A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Emilia Ferreiro e Ana Teberosky

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Emilia Ferreiro e Ana Teberosky"— Transcrição da apresentação:

1 Emilia Ferreiro e Ana Teberosky
EVOLUÇÃO DA ESCRITA Emilia Ferreiro e Ana Teberosky

2 As primeiras tentativas de escrita
Traços ondulados e contínuos Série de pequenos círculos ou de linhas verticais Imitar o ato de escrever é uma coisa, interpretar a escrita produzida é outra. No começo da interpretação da própria escrita, a criança pode acompanhar seus desenhos de outros sinais que representam seu próprio nome.

3 Hipótese Pré – silábica
- Escrever neste nível é reproduzir os traços típicos da escrita que a criança identifica como forma básica da mesma. No que diz respeito à interpretação da escrita, a intenção subjetiva do escritor conta mais que as objetivas no resultado. Todas se assemelham entre si, o que não impede da criança as considere como diferentes.

4 Hipótese Silábica Para poder ler as coisas diferentes deve haver uma diferença objetiva das escritas. O progresso gráfico mais evidente é que as formas dos grafismos é mais definida, mais próxima das letras. O fato conceitual mais importante é que segue-se trabalhando com a hipótese de que faz falta uma certa quantidade mínima de grafismos para escrever algo.

5 Hipótese Silábica - alfabética
Tentativa de dar um valor sonoro a cada uma das letras que compõem uma escrita; Cada letra vale por uma sílaba; A hipótese silábica pode aparecer com grafias ainda distantes das formas das letras, tanto como com grafias bem diferenciadas.

6 MUDANÇAS SGNIFICATIVAS
A criança dá um salto qualitativo com respeito aos níveis precedentes; Supera etapa de uma correspondência global entre a forma escrita e a expressão oral atribuída, para passar a uma correspondência entre as partes do texto(cada letra) e partes da expressão oral(recorte silábico do nome);

7 Pela primeira vez a criança trabalha claramente com a hipótese de que a escrita representa partes sonoras da fala;

8 CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES
O propósito do reconhecimento de letras individuais, que uma das primeiras maneiras estáveis de identificar as consoantes consistia em outorgar-lhes um valor silábico em função do nome a que pertencem; A hipótese silábica é uma construção original das crianças, que não pode ser atribuída a uma transmissão por parte do adulto( pode aparecer quando não tem letras escritas) Busca as unidades menores que compõem a totalidade que se tenta representar por escrito, seja uma palavra(sílabas) ou oração(sujeito/predicado);

9 PASSAGEM DA HIPÓTESE SILÁBICA PARA A ALFABÉTICA
A criança abandona a hipótese anterior e descobre a necessidade de fazer ma análise que vá “mais além” da sílaba pelo conflito entre a hipótese silábica e a exigência de quantidade mínima de grafias e o conflito entre as formas gráficas que o meio lhe propõe e a leitura dessas formas em termos de hipótese silábica.

10 ESCRITA ALFABÉTICA A criança compreende que cada um dos caracteres da escrita corresponde a valores sonoros menores que a sílaba e realiza sistematicamente uma análise sonora dos fonemas das palavras que vai escrever. Ela se defrontará com as dificuldades próprias da ortografia, mas não terá problemas de escrita, no sentido estrito.


Carregar ppt "Emilia Ferreiro e Ana Teberosky"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google