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1997 - 2012 www.portal.institutoterrazul.org.br.

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2 Projeto Arredores na Escola
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO (PCNEM) BASES LEGAIS O Ensino Médio no Brasil está mudando. A consolidação do Estado democrático, as novas tecnologias e as mudanças na produção de bens, serviços e conhecimentos exigem que a escola possibilite aos alunos integrarem-se ao mundo contemporâneo nas dimensões fundamentais da cidadania e do trabalho. Partindo de princípios definidos na LDB, o Ministério da Educação, num trabalho conjunto com educadores de todo o País, chegou a um novo perfil para o currículo, apoiado em competências básicas para a inserção de nossos jovens na vida adulta. Tínhamos um ensino descontextualizado, compartimentalizado e baseado no acúmulo de informações. Ao contrário disso, buscamos dar significado ao conhecimento escolar, mediante a contextualização; evitar a compartimentalização, mediante a interdisciplinaridade; e incentivar o raciocínio e a capacidade de aprender. Estes Parâmetros cumprem o duplo papel de difundir os princípios da reforma curricular e orientar o professor, na busca de novas abordagens e metodologias. Ao distribuí-los, temos a certeza de contar com a capacidade de nossos mestres e com o seu empenho no aperfeiçoamento da prática educativa. Por isso, entendemos sua construção como um processo contínuo: não só desejamos que influenciem positivamente a prática do professor, como esperamos poder, com base nessa prática e no processo de aprendizagem dos alunos, revê-los e aperfeiçoá-los.

3 Projeto Arredores na Escola
Meta Ponto de Vista / Organizador de todo o Conhecimento O que seria? Resíduo Sólido? Poluição? Aquecimento Global? Recursos Hídricos? Áreas Degradadas? Florestas? Talvez todos os temas poderiam ajudar adicionando novos conhecimentos, mas...? O que seria o organizador de todo o conhecimento se não o próprio Território onde tudo ocorre. A palavra território refere-se a uma área delimitada sob a posse de um animal, de uma pessoa (ou grupo de pessoas), de uma organização ou de uma instituição. O termo é empregado na política (referente ao Estado Nação, por exemplo), na biologia (área de vivência de uma espécie animal) e na psicologia (ações de animais ou indivíduos para a defesa ou construção de um espaço, por exemplo). Há vários sentidos figurados para a palavra território, mas todos compartilham da ideia de uma parcela geográfica, de um espaço físico de um indivíduo ou de uma coletividade.

4 Projeto Arredores na Escola
Meta Ponto de Vista / Organizador de todo o Conhecimento - Território O Terrazul define que o Território é o Espaço das Relações e assim passa a usá-lo como sinônimo de Meio Ambiente.

5 Projeto Arredores na Escola

6 Projeto Arredores na Escola
Ano 2011 OBJETIVO SUPERIOR: Construir a “Metodologia do Território” para Implantação da Política Estadual de Educação Ambiental na Rede de Ensino Formal. OBJETIVO DO PROJETO: Estruturar e implementar proposta de inclusão da Educação Ambiental de forma transdisciplinar na grade do ensino médio, com o estabelecimento de um Núcleo de Comunicação para a Sustentabilidade em cada escola. ESTRATÉGIA: Desenvolver o projeto em pelo menos cinco (05) disciplinas para avaliar a capacidade de absorção da metodologia pelo corpo docente; Utilizar uma (01) turma como laboratório de vivencia em práticas pedagógicas; Utilizar o princípio de cada disciplina como indicador de facilidades e dificuldades para inserção do tema “Educação Ambiental de forma transdisciplinar”; Implementar o Núcleo de Comunicação para a Sustentabilidade para avaliar o potencial de replicação das informações pelos alunos envolvidos;

7 Projeto Arredores na Escola
Ano 2011 RESULTADOS ESPERADOS (Beneficiários) - Jovens capacitados de forma transdisciplinar passam a ter visão crítica e sistêmica do processo de construção de seu território. (Executor) – Experiência de construção da Metodologia possibilita a ampliação da proposta em parceria com a Secretaria de Estado de Educação. A estrutura acima apresentada levou a equipe técnica do projeto, ao longo de 2011, a elaborar e construir diversas ferramentas de trabalho (didáticas e pedagógicas) com o intuito de auxiliar a replicação não só do método, mas também das atividades a serem realizadas. As Ferramentas trabalhadas foram: Quadro Lógico; WBS; Plano de Trabalho; Plano de Curso; Plano de Aula; Textos de Apoio;

8 Projeto Arredores na Escola
Ano 2012 OBJETIVO SUPERIOR: Construir “Metodologia do Território” para Implantação da Política Estadual de Educação Ambiental na Rede de Ensino Formal. OBJETIVO DO PROJETO: Consolidar a proposta metodológica de Educação Ambiental transdisciplinar, desenvolvida em 2011, visando a sua apropriação pelo corpo docente e a inclusão nos Projetos Políticos Pedagógicos, para implementação do método em 2013 pela própria escola. ESTRATÉGIA Capacitar o corpo docente para domínio da proposta metodológica; Utilizar a turma capacitada em 2011 como multiplicadora e colaboradora dos processos pedagógicos junto a uma nova turma; Dinamizar a utilização do “princípio de cada disciplina” como estratégia de trabalho transdisciplinar; Consolidar a organização do Núcleo de Comunicação para a Sustentabilidade como espaço estratégico de formação de processos mobilizadores e de produção de materiais informativos aplicados a proteção dos recursos hídricos de sua região.

9 Projeto Arredores na Escola
Ano 2012 RESULTADOS ESPERADOS 1- (Aluno) - Jovens capacitados de forma transdisciplinar no primeiro ano do projeto, tornam-se agentes multiplicadores da formação crítica de novos jovens e colaboram com a produção de materiais informativos aplicados a proteção dos recursos hídricos de sua região. 2- (Executor) - Metodologia elaborada, sistematizada e testada, com foco na Política Estadual de Educação Ambiental, torna-se referencia para Secretaria de Estado de Educação. 3-(Parceiros) - Comunidade escolar, pais, Secretaria de Estado de Educação, Coordenadoria Regional Metropolitana VI e outros novos parceiros envolvidos no processo de implantação do projeto, colaboraram com a formação sistêmica e protagonista dos alunos. 4-(Patrocinador) - Marca da empresa patrocinadora associada às ações socioeducativas desenvolvidas na região a qual está inserida.


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