A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desenvolvimento Humano Professora Marina Corbetta Benedet.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desenvolvimento Humano Professora Marina Corbetta Benedet."— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento Humano Professora Marina Corbetta Benedet

2 Desenvolvimento Humano Texto 1: “Sobre o desenvolvimento humano” – Papália e Olds, 2000. Qual o objeto de estudo do desenvolvimento humano? “Estudo científico de como as pessoas mudam e também de como ficam iguais. Se concentram nas mudanças de desenvolvimento.”

3 Desenvolvimento Humano O que são mudanças de desenvolvimento? “Mudanças sistemáticas (coerente e organizadas); adaptativas (condições de existência internas e externas); com conexões entre as mudanças” Linear – Progressiva – Causa-efeito.

4 Desenvolvimento Humano Quais os dois tipos de mudança no desenvolvimento? “Quantitativa – mudança no número/quantidade (aumento do vocabulário); Qualitativa – mudança no tipo/qualidade (aquisição da linguagem)”

5 Quais os objetivos da Psicologia do desenvolvimento? “DESCREVER, EXPLICAR, PREVER e MODIFICAR o comportamento” Que psicologia é essa?

6 Desenvolvimento Humano Qual o interesse dos psicólogos do desenvolvimento? “Saber que fatores interferem na vida de todas as pessoas; o que o individuo precisa pra se desenvolver ‘normalmente’; como os indivíduos reagem as influências internas e externas e como realizam melhor seu potencial” Universalista – busca da normalidade.

7 Desenvolvimento Humano Como se divide o ciclo de vida? “De maneira aproximada e arbitrária – ‘comum’ na maioria das sociedades ocidentais: 1) pré- natal; 2) 1ª Infância; 3) 2ª Infância; 4) 3ª Infância; 5) Adolescência; 6) Jovem adulto; 7) Meia Idade; 8) 3ª Idade”

8 Desenvolvimento Humano Quais os aspectos do desenvolvimento? “Desenvolvimento físico – mudanças corpo, cérebro, capacidade sensorial, habilidades motoras; Desenvolvimento Cognitivo – mudanças na capacidade mental (aprendizagem, memória, raciocínio, linguagem); Desenvolvimento psicossocial – Personalidade (maneira peculiar, relativamente consistente de uma pessoa sentir, reagir e se comportar) + Mudanças no relacionamento com os outros” Que conceito de personalidade é esse? Consistente com o conceito de desenvolvimento?

9 Desenvolvimento Humano O que seriam as diferenças individuais? “Como trabalha-se com a média, o indivíduo só é contado como DP estatisticamente significativo” O que é MATURAÇÃO?

10 Quais as influencias no desenvolvimento? “HEREDITÁRIAS – herança genética inata; AMBIENTAIS – mundo fora da pessoa (inicia no útero)” Quais os tipos de influência? “NORMATIVAS – ocorrem de maneira semelhante para a maioria das pessoas de um grupo; NÃO NORMATIVAS – eventos incomuns de grandes impactos na vida de pessoas singulares”

11 Desenvolvimento Humano O que é a abordagem ecológica? “Teoria proposta por Bronfenbrenner que acredita na influência do ambiente no desenvolvimento, dividindo esta influência em 5 níveis: 1) Microssistema; 2) Mesossistema; 3) Exossistema; 4) Macrossistema; 5) Cronossistema”

12 Desenvolvimento Humano Como se compreende o papel da cultura para o desenvolvimento? “Pesquisa transcultural pode dizer quais aspectos do desenvolvimento são universais e quais são culturalmente determinados” INFLUÊNCIA

13 Desenvolvimento Humano E a infância? “Diferentes concepções – Àries (infância como construção social); Elkind/Pollock (infância atemporal)” E adolescência? “Não era considerada como estágio separado até séc. XX (HALL)”

14 E a 3ª Idade? “Também começou a ser estudada no século XX (1922) por HALL” E o adulto? “Somente no final da década de 30/50 (século XX) que se iniciaram os estudos sobre esta ‘fase’”

15 Desenvolvimento Humano Quais os métodos de pesquisa do desenvolvimento? “Método científico aquele que: 1) identifica o problema; 2) formula hipóteses; 3) colhe dados; 4) realizam análise estatística dos dados; 5) divulgam os resultados da pesquisa. Diferença entre amostragem e população” Que ciência é essa???

16 Desenvolvimento Humano Sobre a pesquisa, quais os modos de coleta de dados e modelos de pesquisa? “Coleta de dados pode ser por relatos pessoais (diários, entrevistas, questionários); métodos comportamentais (testes/psicometria); observação (naturalista/laboratorial). Modelos de pesquisa podem ser: estudo de caso; estudo correlacional, experimentos, quase- experimental – longitudinal, transversais e sequenciais”

17 Desenvolvimento Humano Quais as principais perspectivas teóricas do estudo do desenvolvimento humano? “Psicanálise (Freud); Aprendizagem (Pavlov, Watson, Skinner); Cognitiva (Piaget), Etológica, Contextual (Vygotsky)” “Nenhuma teoria do desenvolvimento é universalmente aceita”


Carregar ppt "Desenvolvimento Humano Professora Marina Corbetta Benedet."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google