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Análise da Pesquisa de Campo
Cristina Martins Giselle Massaro Márcia Leão Suelen Lemos Abril/2011
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Pesquisa de campo 1 - Rede Estadual:
Não existe alguém responsável pelo Labin; Professores titulares elaboram as aulas de informática; Não há contextualização da informática com os conteúdos de sala de aula, são utilizados principalmente jogos; Não há um horário fixo para a utilização do Labin pelas turmas; Labin mal equipado, com problemas técnicos, sem rede e internet, sistema operacional licenciado; Acompanhamento da Supervisão Pedagógica através do planejamento dos professores; Não é oferecido capacitações aos professores.
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Pesquisa de campo 2 - Rede Municipal:
Responsável pelo Labin: Não é formado na área, possui apenas conhecimentos pedagógicos; Não é estabelecida parceria entre responsável pelo Labin e professor titular; Professores titulares não acompanham a aula de informática; Tentativa de contextualização da informática com os conteúdos de sala de aula; Uso semanal pelas turmas; Labin equipado, conectado em rede e internet, com suporte técnico demorado, sistema operacional livre; Acompanhamento da Supervisão Pedagógica nas reuniões pedagógicas; Capacitações oferecidas pela Secretaria de Educação.
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Pesquisa de campo 3 - Rede Privada:
Responsável pelo Labin: Não é formado na área, possui apenas conhecimentos pedagógicos; Trabalho em conjunto entre responsável pelo Labin os professores titulares, através de projetos; Professores titulares acompanham a aula de informática; Contextualização da informática com os conteúdos de sala de aula; Uso semanal na Ed. Infantil e Séries Iniciais, já Séries Finais e Ens. Médio apenas com interesse do professor; Labins equipados, conectados em rede e internet, com suporte técnico, sistema operacional licenciado; Acompanhamento da Supervisão Pedagógica (bimestral); Capacitações oferecidas semestralmente aos professores.
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Finalizando... Podemos perceber que são realidades diferentes mas que ao mesmo tempo são comuns em alguns aspectos tais como: O responsável pelo Labin não tem formação na área; Tanto professores, supervisores, quanto responsável pelo Labin não tem conhecimento aprofundado sobre as potencialidades da Informática na Educação; Ainda é insuficiente a contextualização da informática com os conteúdos de sala de aula; Não são realizados projetos envolvendo a informática de forma relevante. A escola particular ainda se sai melhor sobre as públicas, porém com os recursos e incentivos que possui, poderia explorar mais a informática.
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