A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Psicologia Disciplina: Ciclo do Desenvolvimento Humano Equipe: Marcilio, Mario, Eduardo e Antoniele. Professora Ms: Lina de Gil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Psicologia Disciplina: Ciclo do Desenvolvimento Humano Equipe: Marcilio, Mario, Eduardo e Antoniele. Professora Ms: Lina de Gil."— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Psicologia Disciplina: Ciclo do Desenvolvimento Humano Equipe: Marcilio, Mario, Eduardo e Antoniele. Professora Ms: Lina de Gil

2 Arnold Lucius Gesell Espiral de Padrões de Crescimento

3 Um pouco sobre o Psicólogo Arnold Lucius Gesell nasceu em 21 de junho de1880 em Alma, Estados Unidos e faleceu em 29 de maio de1961 em New Haven, Estados Unidos. Foi o psicólogo desenvolvimentista que mais demonstrou interesse pelos aspectos maturacionais em desenvolvimento humano.

4 Gesell interessou-se pelo retardo mental, concluindo que para compreender essa realidade era necessário, primeiro, entender o desenvolvimento normal. Em 1919 iniciou uma série de pesquisa sobre o crescimento mental dos bebês. Elaborou um novo método em investigação (metodologia de observação direta) do comportamento pelo uso controlado do ambiente e estímulos precisos. Pesquisou cerca de 12.000 crianças de várias idades e vários estágios de desenvolvimento, através da filmagem, registrando o processo de desenvolvimento dessas desde o nascimento até os13 anos.

5 Para Gesell, o desenvolvimento é um desdobramento natural de um plano biológico, em que a experiência não interessa. Gesell incentiva os pais a deixarem as crianças desenvolverem-se sozinhas, sem ajudas. Pois Gesell acredita que sem ajuda dos adultos, comportamentos como falar, brincar e raciocinar surgiria com a naturalidade da idade. Sendo operacional Gesell é responsável pela produção de escalas de desenvolvimento. Estas escalas estão dividas em quatro dimensões que são: motora, verbal, adaptativa e social fazendo parte da teoria da maturação.

6 Arnold Gesell: A espiral de padrões de crescimento Marcou por suas observações desde o nascimento até a adolescência. Estudou as manifestações comportamentais do desenvolvimento e da personalidade. Teoria orientada biologicamentea maturação do indivíduo é mediada pelos genes. Determinismo biológico que retira dos pais e dos professores qualquer influência direta sobre o desenvolvimento da criança.

7 Amadurecimento da criança – processo natural O tempo poderia resolver a maioria dos problemas da criança em desenvolvimento. Cada criança nasce única, com seus próprios fatores genéticos ou constituição individual e sequências maturacionais inatas. Apesar de aceitar as diferenças individuais e a influência do ambiente, considerava muitos dos princípios, tendências e sequências como universais entre os seres humanos, colidindo com as ideias da antropologia cultural e da psicologia social.

8 Afirmava que o desenvolvimento não ocorre de modo ascendente apenas, mas em espiral, caracterizado por níveis ascendentes e descendentes, causando algumas repetições em diferentes idades... Pré-adolescente de 11 anos e o adolescente de 15 anos são rebeldes e briguentos, enquanto os de 12 e 16 podem ser mais estáveis;

9 Conclusão de Arnold Gesell Arnold Gesell elaborou suas conclusões a partir de uma amostra de meninos e meninas de nível socioeconômico alto em New Haven, sob a argumentação de que tal amostra homogênea não levaria a falsas generalizações. Entretanto, mesmo quando são considerados apenas os fatores físicos, as crianças e os adolescentes diferem bastante quanto ao nível e ao ritmo de crescimento, o que torna difícil estabelecer normas para uma determinada faixa etária.

10 Development of Child's Hand Desenvolvimento da Mão de Criança

11 Muito Obrigado a Todos


Carregar ppt "Curso de Psicologia Disciplina: Ciclo do Desenvolvimento Humano Equipe: Marcilio, Mario, Eduardo e Antoniele. Professora Ms: Lina de Gil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google