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Cartografia: e suas Projeções
Pág.56 à 81
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O que é cartografia? Grifar pág.56
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Os primeiros mapas eram imprecisos e rudimentares grifar pág
Os primeiros mapas eram imprecisos e rudimentares grifar pág. 57, hoje, após várias evoluções tecnológicas, a cartografia é precisa e conta com recursos, como maquinas fotografias grifar pág. 57, fotos aéreas, radares, imagens de satélites grifar pág. 58, GPS grifar pág. 56 entre outros.
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O avanço tecnologico O GPS é considerado, atualmente, a mais moderna e precisa ferramenta de determinação da posição de um ponto da superfície terrestre. É um termo em inglês que significa Global Positioning System. Grifar pág. 61
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Elemento Cartografico
ORIENTAÇÃO PELA ROSA DOS VENTOS pág.59
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Também podemos encontrar:
PONTOS CARDEAIS, COLATERAIS E SUBCOLATERAIS N S L O Nordeste Sudeste Sudoeste Noroeste NNO NNE ENE ESE SSE ONO OSO SSO Grifar pág. 59 Também podemos encontrar: W – Oeste E - Leste
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ATENÇÃO NÃO ESQUEÇA SUL: NORTE: LESTE: OESTE: - Austral - Boreal
- Setentrional SUL: - Austral - Meridional LESTE: - Oriental - Nascente OESTE: - Ocidental - Poente
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Manaus está localizado a Noroeste de São Paulo.
LOCALIZE EXEMPLOS: Manaus está localizado a Noroeste de São Paulo.
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Pág.61 Antes mesmo de existir o GPS o instrumento mais usado foi a bússola. A bússola é sem dúvida o instrumento mais conhecido dos Descobrimentos, pois foi provavelmente o mais importante instrumento criado pelos chineses. Que força faz a agulha sempre apontar para mesma direção? Grifar pág.61
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A escala pode ser representada numericamente e graficamente.
ESCALAS pág.64,65 e 66 É a relação matemática entre o comprimento ou a distância medida sobre um mapa e a sua medida real na superfície terrestre. A escala pode ser representada numericamente e graficamente.
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ESCALA GRÁFICA É a representação gráfica de distâncias do terreno sobre uma linha reta graduada. É constituída de um segmento à direita de referência zero, conhecido como “escala primária”, e outro à esquerda, denominado “talão” ou “escala de fracionamento”, dividido em submúltiplos da unidade escolhida, graduados da direita para a esquerda.
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Quanto MAIOR o denominador, menor a escala, menos detalhes
IMPORTANTE !!! Quanto MAIOR o denominador, menor a escala, menos detalhes Quanto menor o denominador, MAIOR a escala, mais detalhes
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SIMBOLOS E CORES NOS MAPAS PÁG.66
Um mapa precisa ter: Título, que nos informa quais são os fenômenos representados; Legenda, que nos mostra o significado dos símbolos utilizados; GRIFAR PÁG. 66 Escala, que indica a proporção entre a representação e a realidade. Deve conter as linhas imaginárias denominadas de coordenadas geografias.
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Coordenadas geografias
pág. 72 a 75 PARALELOS E MERIDIANOS GRIFAR PÁG. 72
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LINHAS IMAGINÁRIAS Paralelos e meridianos. Criados por cientistas
Objetivo: Facilitar os estudos sobre a Terra. Meridiano de Greenwich Trop. Câncer Linha do Equador Trop. Capricórnio
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PARALELOS E MERIDIANOS
GRIFAR PÁG. 72 GRIFAR PÁG. 73
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LATITUDE E LONGITUDE Sistema empregado para localizar pontos sobre a superfície terrestre consiste nas principais linhas dos paralelos e meridianos
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Direção de um ponto em relação a
LATITUDE Direção de um ponto em relação a Linha do Equador Linha do Equador NORTE: Setentrional ou Boreal SUL: Meridional Austral
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LATITUDE EM GRAUS 90º N 90ºS
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Meridiano de Greenwich.
LONGITUDE Direção de um ponto em relação ao Meridiano de Greenwich. OESTE: Ocidental ou Poente LESTE: Oriental ou Nascente Meridiano de Greenwich
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LONGITUDE EM GRAUS 180º O 180º L
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LONGITUDE LATITUDE RESUMINDO 90º N até 90ºS LESTE ou OESTE
NORTE ou SUL 90º N até 90ºS LESTE ou OESTE 180º L até ºO GRIFAR PÁG. 74
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COORDENADAS GEOGRÁFICAS
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COORDENADA GEOGRÁFICA
O ENCONTRO ENTRE DOIS PONTOS LATITUDE e LONGITUDE É CONHECIDO COMO COORDENADA GEOGRÁFICA
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Brasília: 15º 46' 47" S 47º 55' 47" O COMO LER UMA
COORDENADA GEOGRÁFICA Brasília: 15º 46' 47" S 47º 55' 47" O GRAUS MINUTOS SEGUNDOS GRAUS MINUTOS SEGUNDOS
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20º S 60º N 50º O 130º L COMO LOCALIZAR UM PONTO
ATRAVÉS DAS COORDENADAS GEOGRÁFICAS Exemplo 1: Exemplo 2: 20º S 60º N 50º O 130º L
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ATENÇÃO PROFESSOR CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O QUESTIONÁRIO PARA APLICAR A ATIVIDADE EM SALA DE AULA.
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