Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAbimael Floriza da Silva Abimael Alterado mais de 7 anos atrás
1
Filosofia Prof. Ms. Paulo Dias
6
Cristianismo: público x privado
9
Modernidade, Ética e Política
12
Sociedade Civil e Estado
14
Ética e Política
15
Ética, Política, Liberdade, Igualdade
22
A formaçao do Estado nacional - desvinculada da mora e da religião
23
-Também defendido por Loke e Rousseau que se opõem ao direito divino dos reis, introduzindo a proposta das políticas do liberalismo burguês
24
- configurou-se o Estado moderno - fazer aplicar as leis - recolher impostos - cunhar moeda - ter exército -Monopólio legitimo da força A Itália dividida: Maquiavel
26
- pessoa sem escrúpulos, traiçoeira, astuciosa; - para atingir seus FINS usa de má fé enganando com sutileza e manipulação
27
- 1- ação do príncipe na Itália dividia, o poder deve ser conquistado e mantido, para tanto justifica-se o pode absoluto; - 2 - alcançado a estabilidade é possível a instalação do governo republicano
28
- VIRTÚ - Virtude no sentido grego de força, valor, qualidade de lutador e guerreiro e viril; - Príncipe de virtú são governantes capazes de realizar grandes obras e provocar mudanças na historia (ao contrario dos preceitos da moral Cristã) aquele que tem capacidade de perceber o jogo de forças da política - FORTUNA - Significa acumulo de bens, riqueza. - é a deusa romana Fortuna, representa a abundancia e aquela que move a roda da sorte; - significa ocasião, acaso e sorte;
29
A política como categoria autônoma
31
-Se moral é o bem da comunidade, constitui dever do príncipe montar-se no poder a qualquer custo, sendo legítimo o recurso ao MAL. - o emprego da força coercitiva do Estado: - GUERRA - ESPIONAGEM - VIOLENICA
32
- Aplica o código moral e político de forma inflexível; -
33
Maquiavel republicano - afastamento das funções publicas costume da Grécia Antiga, de excluir um cidadão das decisões publicas, escrevendo seu nome em uma casca de ostra com cera.
34
A democracia e o conflito
35
- defesa do poder absoluto do Estado – capaz de unir a Itália; - valorização da política secular não atrelada a religião
36
Soberania e Estado moderno - denota um supremo poder no sentido que não admite nenhum outro poder.
37
As teorias contratualistas
39
Hobbes e o poder absoluto do Estado
41
- o direito de natureza, a que os autores geralmente chamam jus natural, é a liberdade que cada homem possui de usar seu próprio poder, da maneira que quiser, para a preservação de sua própria natureza, ou seja, de sua vida; e, conseqüentemente, de fazer tudo aquilo que seu próprio julgamento e razão lhe indiquem como meios adequados a esse fim
42
- o individuo reconhece a necessidade de (...) renunciar a seu direito a todas as coisas, contentando-se, em relação aos outros homens, com a mesma liberdade que aos outros homens permite em relação a si mesmo.
43
Hobbes e o poder absoluto do Estado
44
- O direito de natureza, a que os autores geralmente chamam jus natural, é a liberdade que cada homem possui de usar seu próprio poder, da maneira que quiser, para a preservação de sua própria natureza, ou seja, de sua vida; e, conseqüentemente, de fazer tudo aquilo que seu próprio julgamento e razão lhe indiquem como meios adequados a esse fim.
46
- renunciar a seu direito a todas as coisas, contentando-se, em relação aos outros homens, com a mesma liberdade que aos outros homens permite em relação a si mesmo
48
A teoria política de Loke
51
É tudo o que pertence a cada individuo, ou seja, sua vida, sua liberdade e seus bens.
52
O Liberalismo clássico
55
O Liberalismo do sec. XVIII
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.