A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FASES DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES MOTORAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FASES DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES MOTORAS"— Transcrição da apresentação:

1 FASES DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES MOTORAS
FASE REFLEXIVA (0 a 3m) FASE RUDIMENTAR (até 2 anos) FASE FUNDAMENTAL (até 7 anos) FASE ESPECIALIZADA (até 14 anos) AULA 7

2 HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS
Movimentos Fundamentais de Estabilização ou de Equilíbrio. (Rolamento, Apoio em um Pé e Apoio Invertido). Movimentos Fundamentais de Locomoção. (Andar, Correr, Salto Vertical e Salto Horizontal). Movimentos Fundamentais de Manipulação. (Arremesso por Cima, Receber, Chute, Quicar)

3 MATURAÇÃO E EXPERIÊNCIA
Diferenças: Entre crianças Entre padrões Dentro dos padrões Estágios: Inicial (2 a 3 anos) Elementar (4 a 5 anos) Maduro (6 a 7 anos) O desenvolvimento das habilidades motoras está relacionado a idade, mas não depende dela, que por sua vês são constituídas de estágios identificáveis de aquisição de habilidades motoras.

4 MOVIMENTOS DE ESTABILILIZAÇÃO (EQUILÍBRIO)
são qualquer movimento no qual algum grau de equilíbrio é requerido, isto é, praticamente todas as habilidades motoras (GALLAHUE & OZMUN, 2005). Pelegrine (1997) focalizou a execução do rolamento para a frente levando em consideração as restrições ambientais (tatame e colchão) e internas impostas pelo crescimento e desenvolvimento.

5 ROLAMENTO PARA FRENTE APOIO INVERTIDO
EQUILÍBRIO EM UM PÉ

6 MOVIMENTOS DE LOCOMOÇÃO
Envolvem mudanças na localização do corpo relativamente a um ponto fixo na superfície (andar, correr, saltar), a criança poderá explorar o ambiente construindo sua noção de espaço (GALLAHUE & OZMUN, 2005)

7 ANDAR CORRER

8 SALTO VERTICAL SALTO HORIZONTAL

9 HABILIDADES MANIPULATIVAS OU DE CONTROLE DE OBJETOS
Refere ao controle manual ou pedal de objetos concedendo força ou recebendo força a estes. As habilidades de manipulação envolvem impulsionar um objeto no espaço, o mais longe ou em direção a algum alvo, mas apesar de envolver, principalmente, os braços (arremessar, receber) ou as pernas (chutar) e deve haver uma participação efetiva de todos os segmentos do corpo (TANI et al, 1988)

10 RECEBER ARREMESSAR QUICAR


Carregar ppt "FASES DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES MOTORAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google