A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CODIFICAÇÃO E CATEGORIZAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CODIFICAÇÃO E CATEGORIZAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 CODIFICAÇÃO E CATEGORIZAÇÃO
O CAMINHO DE VOLTA DOS DADOS

2 DOCUMENTANDO PARA ENTENDER
As ENTREVISTAS individuais, em dupla, e GRUPOS de DISCUSSÃO, bem como a OBSERVAÇÃO integram o campo da PRODUÇÃO DOS DADOS, ou seja, o caminho de ida, enquanto a CODIFICAÇÃO é basicamente o caminho de volta, ou seja, o que fazer com os dados.

3 CÓDIGO ANTES DA CODIFICAÇÃO
CÓDIGO é um recurso linguístico e simbólico que tem por objetivo propiciar um claro e rápido entendimento entre dois ou mais interlocutores de maneira a encontrar soluções importantes para problemas maiores aos da linguagem (PRODUÇÃO DOS DADOS). que serviu de pretexto para a inserção dos códigos

4 CÓDIGO NA PESQUISA QUALITATIVA
Ao pensarmos em CÓDIGO na PESQUISA QUALITATIVA queremos dizer que o PESQUISADOR pretende gerar que o ajudem a compreender a LINGUAGEM em suas diferentes facetas e eventualmente verificando a FREQUÊNCIA com que determinadas sentenças e ou palavras aparecem. Além disso, permitir a COMPARAÇÃO com outras linguagens.

5 CODIFICAÇÃO CODIFICAÇÃO é o processo de inserir CÓDIGOS em uma linguagem relevante para a pesquisa, a qual pode se dar por diferentes meios (sejam estes textuais, visuais, ou auditivos, ou mesmo de dados secundários), e tem por objetivo maior contribuir para a REDUÇÃO DE COMPLEXIDADE desta mesma linguagem e permitir, assim, a sua mais profunda interpretação (hermenêutica).

6 CÓDIGO, PALAVRA, CONCEITO
O CÓDIGO, especialmente na pesquisa qualitativa, pode ou não ser numérico (ou ambas coisas misturadas), mas, antes de tudo deve se constituir em uma palavra. A PALAVRA, por sua vez, deve ter, tanto quanto possível, força explicativa o que não é outra coisa que um CONCEITO. E o que é o conceito na pesquisa senão um TIJOLO? Isto é, deve ser uma palavra que tenha força suficiente para contribuir com a compreensão de um dado campo de estudo.

7 DIFERENTES CODIFICAÇÕES
Existem várias formas de codificação, mas geralmente estas se encontram agrupadas em dois (2), a saber: TEÓRICA (subdividida em aberta, axial e seletiva); 2) TEMÁTICA

8 CATEGORIZAÇÃO A CATEGORIZAÇÃO é basicamente o resultado da CODIFICAÇÃO, ou seja, dos CÓDIGOS inseridos com diferentes graus de relevância para efeito da posterior ANÁLISE. Pode-se, por isso, recorrer a números para facilitar. Exemplo: é possível colocar na transcrição de determinadas entrevistas o número 1 ao lado de uma frase ou palavra considerada pelo(s) pesquisador(s) como a mais relevante para o entendimento e análise, 2 para uma secundária e assim por diante.

9 CATEGORIAS E ANÁLISE O uso de CATEGORIAS é um instrumento de APOIO muito importante para a ANÁLISE a ser desenvolvida, porém não elimina por completo que a linguagem inicial (o dado tal como captado) venha a ser novamente objeto de atenção e verificação por parte do pesquisador. ***


Carregar ppt "CODIFICAÇÃO E CATEGORIZAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google