A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Limites e fronteiras.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Limites e fronteiras."— Transcrição da apresentação:

1 Limites e fronteiras

2 “ O território é o elemento que confere sustentabilidade e existência a uma sociedade, de modo que perder território representa decadência. ” Friedrich Ratzel ( ).

3 Fronteiras Naturais e Artificiais
O traçado das fronteiras pode acompanhar um elemento da natureza, como um rio. Exemplo: Fronteira Brasil – Paraguai. Essas fronteiras são chamadas fronteiras naturais, embora esse termo não seja muito apropriado, pois fronteiras são sempre politicas. Quando as fronteiras não acompanham nenhum elemento natural -> fronteiras artificiais. São demarcadas por meio de marcos, que sinalizam onde começa um país e onde termina o outro.

4

5

6 Nos países com litoral o limite da soberania se estende até o oceano.
As fronteiras políticas e o limite de soberania atingem também, o espaço aéreo. Ao cruzar um espaço aéreo em um vôo não identificado pode ser interpretado como uma invasão.

7 Modernidade x Feudalismo
Com o crescimento das cidades, das atividades comerciais e da ciência surgiram as primeiras monarquias nacionais (Estados Nacionais Unificados), acarretando no declínio do modelo feudal.

8 Feudalismo Feudalismo: Se caracteriza pela fragmentação política e administrativa dos territórios. - Múltiplos chefes políticos. - Múltiplas moedas. - Múltiplas leis. - Múltiplas unidades de pesos e medidas. - Poder descentralizado.

9 Modernidade Estados Nacionais Modernos: Se caracteriza principalmente pela centralização do poder nas mãos do rei. Criação de um exercito nacional. Unificação da moeda nacional e dos pesos e medidas. (Favorável a burguesia) Unificação das leis. Cobrança de impostos.


Carregar ppt "Limites e fronteiras."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google