA – ELA CONSTITUI A POSSE DO CONTROLE É EXERCÍCIO DO PODER TENDO EM VISTA OBJETIVO ESPECÍFICO, ENTENDENDO-SE COMO PODER A CAPACIDADE DE FAZER COM QUE ACONTEÇAM COISAS, DE SER UM AGENTE CAUSAL, DE PROVOCAR MUDANÇAS, ÀS VEZES ATÉ NO COMPORTAMENTO HUMANO. NOVA CONCEPÇÃO DE PODER: PODER-SOBRE – EXERCIDO POR UMA PESSOA OU GRUPO SOBRE UMA PESSOA OU GRUPO, COERÇÃO E PERSUASÃO, diferente de PODER-COM – PODER CONJUNTAMENTE EXERCIDO. RESULTANTE DA COOPERAÇÃO E NÃO DA COERÇÃO. AS PESSOAS DEVEM SER CONVENCIDAS DA NECESSIDADE DE OBEDECER À ORDEM DADA, EM FUNÇÃO DA “ SITUAÇÃO” EM QUE FOI DADA E O QUE SE ESPERA DESTA “ORDEM”. AS PESSOAS DEVEM SABER EXATAMENTE PORQUE DEVEM OBEDECER ÀS ORDENS. ISSO FACILITA A OBEDIËNCIA

6 Principais características da Escola de Relações Humanas
Para essa teoria, a compreensão destas relações humanas e da forma como elas se estabelecem em cada organização é o que possibilita que o gestor obtenha melhores resultados dos seus subordinados.

7 Teoria das Relações humanas
Teoria Clássica x Teoria das Relações Humanas - Comparação Teoria Clássica da ADM Teoria das Relações humanas Organização como máquina Organização como grupo de pessoas Ênfase nas tarefas e tecnologias Ênfase nas pessoas Inspirada em sistemas de Engenharia Inspirada em sistemas de Psicologia Especialização e competência técnica Confiança e abertura Separação entre produção e staff Dinâmica grupal e interpessoal Organização estática Organização dinâmica, móvel, fluida

8 Principais críticas à Escola das Relações Humanas
NEGAÇÃO DO CONFLITO ENTRE EMPRESA E TRABALHADORES –NÃO ABORDA A QUESTÃO DAS DIFERENÇAS DE INTERESSES EXISTENTES ENTRE EMPRESA E TRABALHADOR. ÊNFASE EXCESSIVA NOS GRUPOS INFORMAIS – A INTEGRAÇÃO GRUPAL COMO FATOR DE AUMENTO DE PRODUTIVIDADE ESPIONAGEM DISFARÇADA – O GRUPO ACABOU POR SER MAIS DE PERTO VIGIADO NA MEDIDA EM QUE AS OPINIÕES DAS PESSOAS PASSARAM A SER CONHECIDAS E COM ISSO, VISANDO EFETUAR CONTROLES QUE PUDESSEM EVITAR QUE INSATISFAÇÕES GERASSEM QUEDA NA PRODUTIVIDADE (GREVES, MOVIMENTOS OUTROS)


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